fbpx

Service News

Service News - Newsletter

All Stories

Service News - 148

Conteúdo 2019 e tendências
Visualizar como página web
 

Carta do Editor - Olá! Sou Thiago de Marco, Diretor Executivo do HDI, e também editor da revista Service News - em parceria com o diretor de serviços do HDI, Valtomir Santos, mais conhecido como Kid.

Nesta edição 148, trago nossa retrospectiva sob ponto de vista do instituto HDI, conquistas do mercado, perspectivas, conteúdos, mas principalmente agradecer a você *|NOME|*, por estar conosco ao longo de todo o ano, prestigiando nossa publicação. 

Estive lendo a retrospectiva de 2019 de empresas e colegas de mercado, e pude observar um ponto em comum: apesar dos desafios enfrentados, percebo uma mensagem de positividade e boas perspectivas.

Claro, existe uma pegada de marketing, mas o mais legal é observar que as empresas brasileiras sempre buscam uma perspectiva de evolução, melhoria, e que sempre ‘’apesar dos pesares’’, vence e prossegue, ano após ano, com todas as instabilidades e questões culturais que enfrentamos nos negócios e na sociedade. E nada mais justo, que compartilhar com os amigos de mercado tais conquistas, como faremos também a partir de agora. Vou inserir links para outros textos ao longo da nossa retrospectiva para que possam ver no detalhe cada tema citado!

No HDI, tivemos um ano de muitas mudanças. Falamos sobre tais mudanças ao longo do ano em nossos eventos, mas percebemos no dia-dia que foram mudanças estruturais na matriz, e tivemos sim um impacto positivo na nossa operação no Brasil. O grupo UBM (United Business Media), o qual o HDI faz parte, foi comprado pela gigante INFORMA (2.5 bilhões de libras de faturamento em 2019, aproximadamente 12 bilhões de reais), e com toda a expertise da empresa compradora, se reestruturou conceitualmente, mercadologicamente e também trabalhou uma nova marca, buscando a consolidação de todas essas mudanças ao longo de 2019 e 2020.

Durante o texto desse artigo, separo inúmeros links com artigos e assuntos relevantes ao mercado sobre esse ano de 2019. São produções, notícias, conteúdos que separamos para entendermos melhor o ano que passou, refletirmos e assim, termos um 2020 sensacional.

Ler a retrospectiva e acessar conteúdos →
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A Conferência & Expo HDI, agora é...

HDI EXPERIENCE 2020 - Conferência & Expo

Dias 18 e 19 de junho 2020

Acesse o site e conheça a experiência HDI 2020:

 


Contate-nos:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

+55 11 3071 0906

 

 

Enviado por HDI Brasil

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1140 – 7° andar – Conj. 71 – Sala: 04 São Paulo/SP | CEP: 04571-000 | Tel: +55 (11) 3071-0906 | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Service News - 147

Conceitos de estratégia e Data Science
Visualizar como página web
 

Carta do Editor - Olá amigos assinantes! Sou Thiago de Marco, Diretor Executivo do HDI, e também editor da revista Service News - em parceria com o diretor de serviços do HDI, Valtomir Santos, mais conhecido como Kid.

Nesta edição 147, falaremos de dois assuntos interessantes e úteis para o seu dia-dia de trabalho. 

Nessa edição, o primeiro conteúdo é um lembrete: a oportunidade de participar de um webinar gratuito e atual, com o tema O futuro do gerenciamento de serviços. Esse é um conteúdo exclusivo do nosso parceiro BMC para os assinantes HDI, garanta sua vaga.

Além disso, o confira o artigo extraído do livro HDI para gestores, o Support Center Manager. Nele, falamos como os gestores precisam e podem lidar com o estresse de forma positiva e o mais desafiador, de forma produtiva. 

Ainda, não perca nosso evento HDI Norte-Nordeste que acontece na Arena Castelão, em Fortaleza, nessa sexta-feira, principalmente se você estiver nas redondezas!

Boa leitura!

 

*espaço publicitário

O ITSM tradicional tem sido muito dependente de processos manuais, isso consome diversos recursos e é incapaz de acompanhar o ritmo dos negócios digitais. O futuro do gerenciamento de serviços integra tecnologias cognitivas que fornecem novos níveis de agilidade, produtividade e eficiência e isso é possível com BMC Helix. Participe deste Evento Online e converse com especialistas da BMC.

