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Service News: Edição 66

Comprovar o ganho de produtividade gerado pelo Service Desk de forma simples? Sim, é possível.


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"Comprovar o ganho de produtividade gerado pelo Service Desk de forma simples? Sim, é possível." Por Fernando Baldin

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"O cliente preparado para o suporte e o suporte preparado para o cliente" Por Eduardo Bertucci

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"O Coaching e a TI, uma relação de sucesso!" Por Adilson C. Robes

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"Catálogo de Serviços ou Catálogo de atividades ?", por Paulo Cougo


Comprovar o ganho de produtividade gerado pelo Service Desk de forma simples? Sim, é possível.

*Fernando Baldin

Yes, We Can!

Planejar as atividades dentro da operação e ao mesmo tempo demonstrar o retorno financeiro que as operações de Service Desk geram ao negócio? Sonho? Não, é somente uma questão de planejamento e cálculos simples.

Particularmente sou adepto de soluções simples e diretas, pois a simplicidade tem uma vantagem: É possível de ser feita. Por isso evite adotar modelos que envolvam conceito de: improdutividade do usuário, custo da hora parada dentre outros, valor hora dos ativos de ti e etc. Estes elementos são conceituais e permitem a qualquer gestor financeiro discordar do modelo e, a partir deste ponto, a análise feita perde credibilidade.

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O cliente preparado para o suporte e o suporte preparado para o cliente

*Eduardo Bertucci

Mundo globalizado já não é novidade pra ninguém. Diversas culturas brasileiras e de outros países sempre dificultaram o atendimento de suporte técnico no seu processo de identificação da necessidade do cliente. A multiplicidade cultural faz com que falar o idioma do cliente seja apenas a “ponta do iceberg”. As gerações que surgiram após a era da tecnologia da informação (baby boomer, X, Y e Z) exigem que as gerações X e Y, em geral, saibam interagir com todos estes tipos de clientes.

Você já fez um mapeamento estatístico destas características dos seus clientes?

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O Coaching e a TI, uma relação de sucesso!

*Adilson C. Robes

O termo Coaching surgiu por volta de 1500 na Inglaterra para o transportador de pessoas em carruagem e por volta de 1850 apareceu nas universidades para o tutor de apoio aos estudantes. No século XX o termo Coaching aparece nos EUA no meio acadêmico e corporativo, evoluindo de forma exponencial daí em diante, vindo a se transformar, no século XXI, na profissão que mais cresce no mundo.


Estima-se que mais de 60% dos executivos na Europa e USA utilizam ou já utilizaram os serviços de um Coaching, entretanto estes números não chegam à 5% na America Latina.


Os resultados alcançados pelas empresas com o Coaching , chegam a quase 90% no aumento de sua produtividade, enquanto nos treinamentos gerenciais os resultados não passam de 25%.

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Catálogo de Serviços ou Catálogo de atividades ?

Paulo Cougo

Grande parte dos catálogos de serviço que vejo por aí, até em alguns livros, não passariam pela prova dos "9 podes" que você verá abaixo.

A regra é mais ou menos assim : "Pegue um item do seu catálogo de serviços e pergunte se este item...

Pode ter um tempo de disponibilidade mensal acordado ? (G. SLA)

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O MELHOR FÓRUM DE SERVICE DESK, FIELD SUPPORT E ITSM em português

Na Conferência & Expo Internacional HDI Brasil 2012 ocorreu um painel de debate sobre consumerização, ou seja, a invasão de dispositivos pessoais (smartphones, tablets, laptops) no ambiente corporativo. Há alguém sofrendo com esse problema? Como o pessoal do service desk e do suporte a campo estão sendo impactados com essa questão?


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Service News: Edição 67

Comprovar o ganho de produtividade gerado pelo Service Desk de forma simples? Sim, é possível.


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"Motivar: a quem Compete esta Função?", por Priscila  Muronaga Pereira

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"Manutenção de Talentos", por Adilson Robes

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"Maturidade na Gestão Financeira do Centro de Suporte", por Eduardo Bertucci

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"5 dicas para deixar sua operação de Service Desk mais Eficaz", por Fernando Baldin

Pesquisa Field Support

Motivar: a quem Compete esta Função?

