Data Fabric: otimizando o potencial dos dados
''Conheça a importância dos dados'', ou ''saiba como trabalhar dados, Big Data, Data Intelligence''... com certeza você já se deparou com essas frases e conceitos nos últimos tempos. Isso porque, os dados são essenciais na era em que vivemos, pois estamos vivendo na sociedade da informação onde os dados são estratégicos para a sobrevivência de negócios de diversas áreas e norteiam as tomadas de decisões.
Querendo lapidar ainda mais o conceito de dados, surgiu o Data Fabric, na intenção de aumentar o trabalho feito com dados na era digital e diminuir as tarefas de gerenciamento de informações feita por nós humanos. Em poucas palavras o Data Fabric é uma ferramenta que promove integração e eficiência no uso dos dados.
De acordo com relatório publicado pelo Gartner das tendências para tecnologia, junto a hiperautomação, o Data Fabric será mais um importante aliado na transformação digital e deve quadruplicar a eficiência no uso de dados até 2024, vamos conhecer um pouco mais sobre esse conceito.
O termo em si pode ser traduzido como uma malha de dados ou uma forma mais inteligente de trabalhá-los melhor e de forma integrada. O Data Fabric está relacionado ao gerenciamento de dados, e também promete promover o aumento da integração das APIs (Interface de Programação de Aplicações) e outras plataformas.
A grande necessidade que o Data Fabric pretende atender é o cruzamento das informações por meio de análises que devem acontecer continuamente. Hoje os dados normalmente ficam isolados em diferentes aplicativos, e este novo conceito permite integrá-los para explorar ainda mais o seu potencial. Por meio dessas análises da leitura de metadados, será possível identificar quais são os dados usados e tomar decisões acertadas e inclusive reduzir gastos, segundo o relatório Gartner, a redução seria de até 70%.
O Data Fabric permite o aproveitamento dos recursos humanos e das máquinas para ter acesso aos dados e apoiar a consolidação das informações, esse resultado possibilita um melhor suporte para tomada de decisão, uma vez que fornece mais valor com acesso e compreensão dos dados de forma muito mais rápida do que modelos tradicionais de gerenciamento.
Para se ter uma dimensão da importância da implementação do Data Fabric nos negócios, o mesmo relatório da Gartner falado anteriormente, aponta que até 68% dos dados não são analisados na maioria das empresas e até 82% são inibidos por informações agrupadas. Esses números demonstram que o Data Fabric é uma possível solução para realizar as melhorias necessárias e de forma contínua quando e que vão impactar diretamente na performance do negócio. A ferramenta garante ainda informações mais confiáveis, precisas e agéis.
Com esta forma mais eficiente de gerenciamento de dados, o Data Fabric permite um processo mais padronizado também, e soluções que podem ser aplicadas em diferentes plataformas. E as aplicações são diversas, sendo possível implementá-lo no autoatendimento, uma vez que os usuários têm acesso em tempo real aos dados, otimizando o tempo para solução, a governança é automatizada, pois é possível aplicar regras em todos os dados tornando mais consistente o processo, e outros campos a serem explorados.
Sem dúvidas podemos dizer que ao ser implementado o Data Fabric promete se consolidar como uma ferramenta que irá auxiliar muito a melhoria da performance de empresas, tornando possível trabalhar os dados com menos risco e maior confiança para tomada de decisão.
Caso tenha se interessado e queria se aprofundar ainda mais no assunto, existem alguns bons vídeos no You Tube sobre este tema, onde são apresentados os conceitos do Data Fabric e cases. Seguem algumas sugestões:
https://www.youtube.com/watch?v=0Zzn4eVbqfk
https://www.youtube.com/watch?v=VYmjJe2gR1A
Você já conhecia o Data Fabric? Acredita que uma integração de dados irá revolucionar a forma que trabalhamos com essas informações tão valiosas?
* David de Oliveira Lemes é Diretor da Faculdade de Estudos Interdisciplinares da PUC-SP e professor do Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Jogos Digitais. Foi Chefe do Departamento de Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Biênios: 2013-2015 / 2015-2017), membro do Conselho da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP (Biênios: 2013-2015 / 2015-2017), membro da Câmara de Educação Continuada da PUC-SP (2012 / 2016), Assessor da Divisão de Tecnologia da Informação da Reitoria da PUC-SP (2018 / 2019) e Professor do Departamento de Computação da onde lecionou nos cursos de Tecnologia em Jogos Digitais, Design,Tecnologia e Mídias Digitais e Sistemas de Informação.
Atualmente também é professor do curso de Jogos Digitais FIAP, da Faculdade Impacta, do Colégio Fecap e da FAAP.
Exerceu a coordenação da Escola de Inovação e Tecnologia da PUC-SP / COGEAE de 2016 a 2017. Foi Assistente Especializado da Pró-Reitoria de Educação Continuada da PUC-SP no ano de 2017. Atualmente coordena diversos Cursos de Extensão.
Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP e Bacharel em Mídias Digitais pela mesma universidade. Estudou também artes gráficas, processamento de dados, desenho, ilustração, 3D, pintura, quadrinhos e jornalismo multimídia.
Sócio da Dolemes Digital, que atende clientes como: Editora Abril, Placar, TV Globo, Insper, Escola Vera Cruz, Estre, Blog da Tissen, Brumed entre outros.
Consultor na área de educação e tecnologia já tendo atendido instituições como Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, Escola Vera Cruz, Instituto Superior de Educação Vera Cruz, Instituto Singularidades, Editora Moderna, Grupo Santillana, Sesc entre outras.
Editor do GameReporter, primeiro blog brasileiro especializado em games, com quase 15 anos de existência. Hoje o blog é parceiro do UOL.
Linkedin do autor: https://www.linkedin.com/in/dolemes/
Link da postagem original: https://www.linkedin.com/pulse/data-fabric-otimizando-o-potencial-dos-dados-david-de-oliveira-lemes/