Garanta sua vaga gratuita e exclusiva →
 
 
 
 
 
 

Técnicas para lidar com a Gestão do Estresse 

*da Redação HDI 

Há dois tipos diferentes de stress. O positivo, definido como eustress. Esse tipo de estresse motiva você, por exemplo, a acordar na hora de manhã, vestir roupas limpas e ir trabalhar. O outro tipo de estresse pode ser definido como a resposta natural de uma pessoa às mudanças ou influências externas.
 
Cada pessoa reage a diferentes tipos de stress, de diferentes maneiras. Uma constante em quase todas as pessoas, é que o estresse - quando não tratado, reconhecido, ou gerido - reduz a eficiência, inibe a capacidade da mente para pensar de forma criativa, e é em grande parte responsável por bilhões de dólares em perda de produtividade nos negócios a cada ano. 
 
Seu trabalho é manter o controle sobre o seu estresse e os níveis de estresse de sua equipe e entender como isso afeta o resultado deles. Quando você puder identificar o estresse em sua vida, você vai poder identificar mais facilmente nos outros.

O que provoca o estresse?

O estresse pode ser causado por uma variedade de influências, tais como:

  • Mudança
  • Sentir-se fora de controle
  • Muito trabalho
  • Falta de confiança
  • Não há tempo suficiente
  • Horários apertados
  • Pressão no Trabalho
  • Períodos de descanso insuficientes
  • Falta de conhecimento ou treinamento
  • Situações pessoais de vida

Quais são os efeitos do stress?
 

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA >>>

 
 
 

Essa semana...

 

O HDI Brasil promoverá na cidade de Fortaleza seu segundo evento regional o Congresso e Expo HDI Norte e Nordeste 2019, na simbólica ARENA CASTELÃO!

O evento faz parte da nova estratégia do instituto de realizar, além de eventos nacionais em São Paulo, congressos regionais por todo país. São centenas de profissionais de toda região Nordeste de nosso país, em busca das melhores palestras, sedentos por novos conhecimentos, por fazer networking e ter acesso a especialistas que contribuirão com informações, tendências e necessidades do mercado.

Serão apresentados conteúdos de altíssima qualidade e relevância para o desenvolvimento de nossas organizações e carreiras, e casos de sucesso de empresas inspiradoras comandam nossa agenda de atrações.

Quando e aonde?

Arena Castelão - o estádio mais querido do Brasil.

22 de novembro de 2019 - Fortaleza - CE

Informações: hdibrasil.com.br/nne

 


Contate-nos:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

+55 11 3071 0906

 

 

Enviado por HDI Brasil

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1140 – 7° andar – Conj. 71 – Sala: 04 São Paulo/SP | CEP: 04571-000 | Tel: +55 (11) 3071-0906 | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Service News - 146

 

Conceitos de estratégia e Data Science
Visualizar como página web
 

Carta do Editor - Olá amigos assinantes! Sou Thiago de Marco, Diretor Executivo do HDI, e também editor da revista Service News - em parceria com o diretor de serviços do HDI, Valtomir Santos, mais conhecido como Kid.

Nesta edição 146, falaremos de três assuntos, e com muito conteúdo de qualidade para assistir, ler e debater. 

Nessa edição, o primeiro conteúdo é a oportunidade de participar de um webinar gratuito e atual, com o tema O futuro do gerenciamento de serviços. Esse é um conteúdo exclusivo do nosso parceiro BMC para os assinantes HDI, garanta sua vaga.

Além disso, o confira o artigo escrito pelo expert em estratégia para áreas de TI, e colaborador internacional do HDI, David Cannon: Estratégia: a grande ferramenta de sucesso do gerente.  

Ainda, não perca o estudo científico de altíssimo nível e profundidade, do membro do Board HDI e colaborador de conteúdo, Gilberto Fernandes, do instituto iNuTech: Desenvolvimento de projetos de DATA SCIENCE, no qual aborda os impactos na sociedade, no mercado e na vida das pessoas da inteligência artificial e ciência da dados.

Boa leitura!

 

*espaço publicitário

O ITSM tradicional tem sido muito dependente de processos manuais, isso consome diversos recursos e é incapaz de acompanhar o ritmo dos negócios digitais. O futuro do gerenciamento de serviços integra tecnologias cognitivas que fornecem novos níveis de agilidade, produtividade e eficiência e isso é possível com BMC Helix. Participe deste Evento Online e converse com especialistas da BMC.

