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Comunicação na prática

Sem uma comunicação clara não há resultado e qualquer desenvolvimento no negócio. A falta do feedback pós comunicação pode comprometer um negócio, o desenvolvimento de uma operação ou serviço, etc... Inúmeros impactos.

Nesse processo de transmissão da informação e compreensão de uma pessoa para outra, se não houver esta compreensão não ocorre comunicação. Já parou para se perguntar se o que foi compreendido foi o que você tentou transmitir? Já teve aquela sensação de que faltou o entendimento de alguma parte ou toda da mensagem? Funciona assim:

Uma pessoa (emissor) tem uma idéia (significado) que pretende comunicar. Para tanto se vale de seu mecanismo vocal (codificador), que expressa sua mensagem em palavras. Essa mensagem, veiculada pelo ar (canal) é interpretada pela pessoa a quem se comunica (receptor), após sua decifração por seu mecanismo auditivo (decodificador). O receptor, após constatar que entendeu a mensagem (compreensão), esclarece a fonte acerca de seu entendimento (regulamentação). Existem três fatores que influenciam no fato de nos comunicarmos bem ou não:

Primeiro Fator – As palavras que usamos influenciam 7% na chance do receptor entender o que o emissor quer transmitir. Adeque as palavras de acordo com o público receptor.

Segundo Fator – A entonação que usamos influencia 38% na chance do receptor entender o que o emissor quer transmitir.

Terceiro Fator – A expressão corporal, ou seja, o que é demonstrado influencia 55%.

O processo de comunicação nunca é perfeito. No decorrer de suas etapas sempre ocorrem perturbações que prejudicam o processo (ruídos). Ruído é uma perturbação indesejável em qualquer processo de comunicação, que pode provocar perdas ou desvios na mensagem. De acordo com Carvalho (O.C. G. Administração de recursos humanos. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 1995.), o ruído é identificado na comunicação humana como o conjunto de barreiras, obstáculos, acréscimos, erros e distorções que prejudicam a compreensão da mensagem em seu fluxo: emissor x receptor e vice-versa. Isto significa que nem sempre aquilo que o emissor deseja informar é precisamente aquilo que o receptor decifra e compreende. Comunicar-se bem e de forma clara, além de ter obrigatoriamente um emissor, um receptor, uma mensagem e um canal, deve existir o feedback (regulamentação). É por ele que se tem a certeza que de fato a comunicação foi clara, sem ruídos e precisa.

Pode-se, portanto, dizer que a comunicação só pode ser considerada eficaz quando a compreensão de receptor coincide como o significado pretendido pelo emissor. Não se limite em perguntar apenas se entendeu. Repasse a mensagem e as expectativas, ou seja, os objetivos. Dessa forma, com esse feedback tem-se a certeza que a expectativa será atingida.

Ao tratar da comunicação estamos solucionando, em muitos casos, antigos e persistentes problemas, que podem dar lugar a pessoas e ambientes mais leves e motivados, proporcionando mais e melhor de si, com produtividade e desenvoltura de quem percebe que é possível crescer e gerar crescimento consequente.

Entretanto, sabemos que uma comunicação eficaz pode proporcionar um resultado positivo para a organização. O profissional com comunicação prática é aquele que consegue colocar o seu ponto de vista, até um programa de ação na hora da negociação, passando a mensagem desejada e acima de tudo sendo bem interpretado.


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