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Práticas Lean em Serviços de TI

Práticas Lean em Serviços de TI

As organizações podem usar os princípios Lean para ajudá-las a aumentar a produtividade, acelerar o tempo de processamento de pedidos, melhorar a qualidade das entregas e processos, reduzir os tempos de ciclo de desenvolvimento de serviços e ajustar operações. Lean, juntamente com outras disciplinas-chave, como Design Thinking e Ágil devem fazer parte de um portfólio de habilidades que ajudam organizações a entregarem serviços de TI de forma altamente eficaz e responsiva. Usar o pensamento Lean pode ajudar a gestão de operação e líderes em inovação tecnológica a alavancarem e impulsionarem resultados bem-sucedidos para suas operações e, por conseguinte, para o negócio que apoiam.

TI Lean é a extensão dos princípios da manufatura Lean e do serviço Lean para o desenvolvimento e gerenciamento de produtos e serviços de TI. Os principais princípios de Lean giram em torno do realização de valor de negócio para os clientes.

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Apresentaremos agora nosso arcabouço de análise. O diagrama a seguir é uma representação visual dos principais pilares que as organizações enxutas usam para a expressão do pensamento Lean. O Respeito pelas Pessoas e a Melhoria Contínua representam juntos o cerne dessa filosofia, desde que se reflitam em comportamentos e atividades cotidianas. Intuitivamente organizações focam na melhoria contínua, mas o Respeito pelas Pessoas também é um exigência subjacente no âmbito da cultura Lean.

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Os líderes de TI devem, deliberadamente, selecionar os métodos e ferramentas que irão construir a cultura Lean por meio de pequenas vitórias, principalmente pelo incremento do envolvimento da equipe de suporte com os desafios encaminhados pelo negócio. A adoção deve ser feita de maneira gradativa. Conceitos e técnicas de TI Lean podem ser instrumento na condução de melhorias incrementais e radicais na cadeia de valor da TI.

A gestão de serviços, quando combinada com os principais pilares do Lean conforme descrito no diagrama anterior, incentivam as equipes a um melhor envolvimento com as partes interessadas, principalmente clientes, a melhorar o seu vocabulário de negócios, maximizar o tempo gasto para trabalhar nas questões de maior prioridade e abordar as principais preocupações da gestão da empresa.

O diagrama que abre o artigo descreve muitos dos desafios que os líderes de TI enfrentam. Esses desafios podem ser resolvidos alavancando técnicas Lean para abordar muitas das mudanças na implementação e entrega de serviços. Falarei em detalhes sobre o tema em minha palestra durante o Congresso HDI NNE - Norte e Nordeste, dia 30 de novembro em Fortaleza (www.hdinne.com.br). Espero você lá para conversarmos sobre o tema!

Profissional com 20 anos de experiência em gestão de TI, atualmente gerencia a operação de serviços de TI no Banco do Nordeste. É especialista em Gestão de Empresas pela FGV e possui mestrado em administração de empresas pela UNIFOR. É professor de gerenciamento de serviços de TI em cursos de pós-graduação, bem como mantenedor do BLOG Resenha Startup.

Confira a palestra de Oscar Sarquis do Banco do Nordeste no Congresso HDI NNE


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