Garanta sua vaga gratuita e exclusiva →
 
 
 
 
 
 

Estratégia: a grande ferramenta de sucesso do gerente

*Por David Cannon


A estratégia
não é só um conceito, mas sim uma ferramenta prática que quando bem utilizada, pode proporcionar o melhor desempenho de uma equipe e o crescimento pessoal em termos de carreira para um gerente.

Os gestores de todos os níveis usam a estratégia para impactar positivamente suas organizações e se destacar da multidão. Mas pensando nas entregas diárias e de curto prazo que somos tão cobrados, como o gerente pode focar em uma estratégia de longo prazo em paralelo ao dia-dia?

Estratégia bem desenhada, lhe permite sobreviver e prosperar em um ambiente em constante mudança, como vivemos hoje.

 

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA >>>

 
 
 


Desenvolvimento de projetos de DATA SCIENCE

* Por Gilberto Fernandes - iNuTech

A partir da identificação e análise das características técnicas inerentes à projetos de inovação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, esse artigo examina os conceitos fundamentais, metodologias, procedimentos e desafios para a sua execução.

Palavras-chave: Inovação, Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Metodologias.

No presente momento, de início da Quarta Revolução Industrial e da criação de um admirável mundo novo, enfrentamos um mundo marcado pela convergência de tecnologias e pela forte transformação digital, com redes de internet 5G com capacidade para trafegar cerca de 1.000 vezes mais dados do que a atual rede 4G, Web 3.0, combinando recursos de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e IOT, veículos autônomos, blockchain, aplicações de Inteligência Artificial nas mais diversas áreas de atividades humanas, Biotecnologia e criptomoedas.

Um mundo no qual grandes corporações e governos terão mais dados e conhecimento sobre cada indivíduo, suas preferências e forma de pensar, do que eles próprios. Um mundo automatizado e operado por tecnologias que avançam mais rápido do que as pessoas conseguem se adaptar e se preparar para elas.

A História nos ensina que, por todo o percurso evolutivo humano, vantagens tecnológicas podem representar a distância entre o protagonismo e o papel de coadjuvante.

Baixar e ler o estudo completo →
 

Próximos eventos HDI

 

O HDI Brasil promoverá na cidade de Fortaleza seu segundo evento regional o Congresso e Expo HDI Norte e Nordeste 2019, na simbólica ARENA CASTELÃO!

O evento faz parte da nova estratégia do instituto de realizar, além de eventos nacionais em São Paulo, congressos regionais por todo país. São centenas de profissionais de toda região Nordeste de nosso país, em busca das melhores palestras, sedentos por novos conhecimentos, por fazer networking e ter acesso a especialistas que contribuirão com informações, tendências e necessidades do mercado.

Serão apresentados conteúdos de altíssima qualidade e relevância para o desenvolvimento de nossas organizações e carreiras, e casos de sucesso de empresas inspiradoras comandam nossa agenda de atrações.

Quando e aonde?

Arena Castelão - o estádio mais querido do Brasil.

22 de novembro de 2019 - Fortaleza - CE

Informações: hdibrasil.com.br/nne

 


Contate-nos:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

+55 11 3071 0906

 

 

Enviado por HDI Brasil

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1140 – 7° andar – Conj. 71 – Sala: 04 São Paulo/SP | CEP: 04571-000 | Tel: +55 (11) 3071-0906 | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Service News - 145

 

Tema desta publicação: Design Fiction e paperless
Visualizar como página web
 

Carta do Editor - Olá amigos assinantes! Sou Thiago de Marco, Diretor Executivo do HDI, e também editor da revista Service News - em parceria com o diretor de serviços do HDI, Valtomir Santos, mais conhecido como Kid.

Nesta edição 145, falaremos de três assuntos, que dentro de seus contextos, são novos e merecem toda atenção: Design Fiction e Administração ''sem papel'', ou mais comumente conhecida como Gestão ''paperless''.

Nessa edição, o primeiro conteúdo traz o tema Metodologia do Design Fiction, a qual pode atuar como um catalisador para redefinir coletivamente a nossa relação com a realidade futura. Sim, nosso tão temido futuro pode ser muito bem pensado com o Design Fiction, e isso pode ser levado para nossas áreas de tecnologia.

Além disso, o grupo HDI AGOV (Advisory Board de Governo), confeccionou um rico artigo sobre a Atuação da TI na administração ‘’sem papel’’ ou ‘’paperless’’ no governo, mas também é um tema quente no setor privado e por isso, uma excelente leitura para todos os assinantes de nossa Service News. Ainda, ao final da página, não deixe de conferir os eventos HDI que acontecem nos meses de outubro e novembro, em Brasília (TI Governo), Caxias do Sul (Innovation Day HDI) e Fortaleza (Congresso HDI NNE). 