*Priscila Muronaga Pereira

Atualmente, há um grande problema entre os colaboradores de diversas empresas. Eles não se sentem a vontade com suas atribuições ou estão simplesmente se fatigando de uma rotina que não mais os contentam como antigamente e que não os surpreendem mais, além da carência da gestão de não estar promovendopalestras motivacionais com frequência. Essa característica precisa ser avaliada com certa urgência, uma vez que esse problema pode ter origens remotas, que devem ser prevenidas e alertadas para jovens que estão no começo da carreira e no auge de suas expectativas.

Quando jovem, o indivíduo tem que decidir um ponto muito importante para o seu futuro, que é a escolha da profissão. Essa escolha tende a levar em conta uma gama de ideias e conceitos que são repassados a eles durante seu desenvolvimento pessoal, cultural e intelectual. Todos sabem, que conceitos relativos à renumeração salarial, por exemplo, são utilizados como parâmetros do ideal de uma profissão. No entanto, pode se revelar frustrante ao decorrer do tempo, visto que o ponto chave de uma organização sólida e bem estruturada baseia-se na questão das relações interpessoais, ou seja, na convivência cotidiana com as pessoas e a rotina de uma empresa. Ou seja, é preciso evidenciar ainda mais esse fato aos jovens e pessoas que estão no início da carreira, pois a geração Y cria muitas expectativas.

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Revista Support World Brasil

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Manutenção de Talentos

*Adilson Robes

Importante ressaltarmos o que nossa boa e velha língua portuguesa nos reserva quando falamos em “manutenção de talentos”. Na nossa atual literatura específica, encontramos muito sobre “retenção de talentos”, mas acredito que mais do que isso, o que precisamos é refletir sobre sua manutenção e não somente sua retenção.
Retenção de talentos, no meu entendimento, são políticas utilizadas pela empresa, de forma unilateral, no intuito de que tenhamos o talento do profissional pelo maior tempo possível, disponível para que as metas desta sejam atendidas, ou seja, detemos a mão de obra ou o conhecimento do profissional em prol de uma meta.

Já na manutenção de talentos, existe um trabalho de mão dupla, onde tanto o profissional quanto a empresa, unem esforços para manterem sua parceria no mais alto nível possível.

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Maturidade na Gestão Financeira do Centro de Suporte

*Eduardo Bertucci

O gerenciamento financeiro em alguns casos pode ser tratado em segundo plano pelos profissionais de TI por que não é uma atividade de interesse primário para estes profissionais. O fato é que sem uma boa gestão financeira manter justificado o dimensionamento e a operação do Centro de Suporte pode ser impossível.

Seu Centro de Suporte é fonte de receita ou despesa para sua empresa?

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Roadshow HDI Brasil


5 dicas para deixar sua operação de Service Desk mais Eficaz

*Fernando Baldin

Ao longo da última década, as operações de serviços tem se preocupado com muitos requisitos de qualidade para o serviço a ser entregue aos clientes e usuários. Com isso  surgiram vários modelos que visam apoiar os gestores nas decisões que possam aumentar a  qualidade do serviço. No entanto com o passar do tempo, qualidade por si só não é mais diferencial e acaba sendo algo inerente a prestação de serviço, pois um serviço sem qualidade será renegado sem dó pelos seus usuários.

Mas existe um novo desafio a ser enfrentado nas operações de serviço: Produtividade.

Por mais que tenhamos a crença dos benefícios da qualidade, sem produtividade certamente nossas operações se tornarão caras e inviáveis para o negócio.

Visando colaborar com esta busca sugiro 5 dicas para aumentar a produtividade de sua operação de serviços / Service Desk.

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O MELHOR FÓRUM DE SERVICE DESK, FIELD SUPPORT E ITSM em português

Na Conferência & Expo Internacional HDI Brasil 2012 ocorreu um painel de debate sobre consumerização, ou seja, a invasão de dispositivos pessoais (smartphones, tablets, laptops) no ambiente corporativo. Há alguém sofrendo com esse problema? Como o pessoal do service desk e do suporte a campo estão sendo impactados com essa questão?


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Service News: Edição 58

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“Consumerização”. E o Help Desk como fica?, por Eduardo Bertucci

O restaurante mudou!, por Paulo Cougo

Use a irracionalidade em liderança de pessoas

Percepção vs. Expectativa: Valor do Service Desk para o Negócio, por  Valtomir Santos (Kid)



 
“Consumerização”. E o Help Desk como fica?  

