Para quem não conhece um departamento de TI a fundo, a central de serviços só serve quando temos problemas técnicos. Aqui eu traço um plano para garantir que várias áreas de negócio da sua empresa conheçam o valor da central de serviços, e passem a enxergá-la como ativo estratégico e uma área que gera valor para o negócio. Todos conhecem o Suporte / Service Desk quando as coisas dão errado… Mas os usuários e clientes sabem de fato o que fazemos além disso? Não seria ótimo ser reconhecido por suas realizações e ser convidado para projetos estratégicos?
Essa é a primeira, de uma série de pesquisas aqui no HDI, em que realizaremos questionários rápidos e sobre temas específicos. Nosso objetivo com esse modelo mais ágil, é aumentarmos o número de respondentes por pesquisa, e também estruturarmos os dados mais rapidamente, e assim enviar os resultados para você (participante) com mais velocidade. O tema dessa rápida pesquisa, que vai lhe tomar não mais de 3 minutos, é: Melhores Práticas de Automação em áreas de TI e Suporte.
Uma empresa ou operação que se diz ''Customer Centric'', tem como mantra tomar decisões e desenhar seu planejamento estratégico, com o cliente no centro de tudo. Ou seja, tudo o que é realizado dentro daquela organização, tem como objetivo beneficiar o cliente acima de tudo. Esse discurso é muito bonito no papel ou em apresentações, porém na prática existem desafios que atrapalham a busca desse desejo em se tornar uma empresa ou departamento Customer Centric.
All Stories
Falamos de chatbots já tem um bom tempo. Porém, hoje o desafio é entender até que ponto o chatbot de fato pode ajudar a empresa a resolver problemas e satisfazer de fato o cliente, seja ele interno ou externo. Falamos nesse episódio de benefícios, desafios, dificuldades, e principalmente dicas de quais caminhos podemos percorrer para termos sucesso. Estamos aqui reunidos com o grupo do HDI WAB - Workplace Advisory Board, formado por experts de tecnologia e serviços de importantes empresas brasileiras e multinacionais, e hoje esse seleto grupo vai contar um pouco sobre a jornada da implementação do CHATBOT.
Durante a implementação de alguns chatbots junto ao processo de Gestão do Conhecimento, aprendi muito sobre os robôs e o esforço necessário para criar uma interface "semelhante a uma conversa humana" que possa dar suporte aos clientes com sucesso. Uma boa estratégia de adoção deve primeiro identificar profundamente as necessidades do cliente / usuário, e com esse conhecimento, programar o bot de forma eficaz. Com base em minhas experiências, desenvolvi uma estratégia de implementação de chatbot bem legal em 12 passos, e a divido com você nesse artigo.
Com muita frequência, indicadores de desempenho considerados ‘’essenciais’’ foram implementados para agradar a determinados stakeholders no passado, ou simplesmente porque áreas técnicas consideravam importantes. Entenda como revisar a forma que você cria seus KPIs, e direcioná-los ao que realmente precisa ser medido para que a TI e o negócio de fato, gerem valor.