5 maneiras de atrair e reter talentos na área de TI
Encontrar candidatos adequados para ocupar vagas em nossa área de suporte técnico, em muitos casos, pode ser difícil. Sim, pelo menos na minha concepção, buscamos em nossos técnicos um conjunto de habilidades exclusivo que inclui habilidades técnicas, habilidades de atendimento ao cliente, paixão por tecnologia e excelentes habilidades de comunicação. Ou seja, profissionais raros.
Adicione conjuntos de habilidades adicionais, como a capacidade de oferecer suporte a outro idioma ou a vontade de trabalhar fora do horário comercial, e a complexidade aumenta. Atrair os melhores talentos, ou os mais dedicados, é realmente difícil né?
Não é fácil recrutar e reter esse tipo de colaborador, principalmente se a sua organização for menor e pouco conhecida. Mas não é impossível! Cito aqui, cinco maneiras de atrair e reter os principais talentos do seu suporte técnico.
1. Forneça acesso à tecnologia de ponta
As pessoas apaixonadas por tecnologia são naturalmente atraídas por organizações que podem oferecer acesso a tecnologia de ponta (seja hardware, software, serviços ou metodologias). Técnicos apaixonados pelo tema, adoram o desafio de consertar (e às vezes intencionalmente, quebrar) novas tecnologias ou ferramentas. Como naturais solucionadores de problemas, eles querem melhorar suas habilidades com o que tem de mais novo no mercado. Os profissionais de suporte técnico querem um desafio que possam resolver. Quando confrontados com novas tecnologias, um novo mundo se abre para tal profissional..
2. Aposte em uma cultura empresarial agradável
O ambiente da equipe é fundamental para reter com sucesso o talento do suporte técnico. As pessoas passam uma grande parte do dia no trabalho. Todo mundo quer trabalhar com pessoas de quem gosta de estar por perto. Se os colegas de trabalho puderem compartilhar interesses semelhantes, falar sobre um novo videogame, o mais recente lançamento de tecnologia ou qualquer outra coisa, isso poderá criar de fato, afinidades. Quando combinado com a cultura organizacional correta, com menos camadas de burocracia sufocando o progresso, o trabalho em equipe real pode florescer.
Equipes e organizações coesas podem ganhar uma vantagem real quando priorizam aspectos vitais da experiência do funcionário (employee experience). Por exemplo, fornecer o ambiente físico e a configuração de mesa corretos pode ser essencial para manter os principais talentos envolvidos e felizes. Quem não quer vários monitores e uma estação de trabalho projetada ergonomicamente? É mais barato investir no ambiente físico do que perder talentos por aí. Se a equipe for remota, as organizações precisam garantir que o software de colaboração correto esteja em vigor para permitir que os membros da equipe tenham a oportunidade de se conectar facilmente.
3. Contrate uma equipe talentosa
Os profissionais de suporte técnico são pessoas inteligentes e talentosas. Uma equipe pode obter resultados superiores quando todos estão trabalhando com níveis elevados de desempenho. Quando alinhadas em torno de um objetivo comum, as equipes de suporte técnico no ambiente certo podem demonstrar níveis tremendos de envolvimento. Crie planos de carreira que reconheçam e recompensem o desempenho, bem como o desenvolvimento profissional contínuo, como oportunidades de participar de conferências ou seminários, treinamentos, certificações, atraindo e mantendo os melhores talentos.
4. Ofereça flexibilidade no local de trabalho
Dependendo da cultura da organização, a flexibilidade no local de trabalho pode estar no topo da lista de prioridades dos profissionais de suporte técnico. Quanto mais os membros da equipe puderem trabalhar aonde, quando e como entendem ser mais produtivos, maiores serão as chances desses membros da equipe serem agradecidos a empresa. Entre o código de vestimenta, a programação flexível e a capacidade de trabalhar remotamente, os funcionários em cargos de suporte técnico ou de gerenciamento de serviços esperam que isso seja padrão para qualquer função em que estejam interessados em seguir ou permanecer. Implementar uma cultura flexível no local de trabalho é essencial para muitos funcionários (hoje em dia, quase todos). Quando os líderes fornecem flexibilidade aos funcionários, o esforço máximo geralmente é retornado pelos principais talentos, que vão além da média e entregam grandes resultados.
5. Ofereça remuneração competitiva
Os principais talentos geralmente têm consciência de si e sabem o valor que eles trazem para a organização. Em termos de remuneração total, os melhores talentos devem ser pagos pelo valor de mercado sempre que possível. As recompensas totais oferecidas aos funcionários também fazem a diferença. Garanta que sua organização seja competitiva com ofertas de férias e benefícios. Dependendo do tipo de empresa e do serviço ou produtos oferecidos pela organização, um desconto dos serviços da própria empresa para funcionários pode ser um grande atrativo e pode ajudar bastante a manter os agentes de suporte técnico envolvidos e retidos por um longo período.
Considerações finais
Dependendo da sua organização, talvez não seja viável implementar todas as idéias sugeridas. É certo que algumas das sugestões são mais difíceis de implementar, dependendo das restrições existentes. Mas se você conhece sua equipe, é possível priorizar e selecionar as opções que fornecem o valor mais significativo em geral para eles. A chave é que os líderes das equipes de suporte técnico defendam o seu pessoal, não apenas para retê-lo, mas também para encantá-lo e receber em troca resultados, indicações de amigos tão bons quanto ele (quando tiver vagas em aberto) e marketing de sua empresa como um excelente local para se trabalhar. Sim, é um ciclo virtuoso de ganha-ganha!
* Chris Hanna criou e liderou equipes que dão suporte à experiência do cliente em uma variedade de diferentes setores, incluindo uma equipe de suporte técnico global. Ele é apaixonado por desenvolver talentos de alto potencial e culturas que mudam o jogo, por meio de esforços de melhoria contínua focados em aprimorar a experiência do funcionário e do cliente. Chris também hospeda um podcast de negócios - The Chris Hanna Show - onde ele compartilha maneiras de os líderes melhorarem seu impacto, produtividade e desempenho.