* Eduardo Bertucci

Uma palavra está se consolidando em nosso meio: “Consumerização”. Não existe no dicionário, mas começa a preocupar a TI e certamente as áreas de Help Desk e Service Desk. Estas já não dormem direito pensando em como vão se adaptar a esta possível nova realidade.

Este termo, que soa um pouco estranho aos ouvidos dos clientes ou usuários de TI, levanta o seguinte questionamento: Se eu sou proprietário de vários equipamentos que acessam a Internet e possuem recursos para acessar as redes privadas, por que não posso utilizar meus equipamentos para acessar sistemas corporativos?

De onde surgiu esta ideia que está tentando se tornar realidade?


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O restaurante mudou!

 

* Paulo Cougo

Pois vejam só mais esta história. Um cliente habitual acostumado a freqüentar um pacato restaurante ali na esquina brigou com o proprietário, armou a maior confusão e prometeu que nunca mais ia comer lá.

O motivo?  Ele fez o que fazia todo dia. Entrou no restaurante, foi até a mesa de sempre lá no fundo e ficou esperando pelo garçom que sempre lhe atendia. E esperou, esperou, esperou, mas nada de vir alguém lhe atender. Olha daqui, olha de lá e nada. Depois de um tempo ele levantou, mandou chamar o dono do restaurante e disse que era um desaforo ver tanta gente em volta saboreando seus saborosos pratos, mas ele estar lá esquecido. Confusão armada, saiu sem tempo do proprietário fazer nada.  Cliente perdido.

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Use a irracionalidade em liderança de pessoas

A irracionalidade é uma parte básica do ser humano. Um exemplo clássico é a compra de algo que nunca vamos usar, mas simplesmente compramos por achar que é um bom negócio. Então, quando se trata de motivar os funcionários a mudar, não me surpreende que os líderes que se apoiam na racionalidade normalmente gastem tempo e energia nas coisas erradas, enviando mensagens que erram o alvo e criam consequências inesperadas e frustrantes. E mesmo assim continuam fazendo. Como parte da pesquisa Beyond Performance, tivemos que entender o que embasa as decisões dos líderes sobre como motivar seus colaboradores de forma efetiva.

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Percepção vs. Expectativa: Valor do Service Desk para o Negócio

*Valtomir Santos (Kid)

Para iniciar uma mudança brusca da percepção de pouca relevância do Service Desk perante a sua organização é fundamental relacionar o Service Desk ao negócio, onde precisaríamos responder algumas questões, tais como:  
- Qual a participação que o seu Centro de Suporte agrega no produto final da sua organização?
- Quais as reais dificuldades de se mensurar o valor do Service Desk para a empresa?
- Como conseguir a visibilidade desejada do seu Service Desk perante o CIO?
- Como tangibilizar valor e qualidade com redução de custo?  

O Advisory Board do HDI acredita que quanto mais próximos estivermos das respostas às questões acima estaremos delineando um novo marco na historia da comunidade de TI, onde a área de Service Desk estará apta a fornecer informações de supra importância à diretoria para assegurar assertividade na tomada de decisões.  Como tangibilizar valor e visibilidade ao Service Desk?


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__________________________________________________________________

 

Você sabe responder essa?

Muitos gestores reclamam que investem em treinamentos para melhorar a capacidade de seus analistas e técnicos na prestação de suporte a cliente, e isso os torna alvo dos concorrentes, que acabam "levando" os melhores talentos com propostas salariais melhores, mas nada tão vantajosas.

 

Como evitar que isso aconteça, sem que a empresa tenha que entrar em uma guerra de melhores salários? E como equilibrar meus investimentos em treinamento nessa realidade?

 

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Service News: Edição 57



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14 elementos essenciais para criação de um catálogo de serviços de TI

O próximo episódio do outsourcing, por Vagner Jaime Rodrigues

HDI contrata especialista para atender aumento de demanda

Emprego para a vida toda ou trabalho a vida inteira?, por  Weliton Nascimento



 
14 elementos essenciais para criação de um catálogo de serviços de TI  

Em muitas grandes empresas o papel da TI é mal comunicado e consequentemente incompreendido. A TI muitas vezes vê os usuários de negócio como excessivamente exigentes e ingratos, enquanto os usuários olham para a TI como reativa e defensiva.

