fbpx

Blog HDI

Artigos, notícias e pesquisas

Liderança é uma questão de confiança, principalmente na TI

Liderança é uma questão de confiança, principalmente na TI

Ouvimos sempre em palestras, ou lemos em publicações na internet, principalmente as genéricas, uma série de máximas do tipo ‘’As 5 características do líder eficaz’’ ou ‘’Como se tornar um líder de alta performance’’ ou ainda ‘’50 dicas para se tornar um líder de verdade’’ e assim por diante. Não que eu tenha algo contra as publicações, de forma alguma. Conteúdo é sempre bem-vindo e pode trazer algum insight ou reforçar algo que já sabemos.

Mas, percebemos que a vida corrida que adquirimos no mercado de trabalho, aliada as mazelas do dia-dia pessoal e familiar, nos deixam com um tempo de estudo curtinho, curtinho.

Portanto, acredito que utilizarmos o tempo que nos resta para adquirir conhecimento relevante, é essencial para evoluirmos profissional e pessoalmente. Parece óbvio, mas os seres humanos não são bons em fazer o óbvio. Somos bombardeados e muitas vezes, cedemos a curiosidade.

Nessa linha, meu objetivo com essa reflexão é mostrar a você, profissional de TI e Centrais de Serviços, como de fato consumir um conteúdo que lhe transformará em um líder de verdade, dentro do SEU nicho de atuação. Sim, se tornar um líder para tecnologia e serviços, específico, focado, eficaz. Acreditamos muito na liderança pela CONFIANÇA.

De fato os líderes precisam de várias habilidades desenvolvidas, mas a confiança não é uma habilidade, é uma característica pessoal desenvolvida e trabalhada, única e exclusivamente por você.

E será a confiança que lhe transformará em um líder de sucesso, ou ao menos fazê-lo (a) estar à frente dos concorrentes. E não ache que por você estar em um cargo de GERÊNCIA ou COORDENAÇÃO, isso lhe faz um bom líder. E também não ache que por ser um bom líder no conceito geral, isso lhe faz um bom líder para SERVIÇOS DE TI.

Tem duas frases de profissionais do esporte e líderes em seus ramos de atuação, que eu gosto muito: 

  1. “Só existe um jeito de vencer: dedicação, confiança e trabalho” – Bernadinho, técnico de vôlei.
  2. “Um importante aspecto para o sucesso é a autoconfiança. Um importante aspecto para autoconfiança é a preparação” – Arthur Ashe, campeão de tênis.

Perceba que os líderes vencedores citados, concordam. Dedicação e trabalho, para você que está lendo o texto, provavelmente já possui. Deve acordar e ir trabalhar todos os dias, com dedicação. Isso você faz. Ou não tem problema em fazer, afinal é levantar e seguir.

Agora perceba a citação ‘’preparação’’ e ‘’confiança’’. Pois bem, é a PREPARAÇÃO e o CONHECIMENTO que lhe trarão a CONFIANÇA necessária. É isso!

A confiança muitas vezes, quando é real, mostra aos times quem são os verdadeiros líderes, independente de seu nível hierárquico. E para desenvolver essa confiança, você precisa de um item fundamental: CONHECIMENTO.

Agora sim, consigo entender porque temos que utilizar muito bem nosso curto tempo disponível para estudos: buscar CONHECIMENTO que nos fará chegar ao próximo nível, o que nos tornará líderes de verdade em TI, atendimento, CSCs e áreas correlatas.

E na nossa área, sabemos que preparação é muito importante, somos altamente exigidos, e a demonstração de conhecimento é essencial.

Fazer parte de um instituto como o HDI, que pode com propriedade falar em conteúdo específico e profundo, é um grande prazer. Assim como o HDI, muitas outras instituições sérias possuem conteúdos de fato transformadores, de curto, médio e longo prazo, e são nesses locais que podemos nos aprofundar em nossos objetivos e utilizar nosso tempo de forma mais inteligente e eficaz.

O resultado?

Realizar algum curso, treinamento, graduação, pós, ou uma leitura que seja, que de fato nos traga o conhecimento adequado para nos prepararmos, fatalmente resultará em confiança para tocar os projetos e tomar decisões embasadas, e assim sermos reconhecidos como líderes eficazes em nossas áreas.

Acesse a guia CONTEÚDO na home do nosso site (www.hdibrasil.com.br) e baixe vários livros GRATUITOS para uma melhor Gestão dos Serviços de TI da sua empresa / departamento. São conteúdos completos, com níveis de maturidade, dicas de gestão, guia de indicadores, entre outras várias publicações. Isso é conhecimento que vai lhe trazer benefícios!

Caso tenha interesse em se tornar um líder com foco na área de Serviços de TI, atendimentos técnicos em geral, CSCs e áreas correlatas, dê uma olhada no treinamento e certificação HDI SCTL – Support Center Team Lead: https://www.hdibrasil.com.br/index.php/sctl

E não tem desculpa da distância hein, hehe... O curso é ONLINE e AO VIVO. Invista seu precioso tempo com a gente, não vai se arrepender.

Um forte abraço,

Equipe HDI


Imprimir   Email

Entre em contato com o HDI

Siga o HDI Brasil