Catálogo de Serviços ou Catálogo de atividades ?
Grande parte dos catálogos de serviço que vejo por aí, até em alguns livros, não passariam pela prova dos "9 podes" que você verá abaixo.
A regra é mais ou menos assim : "Pegue um item do seu catálogo de serviços e pergunte se este item...
Pode ter um tempo de disponibilidade mensal acordado ? (G. SLA)
Pode se tornar indisponível por um incidente ? (G. Incidentes)
Pode ser restaurado o mais breve possível quando for interrompido ? (G. Incidentes)
Pode ter um conjunto de usuários que o utilizam e um cliente que o requisitou ? (G. SLA)
Pode ter um requisito de capacidade dimensionado para sua utilização ? (G. Capacidade)
Pode ter um plano de continuidade avaliado ou estabelecido ? (G. Continuidade)
Pode ter um custo de implementação e operação e pode ser controlado ? (G. Financeira)
Pode ter um conjunto de itens de configuração que o compõe ? (G. Configuração)
Pode ter um contrato de nível de serviço estabelecido e negociado ? (G. SLA)
Se a respostas for "não" para algum deles então isto não é um "serviço" e não deveria compor seu "catálogo de serviços".
Com todas estas características você diria que configurar uma conta do outlook, configurar uma estação, instalar um equipamento são serviços que deveriam compor o catálogo ?
Para mim só só atividades executadas para um serviço. Poderiam estar num catálogo de atividades associado ao catálogo de serviços. Mas não são os próprios serviços. A ITIL não diz isto ? Se não diz poderia dizer...
Serviços, portanto deveriam ser intranet, internet, correio eletrônico, impressão, hospedagem de aplicações, etc. Estes sim passam pela prova dos "9 podes". Logo, são serviços.