TERCEIRIZAÇÃO DE TI GARANTE MAIS TEMPO E DINHEIRO PARA EMPRESAS
A terceirização é uma das muitas técnicas de gestão adotadas pelas empresas, em todo o mundo, com o objetivo de melhorar a eficiência dos serviços. É, inclusive, uma das modalidades que mais tem crescido na área de TI (Tecnologia da Informação). Em um cenário cada vez mais cheio de possibilidades,
este conceito tornou-se um importante fator de competitividade para as empresas. A terceirização é estimulada pela crescente competitividade do mercado, o que exige que as organizações tenham um foco de negócio muito bem definido. Um estudo da Gartner revela que o setor movimentou, só no ano de 2011, US$ 246,6 bilhões, um aumento de 7,8% em relação a 2010, impulsionado pelo crescimento da demanda de Cloud Computing.
É possível optar pela terceirização de TI, desde a infraestrutura, que pode ser feita de várias maneiras, tendo diferentes objetivos, até a terceirização da Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos. Optando por esta solução, as organizações mantêm suas divisões de serviço, mas reduzem ao mínimo a atuação nas áreas de P&D, que são consideradas estratégicas. A função principal da terceirização pode ser a busca de redução de custo ou a flexibilização. Tudo isso, depende do momento da empresa.
Quando falamos de terceirização de P&D, os principais benefícios que podem ser citados são: a liberação de pessoal para projetos estratégicos da empresa; possibilidade de ter entregas com mais agilidade e eficiência; produtos com melhor qualidade; redução dos riscos associados na formação de uma equipe interna; dispor de profissionais multidisciplinares; entre outros. Com a alocação de especialistas, os gestores podem se focar exclusivamente na realização das atividades de desenvolvimento e crescimento do negócio.
A grande questão é: como escolher os parceiros adequados para fornecer este tipo de serviço? Criar uma estratégia alinhada com os propósitos do negócio é fundamental. Não se deve avaliar apenas o custo do serviço, é necessário levar em consideração todo o know-how do fornecedor. Quando se pensa além do senso comum da terceirização de P&D, a primeira preocupação existente é a necessidade de compartilhar o conhecimento na área de TI e este é um ponto muito relevante. Não se pode focar apenas na redução de custos, é necessário buscar um parceiro de negócios, que traga uma vasta gama de habilidades técnicas, além da confiabilidade e segurança na prestação do serviço.
Este foi o caso da empresa RealIso, que comercializa produtos relacionados à certificações ISO, que hoje mantém toda a sua estrutura de P&D com a Informant, agência especializada na prestação de serviços terceirizados em Pesquisa e Desenvolvimento de Software.
Segundo CIO da RealIso, Fábio Ramos, a terceirização garantiu aos produtos uma tecnologia mais avançada, de acordo com cada necessidade, fazendo com que hoje, a corporação possa concentrar esforços na evolução e comercialização de produtos, com a certeza de que possuem ao lado deles uma das melhores equipes de Pesquisa & Desenvolvimento do mundo.
A terceirização de TI é uma realidade mundial. Cada vez mais empresas tendem a adotar esta ferramenta, devido aos inúmeros benefícios. Porém, ser uma empresa de TI com o negócio focado no cliente, requer uma mudança de perspectiva. Concentre-se no que você sabe fazer de melhor, e deixe a área de TI sob responsabilidade de agências especializadas, pois assim a terceirização pode tornar seu negócio muito mais competitivo para atender o mercado, avançando para um novo patamar de crescimento.
Cristiane Zimmermann é formada em Comunicação pela Univali, possui especialização em Desenvolvimento Gerencial pela FAE Business School, e é gestora de Marketing na Informant.