A implementação adequada de um catálogos de serviços pode ser a solução para esse conflito, ajudando na gestão da TI como um negócio, aumentando a eficiência na prestação de serviços e aumentando a satisfação dos clientes.  

Um cardápio de serviços bem estruturado indica que o tempo, o custo e a qualidade dos itens lá contidos foram devidamente avaliados, resultando em  mais rapidez e eficiência, no correto dimensionamento dos investimentos, no envolvimento de todos os grupos solucionadores, na correta priorização e até na adição ou retirada de determinado serviço. 


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O próximo episódio do outsourcing

 

Vagner Jaime Rodrigues*

Nunca o setor de serviços, principalmente outsourcing, teve tanta importância no mercado brasileiro. São vários os motivos para o avanço da terceirização, a começar pelo crescimento econômico, passando pela crescente necessidade de profissionais capacitados em áreas que exigem conhecimento específico, a Lei 11.638/07, que estendeu às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras, e culminando com dois aspectos fundamentais: economia e possibilidade de as empresas que contratam terceiros para proversuas atividades-meio dedicarem-se de modo mais pleno ao seu core business.

Essa tendência não se restringe ao nosso país, podendo ser observada em quase todo o mundo. Podemos notar isso em um novo seriado da TV norte-americana, intitulado Outsourced, exibido no Brasil em canal por assinatura. A série trata de uma empresa dos Estados Unidos que transfere todo o seu serviço de call center à Índia, para onde umprofissional coordenador de equipes de atendimento têm de se mudar para continuar trabalhando. A série evidencia as diferenças culturais sob o ponto de vista de como elas têm impacto sobre os negócios e exigem flexibilidade e capacidade dos gestores para a sua adequada administraç ão.

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HDI investe em pessoas para atender aumento de demanda

Com provável crescimento de 30% para 2011, o HDI Brasil iniciou em outubro investimentos em recursos humanos visando atender o aumento da demanda previsto para o ano que vem. Um de seus novos colaboradores é a consultora Katia Maniglia, que visa, entre outros aspectos, suportar o aumento de interesse do mercado pela Support Center Certification (SCC), a certificação internacional do HDI com foco em centros de suporte.

Katia possui uma década de experiência no segmento de Tecnologia da Informação em empresas como: Microsoft, HP e Compaq, atuando com implementação e gestão de operações de serviços de suporte para empresas nacionais e multinacionais, forte experiência em implementação de centrais de atendimento, indicadores de desempenho operacional, controle de qualidade do atendimento, estruturação de processos, gestão de equipes e ISO9000. Katia é formada em Economia e pós-graduada em Gestão Empresarial pela FGV, Gestão de Projetos pela USP, certificada em ITIL Foundations e Green Six Certification.

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Emprego para a vida toda ou trabalho a vida inteira?

Weliton Nascimento*

Desde a Revolução Industrial, muitas mudanças ocorreram no mundo produtivo como forma de geração de riquezas. Apesar das transformações, o trabalho remunerado continua sendo a principal fonte de subsistência do homem moderno, mesmo com o emprego formal atingindo, cada vez mais, um número menor de trabalhadores.essoas com objetivos comuns, reunidas por afinidades”. E de equipe é “um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas”.

Diferentes métodos de gestão empresarial, como os modelos alemães e japoneses, baseados na produtividade alicerçada em “empregos por toda vida”, acabaram por promover uma tendência global de queda do emprego industrial. Historicamente, o aumento das demandas de consumo, em determinadas épocas, tem gerado a aceleração da produção, tornando necessária a contratação de reforços para a atividade da cadeia produtiva.


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Alguém fez uma avaliação dos custos/benefícios de se ter um service desk terceirizado VS. dentro de casa, que possa compartilhar conosco?

