Metodologia do Design Fiction
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Porque utilizar essa Metodologia?
Como utilizar essa metodologia e gerar resultados imediatos?
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Etapa 1 - Identificação dos Problemas Futuros
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Etapa 2 - Mapeamento de Cenários
Agora é o momento de validar os registros com o grupo, avalie cada item com o objetivo de obter consenso, provavelmente existem idéias similares que podem ser otimizadas e adequadas, o importante nessa etapa é obter os principais problemas e oportunidades que serão tratados, segundo priorização do grupo envolvido.
Podem existir várias soluções para cada um dos problemas e oportunidades, procure separar e classificar essas soluções de acordo com requisitos comuns sejam melhorias em processos internos, tecnologia utilizada ou necessidade de competências e habilidades específicas dos profissionais.
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Etapa 3 - Aplicação da Taxinomia de Futuro
O grupo irá agora priorizar as soluções associadas aos problemas e oportunidades, baseados na realidade atual, são perguntas simples a serem respondidas:
- Como podemos projetar um ecossistema melhor para nossa Organização?
- Como as futuras tecnologias podem afetar nossos produtos e serviços e vice-versa?
- O que não queremos ver do futuro?
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Etapa 4 - Viabilidade de Soluções
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Técnica Pitch Day – By Open Innovention
todas as informações para que seja possível a tomada de decisão por parte da Diretoria/Gerencia. Uma ferramenta que auxilia nesta visão é o Modelo Canvas, pois permite apresentar num único quadro as informações principais da solução, tais como:
- Oferta de Valor: O que a solução irá agregar ou resolver;
- Segmentos de Clientes: Quais serão os clientes impactados pela solução;
- Relacionamentos: Como a área ou a empresa irá se relacionar com os clientes ou usuários;
- Canais: Quais serão os melhores canais de comunicação e atendimento;
- Atividades-chave: Quais serão as principais atividades para entregar o produto ou serviço;
- Recursos-chave: Quais os recursos que precisaremos (materiais, financeiros, humanos, etc);
- Parcerias-chave: Quais serão nossos principais parceiros nessa jornada;
- Estruturas de Custos: Quanto vamos gastar (investimentos, custo operacional, mão de obra);
- Fontes de Receita: Qual será o retorno de investimento, haverá cobrança, modelo de precificação, etc)
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Considerações finais
Como é a realidade dos profissionais de sua equipe, da sua empresa? Todos com esforços e atividades acumuladas, a famosa cobrança por resultados imediatos e necessários, envolvidos no dia a dia, sem tempo para refletir sobre melhorias e inovação para soluções de problemas ou identificação de oportunidades?
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A vantagem dessa Metodologia é que você pode aplicar a qualquer momento, num curto intervalo de tempo, em geral em sessões de 2 horas de imersão com foco das equipes, estimulando idéias, criatividade e inovação com resultados surpreendentes e o mais legal, é que se aplica aos problemas atuais, não somente ao futuro.
Antenor Gomes (*) – Colaborador independente do HDI Brasil, Consultor e Arquiteto de Soluções pela ACGR Serviços de Tecnologia, Mestre em Engenharia Elétrica, Certificado ITIL Expert, COBIT , ISO 20000 e Canvas Model.
Referências Bibliográficas:
http://www.gestaoporprocessos.com.br/wp-content/uploads/2014/06/Business-Model-Generation.pdf
Roadmapping: uma Abordagem Estratégica Para o Gerenciamento da Inovação em Produtos, Serviços e Tecnologias - mai 2019 - André Leme Fleury , David Probert , Henrique Rozenfeld
Speculative Everything Design,Fictionn, And Social Dreaming – by Anthony Dunne and Fiona Raby - ISBN 978-0-262-01984-2