CSC – Centro de Serviços Compartilhados
Trabalho em Centros de Serviços Compartilhados há quase 10 anos, e sempre que sou questionado ou faço apresentações sobre CSC, utilizo o conceito abaixo ao qual desenvolvi onde informa de forma simples e objetiva o real beneficio do modelo de CSC. Junto ao instituo HDI, desenvolvemos um bom trabalho juntos.
Segue o conceito de CSC:
"Centro de Serviços Compartilhados (CSC) é uma unidade da organização orientada à excelência na prestação de serviços e atendimento as necessidades dos clientes internos da corporação no prazo adequado, buscando padronização dos processos, melhoria na qualidade das entregas, aumento da produtividade, maximizando a utilização de seus recursos com controle das atividades executadas, indicadores e gerenciamento de custos. "
Abaixo os principais pilares do conceito de Centro de Serviços Compartilhados:
Excelência na prestação de serviços – Cultura de prestador de serviço dentro da empresa onde os processos do negócio tornam-se clientes das áreas transacionais;
SLA – Processos acordados no Prazo adequado – Fundamental formalizar e acordar com o negócio da cia os processos dentro do CSC que será prestado o serviço e dessa maneira o monitoramento dos processos, dos prazos e também uma das maneiras de identificar oportunidades;
Padronização dos processos – Harmonização dos processos dentro de uma área ou no todo, um CSC com várias empresas obtém-se beneficio e controle das mesmas atividades;
Melhoria na qualidade das entregas – Monitoramento das atividades irá mostrar que a cada análise feita no processo identifica-se que é possível mais e mais melhorias, neste ponto temos início a confiabilidade do CSC;
Aumento da Produtividade – Monitoramento das atividades individuais pode agregar e direcionar para novas maneiras de executar o mesmo processo e desafiar o poder produtivo dos colaboradores;
Indicadores de Performance – Fundamental em qualquer CSC é a mensuração e acompanhamento dos Indicadores de Performance, sendo assim possível acompanhar volumetria dos processos, nível de eficiência e onde deve-se atuar com melhorias;
Gerenciamento dos custos – Monitoramento constante dos custos do CSC e sentimento de "dono" faz com que seja questionado sempre a necessidade com gastos desnecessários. A evolução da Gestão de Custos é o custo por transação das atividades do CSC;
Controle das Atividades – Melhor monitoramento dos pontos de Auditoria, evitando possíveis impactos perante as entidades responsáveis;
Gestão das pessoas – O líder do CSC deve ser atuante diante de seus colaboradores, pois o conhecimento esta com eles. Este líder deve ser capaz de identificar e explorar os pontos positivos, e ao mesmo tempo ser capaz de desenvolvê-los e desafia-los.
Existem boas informações e auxílio do HDI nas empresas para implementar um CSC, pode-se ver mais aqui: CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE CSC.
Mas este assunto do papel da Liderança no CSC é tema para outro artigo nesta coluna.
Eduardo Perin
Gerente de Gestão de Serviços no Centro de Serviços Compartilhados da Gafisa, formado em Ciência da Computação e MBA em Gestão Empresarial em Sistemas Integrados com suporte a SAP na FIAP. Tem 15 anos de experiência em empresas multi-nacionais, trabalhou na Unilever, Capgemini, Natura e hoje atua na Gafisa, durante sua carreira participou de projetos importantes como implementação de SAP, SAP Business Objects, Centros de Serviços Compartilhados, Workflow, Digitalização de Notas Fiscais e Documentos, Sped Fiscal, Balance Scorecard, Metodologias de Qualidade, ISO 9001 e 27001, entre outros. Trabalha com processos por vocação e com pessoas por paixão.