Trabalho em Equipe, uma sintonia para o sucesso no service desk
Para falarmos de trabalho em Equipe, vamos dividir o conjunto de pessoas que podem formar um time de suporte, em dois tipos:
Os Times seriam formados por:
Grupo
É um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. O respeito e os benefícios psicológicos que os membros encontram, em geral, produzem resultados aceitáveis a bons. No entanto, este grupo não é uma equipe.
Equipe:
É um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas. A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e atingimento das metas.
O respeito aos princípios da equipe, a interação entre seus membros no atingimento dos resultados da equipe, deve favorecer ainda os resultados das outras equipes e da organização como um todo. É isso que torna o trabalho desse grupo um verdadeiro trabalho em equipe.
As pessoas que trabalham com você atualmente formam apenas um grupo ou uma equipe?
Lembre-se, o importante é formarmos sempre uma Equipe para juntos atingirem os objetivos comuns.
Missão: <Objetivo>
Defina claramente a missão, os valores da empresa, as metas e os objetivos da equipe. Todos têm que saber qual o objetivo do trabalho, para que o esforço seja feito na mesma direção.
Você já se preocupou em saber qual a sua Missão dentro da empresa em que você trabalha?
Lembre-se conhecer a Missão da empresa, é conhecer a razão do seu trabalho e do porque se dedicar as suas atividades.
Respeite a Individualidade
Respeite a individualidade e estimule a diversidade da equipe. Equipes são formadas de pessoas, que têm histórias de vidas, conhecimentos e experiências bem diferentes. Cabe a cada membro de uma equipe aceitar e estimular as diferenças, fazendo com que todos deem o seu melhor. Você conhece as diferenças dos integrantes da sua equipe, em relação à personalidade de cada um? As diferenças impactam no seu trabalho diário? Como você lida com elas no dia- a- dia?
Lembre-se: Conhecer as pessoas que trabalham com você, suas diferenças, crenças e valores farão o diferencial na sua Gestão.
Estabeleça os papéis
Se você é integrante de uma equipe e não sabe qual a sua função ou papel que deve desempenhar, dificilmente pode atingir o objetivo comum. Se necessário peça treinamento, “corra atrás” das informações. Saiba qual o seu papel dentro da sua equipe. Qual o seu papel dentro da sua equipe?
Lembre-se saber o seu Papel é o primeiro passo para traçar seus objetivos.
Motive e reconheça os talentos
Com o tempo é natural que a equipe perca o entusiasmo do começo. É preciso evitar que uns poucos trabalhem e todos os outros fiquem olhando (como acontecia nos trabalhos do tempo de colégio). É fundamental saber o que cada membro está fazendo de valor e reconhecer a performance de cada integrante. Não permita, no entanto, que alguém solte a máxima: “Eu já fiz a minha parte”. Qual foi a última vez que você elogiou um colega de trabalho seu ou um superior? Quem foi esse colega ou superior?
Lembre-se é importante praticar este exercício diariamente.
Resolução dos Conflitos
Em um grupo é inevitável que haja choque de opiniões, personalidades e estilos. O desafio é saber valorizar a diferença e tornar os inevitáveis conflitos num bom motivo para crescer e superar as adversidades. Como você e sua equipe resolvem os conflitos do dia-a-dia? Vocês têm se comunicado de forma a evitar esses conflitos?
Lembre-se a sua equipe depende das suas diretrizes.
Comemore o Sucesso
Comemorar o sucesso é muito importante!
Divulguem entee a equipe o resultado das ações, seja de um projeto ou de uma ação em conjunto. Dividam as glórias entre todos os membros da equipe, estimulando assim a participação de todos numa próxima atividade. Você tem comemorado o sucesso com sua equipe, mesmo que sejam pequenas vitórias?
Lembre-se não basta criticar os erros, temos que comemorar os sucessos!
Para refletir:
NOSSAS ESCOLHAS
Uma empresa estava contratando um novo funcionário. Uma parte do exame de seleção consistia em responder à seguinte questão, por escrito:
É noite de tempestade...
Você esta dirigindo seu carro com dificuldade...
Ao passar por um ponto de ônibus, você vê que o veículo passa direto, ignorando as três pessoas encharcadas que ali aguardam transporte.
Verifica que essas pessoas são:
1 – Uma senhora precisando ser hospitalizada;
2 - Um médico que salvou sua vida no passado; e.
3 - O grande amor da sua vida ...
No seu carro só cabe você e mais uma pessoa. Qual você escolhe?
Por favor justifique sua resposta.
Pense antes de continuar.
Este é um tipo de teste de personalidade.
Cada resposta tem sua razão de ser.
Você poderia pegar a senhora doente.
Ficaria com a consciência tranquila
Ou você pegaria o médico, porque ele, uma vez, salvou sua vida.
Seria a chance perfeita para demonstrar sua gratidão.
No entanto, você poderia fazer isso em outra ocasião.
Mas talvez não pudesse encontrar mais o amor da sua vida se deixasse passar essa chance.
Um dos 200 candidatos deu uma resposta que foi decisiva para a sua contratação.
E ele nem precisou explicar sua resposta.
O QUE ELE DISSE?
Adivinha?
Ele simplesmente respondeu:
“Daria a chave do carro para o médico”. Deixaria levar a senhora doente para o hospital e ficaria esperando pelo ônibus
“Com a mulher dos meus sonhos”.
ÀS VEZES GANHARÍAMOS MUITO MAIS SE ESTIVÉSSEMOS
DISPOSTOS A ABRIR MÃO DE NOSSAS TEIMOSAS LIMITAÇÕES!
*Rosângela Costa - Experiência de 19 anos atuando diretamente na área de TI, com foco em Gestão de pessoas, Gestão de Service Desk, Field Support, Liderança e capacitação de equipes. Habilidade em Gestão de Contratos de Service Desk, gerenciando fornecedores e garantindo a entrega aos Clientes, em empresas multinacionais e nacionais de grande porte.
Graduada em TI pela Universidade Mackenzie, Bacharel em Matemática pela Universidade Bandeirantes, Certificação ITIL.
Atualmente é Gestora de Service Desk e Field Support do Centro de Soluções Compartilhadas (CSC) do Grupo Camargo Correa que atua no mercado Nacional e Internacional.