Boa leitura!

 
 
 
 
 
 

Metodologia do Design Fiction

*Por Antenor Gomes

Isso mesmo, você não leu errado, o termo é mesmo Design “Fiction” ou Design especulativo, é uma metodologia que pode atuar como um catalisador para redefinir coletivamente a nossa relação com a realidade futura.

O termo foi inicialmente utilizado por Anthony Dunne, professor e chefe do programa de interações de design do Royal College de Londres, e Fiona Raby, professora de design industrial da Universidade de Viena. O americano Bruce Sterling, um dos mais respeitados autores de ficção científica, cunhou o termo “design fiction” em 2005.

Grandes empresas, como Goodyear, Toyota, Ford, Uber, Embraer, Visa, Pepsi já utilizam essa Metodologia para identificar problemas e oportunidades atuais e futuros, muitas vezes em horizontes de tempo de 10, 20 ou 30 anos. São “novas” soluções em produtos, serviços e até modelos de negócios, apresentados para problemas que surgirão no futuro, por isso o termo “fiction” ou especulativo.

Porque utilizar essa metodologia?


LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA >>>

 
 
 


Atuação da TI na administração ‘’sem papel’’ ou ‘’paperless’’ no governo

Em mais um encontro de nosso grupo de discussão HDI AGOV - Advisory Board de Governo, que nos orienta sobre os rumos da TI no setor público nacional, debatemos o tema ‘’paperless’’, expressão que traduzida do inglês significa ‘’sem papel’’, e que é, sem dúvida, um dos temas mais discutidos nas instituições públicas e também privadas no momento, com as áreas de tecnologia de tais instituições no cerne deste desafio.

Em resumo, o setor público nacional, com todas as suas regras, vem procurando se adequar a essa nova realidade da administração, na qual substitui-se arquivos físicos pelos digitais, bem como assinaturas digitais em documentos oficiais, e assim por diante.

O grupo inicia o debate com a seguinte pergunta: o que está segurando a adoção do ‘’paperless’’ no governo?

Sabemos que NÃO são limitações tecnológicas!

Ler na íntegra →
 

Próximos eventos HDI

Se você deixa de participar de eventos de TI e inovação porque a grande maioria das palestras destina-se ao meio privado, oferecemos a você o HDI EXPOGOV Brasília 2019. Sim, a transformação digital e a inovação chegou ao setor público com força, e precisamos nos preparar.

Um evento que aborda as práticas de gestão de TI levando em consideração as exigências de se lidar com a transformação digital, com o dinheiro público, com as cidades inteligentes, com a governança de tecnologia, cloud para governo, marco legal da inovação, entre outros temas.

Quando e aonde?

17 de outubro de 2019 - Brasília - DF

Gratuito para profissionais do setor público (servidores)

Informações: www.hdibrasil.com.br/expogov

 

O Innovation Day 2019 consolida o trabalho de 3 entidades em prol da inovação de Caxias e região. Reúne as melhores práticas dos eventos já realizados individualmente em busca de um evento ainda maior, qualificado e orientado aos anseios do público que sempre prestigiou os mais de 9 anos de Fórum de Inovação da CIC, 2 edições de Congresso da HDI e 7 edições do InnovationDay do Trino Polo.

São esperadas mais de 450 pessoas no evento, associados das 3 entidades, executivos das empresas de Caxias e região – de todos os segmentos, profissionais da área de tecnologia e inovação, profissionais da área de Gestão de Serviços, Suporte a Clientes, Governança e Central de Serviços Compartilhados (CSC), sempre integrados à comunidade acadêmica.

Quando e aonde?

10 de outubro de 2019 - Caxias do Sul - RS

Informações: entre aqui no site do evento

 

O HDI Brasil promoverá na cidade de Fortaleza seu segundo evento regional o Congresso e Expo HDI Norte e Nordeste 2019.

O evento faz parte da nova estratégia do instituto de realizar, além de eventos nacionais em São Paulo, congressos regionais por todo país. São centenas de profissionais de toda região Nordeste de nosso país, em busca das melhores palestras, sedentos por novos conhecimentos, por fazer networking e ter acesso a especialistas que contribuirão com informações, tendências e necessidades do mercado.

Serão apresentados conteúdos de altíssima qualidade e relevância para o desenvolvimento de nossas organizações e carreiras, e casos de sucesso de empresas inspiradoras comandam nossa agenda de atrações.

