fbpx

Blog HDI

Artigos, notícias e pesquisas

O Coaching e a TI, uma relação de sucesso!

O termo Coaching surgiu por volta de 1500 na Inglaterra para o transportador de pessoas em carruagem e por volta de 1850 apareceu nas universidades para o tutor de apoio aos estudantes. No século XX o termo Coaching aparece nos EUA no meio acadêmico e corporativo, evoluindo de forma exponencial daí em diante,

vindo a se transformar, no século XXI, na profissão que mais cresce no mundo.


Estima-se que mais de 60% dos executivos na Europa e USA utilizam ou já utilizaram os serviços de um Coaching, entretanto estes números não chegam à 5% na America Latina.


Os resultados alcançados pelas empresas com o Coaching , chegam a quase 90% no aumento de sua produtividade, enquanto nos treinamentos gerenciais os resultados não passam de 25%.


O Coaching atua em diversas áreas, como carreira , esporte, vida , saúde e outras especialidades , onde o Coachee ( aquele que recebe o Coaching), tem a oportunidade de maximizar sua performance através desta metodologia, alcançando resultados sólidos na sua área pessoal e profissional.


Citando Jack Welch : “ No futuro, pessoas que não forem coaches não serão promovidas. Gestores que forem Coaches serão a regra”.


Isso significa que aqueles que não sabem o que querem, não têm metas e delegam à terceiros sua carreira e vida, não alcançarão o sucesso.


Em um mundo globalizado, altamente competitivo, profissionais que não decidirem que caminho querem tomar e não tiverem visão, serão deixados para trás. Cada vez mais as novas gerações encontram uma sociedade mais exigente, mais competitiva e com mais necessidades de habilidades e capacidade de adaptação. Com tantas possibilidades, oportunidades e acima de tudo acesso à uma alta quantidade de informações, fica cada vez mais difícil saber o que se quer e o tempo para se achar pode ser precioso e decisivo. Nunca é tarde é verdade, mas o quanto antes chegarmos à esta certeza melhor.


No mundo jovem da TI, esse desafio não poderia ser diferente. Com tantas novidades, áreas interessantes, com um futuro brilhante, mas ainda obscuro para muitos, o profissional demora em encontrar sua verdadeira vocação e muitas vezes se embala no modismo do momento e acaba se perdendo ou estagnando.


Resultados de pesquisa recente realizada pela Computer Technology Industry Association (CompTIA), mostram o impacto da escassez de habilidades de TI na rentabilidade das organizações, produtividade, inovação, velocidade do mercado, segurança e atendimento ao cliente. Oito em cada 10 líderes de TI e gerentes de negócios relatam que déficits de competências dentro de seus departamentos de TI afetam pelo menos uma área de negócios.


As pesquisas de mercado também apontam para um mercado que crescerá acima do PIB no Brasil em 2012 e em números acima de 10% comparados ao ano anterior.


Há falta de mão de obra especializada e muitos profissionais têm optado em ir trabalhar fora do Brasil, gerando novas oportunidades internas.


Isso tudo acaba se tornando em grandes oportunidades, contudo muitos profissionais se perdem e não conseguem se enxergar, não tem foco, não se estabelecem metas, não crescem e acabam ou mudando de empresa ou até deixando a área para continuar procurando algo que não sabem o que é.


Nesta onda de falta de habilidades e competências somam-se ainda a falta de habilidades comportamentais. O mundo de hoje prioriza muito a individualidade, contudo se respeitam as adversidades, o que pode se tornar um desafio para a gestão e liderar e influenciar pessoas torna-se uma habilidade fundamental para gestores de TI, assim como um diferencial respeitado.


O Coaching não é terapia, não é mentoring, mas uma metodologia, um conjunto de técnicas e ferramentas que possibilitam ao Coach e seu Coachee uma parceria de sucesso. O Coach apresenta a ferramenta certa para que o Coachee consiga enxergar algo que não queria enxergar, que o possibilite abrir mão de algo para se apossar daquilo que realmente deseja, mas que por uma questão de crenças ou outras influências, o impediam de alcança-las. O Coachee com as ferramentas adequadas consegue enxergar sua verdade, sua força e trilhar seu caminho de forma estruturada, sabendo e acompanhando sua própria evolução , alcançando de forma esplendorosa suas metas.


Se falta mão de obra e sobram profissionais, falta qualificação. Acredito que para diminuir cada vez mais esse gap nas empresas, precisamos que nossos gestores e nossos profissionais estejam qualificados tecnicamente e principalmente comportamentalmente, utilizando cada vez mais o Coaching para que o negócio gere mais resultados através da TI e o mercado esteja cada vez mais qualificado e com profissionais motivados.

Pensem Nisso !

 

 

*Adilson C. Robes - é formado em Ciências Jurídicas e Sociais, Coaching e Consultor de Serviços de TI com MBA em gestão de pessoas. Instrutor Certificado do Help Desk Institute. Professor convidado do curso de Pós graduação do Cotemig e Palestrante das áreas comportamental, Líderança e Gestão de Pessoas.È atualmente Gerente Regional de ITO na empresa Sonda IT.


Imprimir   Email

Entre em contato com o HDI

Siga o HDI Brasil