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Alta performance do Centro de Suporte

Os resultados do trabalho em equipe estão direcionados pela cultura, seja ela definida pelos analistas ou por sua liderança.

Que tipo de cultura você tem hoje em seu centro de suporte?
Você influenciou na criação desta cultura ou ela surgiu naturalmente com o passar do tempo?
A cultura atual permite que os objetivos sejam atingidos?
Você está satisfeito com a cultura do seu centro de suporte?

Cultura corporativa é definida por padrões comportamentais e isto está relacionado com o que se faz e não com o que se diz. Os exemplos são passados pela liderança formal ou pelos lideres informais, ou seja, se o líder formal não cumpre seu papel de dar o exemplo de como se deve agir, o líder informal se torna a referência do padrão de comportamento para o grupo. E isto normalmente não conduz aos resultados esperados.
Alguns arquétipos culturais:
Cultura Centrada no Cliente
Todos os esforços e atividades têm como objetivo atender as necessidades dos clientes. Os demais valores não são significativos quando comparados à manifestação da opinião dos clientes.
Um time único
As ações estão definidas, acordadas e aceitas pelo grupo e estes atuam de forma coesa como se tivessem uma única cabeça e vários membros em ação. Tudo funciona de forma sincronizada.
Inovação
O grupo mantem constante avaliação do que se faz na busca de melhorias, moderniza e revisa constantemente as ações na busca da evolução e uso de novas maneiras de atuar.
As pessoas em primeiro lugar
O importante são os membros do grupo e tudo deve ser feito para valorizar, proteger e desenvolver cada ser individual. Atenção total as pessoas por que sem elas o negócio não existiria.
Ser sempre o maior e o melhor
Atingir cada vez maiores resultados a cada ciclo financeiro, trabalhando cada vez melhor, mais aperfeiçoado, não existe limite ou meta que não possam ser superados.
Não existe cultura certa ou errada, mas cultura inadequada ou incompatível com os objetivos definidos. Podemos não atingir um alto desempenho se a cultura do grupo de trabalho não estiver adequada ao trabalho que necessita ser realizado para o atingimento de metas. Verifique se o padrão cultural do seu grupo está adequado aos objetivos que sua empresa definiu como meta para o seu ano de trabalho. As razões pelas quais os objetivos devem ser atingidos devem estar claras, o alvo não pode ficar mudando de lugar, pelo menos não sem um aviso prévio suficiente para corrigir a rota.
Identificar a cultura atual do seu grupo e transformá-la de forma a obter melhores resultados é uma tarefa para profissionais especializados no assunto. Neste caso, não tente atuar sem ajuda de um consultor especializado e com experiência comprovada.
Alguns pontos chave para o desenvolvimento de uma equipe de alta performance:
- O líder deve ser o exemplo do comportamento esperado;
- As promessas devem ser cumpridas;
- Metas devem ser previamente negociadas e estabelecidas no início de cada período de avaliação, nunca depois;
- Faça correções e ajustes rápidos em função da observação de não atingimento dos resultados esperados;
- Decisões tomadas tem que ser mantidas. Pense bem antes de decidir;
- Alinhamento justo entre o desempenho e a recompensa;
- Indicadores de desempenho estabelecidos devem ter os resultados e planos de ação amplamente divulgados;
- Estratégia definida, responsabilidades individuais esclarecidas. O papel de cada um apresentado claramente;
- Bonificação individual só existe se o resultado da equipe for atingido;
Seja coerente em seu discurso com a prática. Você sabe por que precisa de maior performance no seu trabalho e certamente saberá justificar o seu comportamento com suas ações. As pessoas querem fazer parte de um grupo extremamente vitorioso. Então, por que não agir na busca de uma cultura de alta performance?
Boa sorte e bom trabalho!


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