Quando e aonde?

22 de novembro de 2019 - Fortaleza - CE

Informações: hdibrasil.com.br/nne

 


Contate-nos:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

+55 11 3071 0906

 

 

Enviado por HDI Brasil

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1140 – 7° andar – Conj. 71 – Sala: 04 São Paulo/SP | CEP: 04571-000 | Tel: +55 (11) 3071-0906 | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Service News - 144

 

Tema desta publicação: Gestão de Serviços
Visualizar como página web
 

Carta do Editor - Olá amigos leitores! Sou Kid, Diretor de Serviços do HDI!

Nesta edição 144, falaremos de três assuntos que estão bastante interligados em termos de gestão: Gerenciamento de Serviços para toda a empresa / negócio, Cálculo de ROI pra Centrais de Serviços e CSC - Centrais de Serviços Compartilhados.

Nessa edição, o primeiro conteúdo traz o tema Simplificando o Gerenciamento de Serviços em toda a empresa, em parceria com o nosso patrocinador dessa edição da Service News, a BMC Software. Conteúdo de altíssima qualidade será apresentado, confira! 

Além disso, o HDI produziu um conteúdo com insights muito interessantes para que você calcule o ROI de sua operação / projetos / serviços em prol de provar o valor de seu trabalho para toda a empresa. E por fim, para reforçarmos ainda mais o tema gestão, trago um conteúdo para revisitarmos o tema CSC - Centrais de Serviços Compartilhados. 

Boa leitura!

 

(*) espaço publicitário

Recursos Humanos, facilities e outros departamentos geralmente operam com pouca ou nenhuma tecnologia compartilhada. Essa desconexão faz com que as linhas de negócios necessitem de integrações complexas para operar com eficiência e colaboração. A evolução do gerenciamento de serviços com BMC Helix Business Workflows possibilita essa conexão. Participe deste Evento Online e converse com especialistas da BMC. 

Registre-se aqui! 

(*) Importante: por se tratar de um espaço publicitário da revista eletrônica do HDI, o conteúdo do webinar acima divulgado é de produção e responsabilidade do anunciante. 

 
 
 
 
 
 

Introdução do Retorno sobre o Investimento (ROI) para Centrais de Serviços

*Por Redação HDI

Um dos elementos críticos no desafio de provar o valor do centro de suporte / serviços é o Retorno sobre o Investimento (ROI). Em termos simples, o retorno do investimento (ROI) se refere à rentabilidade de um investimento realizado, e aqui nossa intenção é trazer o conceito a nossa realidade.

A razão / fórmula do ROI (geralmente expressa em porcentagem) é obtida pela conversão de benefícios dos serviços prestados, em valor monetário. Então subtraia este valor pelos custos do serviço, divida a diferença (lucro “líquido”) pelos custos do projeto novamente, e então multiplique o resultado por 100.

A seguir, conheça a equação para o cálculo do ROI:


LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA >>>

 
 
 


A maior oportunidade de carreira de uma geração! (uma visão de CSC)

A primeira vez que ouvi o termo Chief Service Officer (CSO) foi em 2012, quando estava trabalhando em uma concorrência de service desk para uma das maiores companhias de seguro dos Estados Unidos. “O que é um Chief Service Officer?”, eu perguntei, “e quem é ele(a)?”. “Ah, ele comanda o service desk corporativo; é responsável pelo atendimento ao cliente de TI, reclamações, RH, folhas de pagamento, instalações e jurídico.”

Esse foi um momento de clareza para mim, que mudou minha perspectiva sobre serviços e suporte para sempre. Desde então, grandes e pequenas companhias em todo o mundo adotaram o conceito de serviços corporativos, ou o famoso CSC - Centro de Serviços Compartilhados. Para manter a linha e ´puxar sardinha´ para nosso departamento de TI, chamarei aqui no artigo de um nome que acho mais justo com os que fazem acontecer: Service Desk Corporativo.

Ler na íntegra →
 

Ainda, sobre Centrais de Serviços Compartilhados, acesse:

- Serviços HDI para implementação de Centrais de Serviços Compartilhados

 


Contate-nos:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

+55 11 3071 0906

 

 

Enviado por HDI Brasil

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1140 – 7° andar – Conj. 71 – Sala: 04 São Paulo/SP | CEP: 04571-000 | Tel: +55 (11) 3071-0906 | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Entre em contato com o HDI

Siga o HDI Brasil