Cinco habilidades de liderança essenciais para Serviços de TI
Poucos, se é que existem, nascem com habilidades de liderança completamente formadas. Para o resto de nós, precisamos praticar.
Vamos revisitar a definição de habilidades, que são definidas como "capacidades de executar bem uma atividade ou trabalho, especialmente porque você a praticou". Neste artigo, abordarei as habilidades de gerenciamento do tempo, gerenciamento de projetos, tomada de decisões, gerenciamento do estresse e habilidades de aprendizado.
Existem muitas verdades e inverdades em livros e na internet sobre essas cinco habilidades mencionadas acima. Vamos explorar as razões pelas quais as cinco são importantes. Independentemente do caminho escolhido, o seguinte se aplica. Para se tornar o melhor Gerente de Serviços de TI e Suporte possível, é necessário praticar várias habilidades.
Sugiro:
1. HABILIDADES DE GERENCIAMENTO DO TEMPO
A menos que você possua uma máquina do tempo ou o dom da onipresença, você deve melhorar suas habilidades de gerenciamento do tempo. Para fazer isso, reserve um tempo em sua agenda agitada para lidar com várias tarefas, como relatórios, reuniões com sua equipe regularmente, manter-se atualizado sobre boas práticas, aprender coisas novas ou fazer uma pausa para uma refeição. Siga sua programação com disciplina.
Eu sei, é mais fácil falar do que fazer. Como qualquer coisa na vida, você precisa praticar o gerenciamento de sua agenda.
Quais são algumas das sub-habilidades necessárias para gerenciar melhor o seu tempo?
- Definir metas e objetivos; priorizá-los.
- Auto-motivação, recompensar a si mesmo, ser positivo.
- Escrever coisas, tomar notas.
2. HABILIDADES DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Um líder não necessariamente é um gerente, enquanto um gerente não necessariamente é um líder. Um bom resumo para uma definição de liderança nos diz que é um processo de influenciar as pessoas para maximizar seus esforços em direção ao alcance de um objetivo. A linha entre os dois é frequentemente tênue. Embora esperemos que cargos superiores em uma organização liderem, algumas pessoas não sabem como liderar. Elas simplesmente são gerentes que dizem às pessoas o que fazer.
Ser um (bom) gerente envolve ser:
- Um parceiro estratégico de negócios.
- Concentrado nos interessados.
- Generoso em dar crédito aos outros.
- Um motivador habilidoso.
- Totalmente comprometido com o sucesso.
- Responsável e íntegro.
- Um comunicador eficaz.
- Um líder respeitado.
- Um agente de mudanças.
3. HABILIDADES DE TOMADA DE DECISÃO
Quais são os critérios para uma boa decisão? Qual é o processo para tomar uma boa decisão? Você sempre decide sozinho? Aqui estão algumas reflexões para ponderar.
- Investigue a situação, colete os dados, processe os dados (analise os números).
- Analise os dados - existem vários métodos de análise disponíveis.
- Selecione a solução mais apropriada - lembre-se de que não fazer nada pode ser uma opção válida.
- Elabore um plano, faça uma revisão/validação.
- Comunique seu plano e aja (faça!)
- Há situações em que você tomará decisões individuais, enquanto em outras tomará decisões em grupo.
4. HABILIDADES DE GERENCIAMENTO DO ESTRESSE
O estresse é uma resposta automática física, mental e emocional a um evento desafiador. É uma parte normal da vida de todos. Quando usado de forma positiva, o estresse pode levar ao crescimento, ação e mudança. Mas o estresse negativo a longo prazo pode diminuir sua qualidade de vida e acabar com sua saúde.
Existem diferentes abordagens para lidar com o estresse negativo na vida de alguém.
- Remova a fonte de estresse (não faça nada estúpido ou ilegal aqui, ok?).
- Aprenda e use habilidades de solução de problemas, priorização e gerenciamento do tempo.
- Aprenda a lidar com o estresse.
- Entenda o que desencadeia o estresse em sua vida.
- O estresse pode levar a problemas de saúde mental.
- Não tenha medo de procurar ajuda médica profissional.
- Pratique técnicas de relaxamento, como respiração profunda, yoga, meditação, tai chi, exercícios, entre outros.
- Melhore seus relacionamentos pessoais/negociais.
5. HABILIDADES DE APRENDIZAGEM
A aprendizagem é contínua para você e sua equipe. Você precisa de um plano de aprendizagem para avançar em sua carreira como gerente de serviço de suporte ou ao longo de sua trajetória profissional, onde quer que ela o leve. A mesma lógica se aplica à sua equipe. Você é responsável pelo bem-estar deles. Você precisa ajudá-los a desenvolver um plano de aprendizagem também - um para o tempo deles no serviço de suporte, outro para a trajetória profissional deles. O tal do LifeLongLearning, lembra?
Para mim, não há nada melhor do que ver alguém deixar a TI ou o suporte para ir para outro departamento dentro da organização. Eu odiava vê-los partir, mas pelo menos o desenvolvimento deles valia a pena para a organização.
As pessoas aprendem em ritmos diferentes, usando métodos diferentes. Alguns aprendem melhor com a prática, outros com a visualização, enquanto outros são mais auditivos. Tente variar os métodos de entrega. Use a gamificação. Reserve um bloco de uma hora todas as semanas na programação de todos dedicado à aprendizagem. Reserve um bloco de uma hora todas as semanas na programação de todos dedicado à documentação. As pessoas aprenderão algo e também criarão um documento útil.
Você pode aprofundar os conceitos específicos de liderança para Centros de Suporte e Serviços no HDI SCTL - Support Center Team Lead, treinamento com certificação internacional do HDI Brasil.