fbpx

Blog HDI

Artigos, notícias e pesquisas

Coaching em grupos

É uma prática na qual o objetivo é a aprendizagem da resolução de problemas em grupos de 8 a 10 pessoas. Fatores preponderantes são a reflexão e a inteligência coletiva.

Um problema ao longo do tempo pode ir nos limitando:

Os coaches, normalmente três para cada grupo, facilitam processos de coaching e dinâmicas. As pessoas aprendem a se beneficiar com recursos da neurociência. A forma de raciocinar e refletir em equipe. A experiência de grupo propicia a expansão da zona de conforto, consolidando a transformação individual, que é a aprendizagem da resolução de problemas.

Na medida certa, breve, onze encontros de 3,5 h, uma vez por semana:

Há os retraídos, que observam mais, e os eloquentes, cujos pormenores podem ser deixados para depois. Isso prejudica? Um grupo se auto-regula. São personalidades complementares e não antagônicas. Pode estimular um a se expressar mais, e outro a perceber que é importante ser conciso, ceder espaço, adequando às necessidades do grupo.

Como eu serei sem o problema que carrego há tanto tempo?

O coach joga luz aos diferentes tipos de abordagem e pede ao grupo que foque no aprendizado que essas diferenças proporcionam. Chegado o momento de agir. É tempo para que o grupo comece a perceber a capacidade que tem em gerar novas formas de solucionar seus próprios problemas. Começa focar no ponto em que eles próprios pretendam atingir.

Qual foi o aprendizado desta experiência?

O coach interfere se houver desfoque. Chama à atenção para a forma como foram afetados pelas próprias reflexões, em cada situação experimentada pelos comentários do grupo. Um novo aprendizado adquirido individualmente e em termos de grupo.

Pontos cegos percebidos pelos grupo podem ser importantes para a meta:

O ambiente vai se transformando. Uma realidade formal no início pode caminhar para uma informalidade mais real. É o momento em que o grupo após se conhecer, se descobrir, começa a apurar o importante e define o objetivo.

Os integrantes ganham quando o grupo ganhar. O grupo ganha quando há sentido de equipe, participação, coesão, ajuda mútua, altruísmo, empatia:

Novos questionamentos, propor caminhos, as vantagens e desvantagens. O que muda? Reflexões em grupo. Uma palavra dita por uma pessoa, pode preencher a lacuna do pensamento de outra, e um novo “pensamento coletivo” seja concluído. Um plano de ação é co-construído pelo grupo para cada participante. O coach não determina ou direciona, supervisiona. Os princípios de grupo precisam se manter. O grupo se beneficiará antes do ganho individual, significa primeiro o grupo. Esse aprendizado estendido à vida pode mudar paradigmas.

O grupo ganhou. Os participantes aprenderam pela ação, fazendo. Estarão mais preparados a examinar novas opções, numa nova situação de dilema:

O aprendizado consistente para resolver problemas é um bem adquirido para a vida. Servirá para situações pessoais próprias e para grupos, quer sejam esses em ambiente familiar ou corporativo. A ação vai tomando forma a1 cada passo. O grupo vai percebendo e se tornando mais participativo, focado no objetivo. O Coaching termina. O processo continua em cada pessoa.


Imprimir   Email

Entre em contato com o HDI

Siga o HDI Brasil