 


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Service News: Edição 56



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Jovens estão menos comprometidos com o trabalho, diz estudo

Profissionais de TI têm de aprender a se comunicar, por Enio Ciappa

O que é LZS?, por Rick Joslin

Trabalho em equipe: garantia de que os valores da empresa resultarão em alta performance, por Maria Cristina Gelmetti    



 
Jovens estão menos comprometidos com o trabalho , diz estudo   

Segundo estudo global da GfK, a pressão no trabalho é o principal motivo para a falta de engajamento dos jovens

Um estudo global, conduzido pela GfK, 4ª maior empresa de pesquisa de mercado no Brasil e 4º maior grupo mundial do setor, com mais de 30 mil trabalhadores em 29 países, aponta falta de comprometimento de jovens trabalhadores no mundo todo. A análise destaca que isso é resultado da pressão a que eles têm sido submetidos nas empresas ou organizações.


Realizada de fevereiro a abril deste ano, a pesquisa encontrou um mercado de trabalho polarizado entre jovens de 18 a 29 anos desiludidos e trabalhadores mais velhos, acima dos 60 anos, possivelmente mais resignados.


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Profissionais de TI têm de aprender a se comunicar

 

(*) Enio Ciappa

Como dizia Chacrinha, saudoso comunicador de rádio e televisão: “Quem não se comunica, se trumbica”. Esse bordão, criado há mais de 40 anos, continua atual. Para que não haja dúvida sobre seu significado, talvez fosse interessante fazer uma versão ampliada: “Quem não se comunica de maneira clara e organizada, se trumbica”.

Na indústria de TI, então, a comunicação tem se mostrado um ponto nevrálgico. Está provado que ter apenas conteúdo não é sinônimo de sucesso. Até mesmo os prodígios têm de saber expor seus pensamentos de forma bem estruturada, a fim de se fazerem entender e atingir suas metas com mais facilidade.

Parece persistir a ideia de que apenas quem cursou disciplinas da área de humanas na faculdade é obrigado a se dedicar a escrever e falar bem. Teoricamente, no conceito de alguns profissionais de biológicas e exatas eles estariam livres desse ‘encargo’. De algum modo, justificam que têm coisas mais importantes para se preocupar. Ledo engano!

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O que é LZS?

(*) Rick Joslin

Seu diretor vem até você e pergunta: "Quando a base de conhecimento do autoatendimento entra no ar?" Você pensa por um momento e depois com confiança responde: "Quando o LZS for maior do que 60%". Em virtude de sua resposta soar convicta e seu diretor não querer admitir que não tem ideia do que é um LZS, ele diz: "Ótimo!" e vai embora. Ufa! Você conseguiu algum tempo...pelo menos até que ele dê a volta e pergunte-lhe o que é exatamente um LZS e quando que você espera que ele seja superior a 60%.

Então, o que é um LZS? É uma métrica  - Solucionáveis no Nível Zero - que mede o percentual de incidentes resolvidos pelo centro de suporte que poderiam ter sido resolvidos pelo cliente usando o autoatendimento.

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Trabalho em equipe: garantia de que os valores da empresa resultarão em alta performance

(*) Maria Cristina Gelmetti

O grande desafio dos líderes é fazer com que suas equipes atinjam os objetivos comuns da empresa, dentro de prazos e condições específicas. Suas equipes podem trabalhar como um grupo ou como um time. Das duas formas, os objetivos podem ser atingidos. Então, qual a diferença?

A definição de grupo é “um conjunto de pessoas com objetivos comuns, reunidas por afinidades”. E de equipe é “um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas”.

A diferença é que em equipe – ou em time – a sinergia é muito maior. Além dos papéis e responsabilidades estarem muito claros, há uma forte relação de confiança, autonomia bem definida, comunicação aberta, valorização de todos, importância de um ouvir o outro e, por consequência, um ambiente com condições propícias para manter as pessoas motivadas. O resultado disso é ter profissionais mais satisfeitos, dando o melhor de si e uma natural retenção dos talentos.


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Afinal o self-service é bom ou ruim?

Esses dias os especialistas Fernando Baldin, Ricardo Mansur e Roberto Cohen, discutiram no Blog do Cohen, o real benefício do autoatendimento no service desk. Um defende o incentivo da solução dos chamados menos complexos e mais recorrentes por meio do "self-service", outros defendem que é oneroso para o negócio o usuário perder tempo buscano uma solução técnica. Gostaria de saber de você, membro do grupo HDI no Linkedin, qual a sua opinião sobre o tema?

 


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