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Como fazer sua equipe de TI se tornar protagonista no negócio da empresa

Uma coisa é líderes e analistas de TI conhecerem o negócio, e outra desempenharem um papel ativo no processo de planejamento e condução do negócio. Isto é o que tem de acontecer, se TI que ter um impacto mais estratégico

sobre a empresa e seu resultado financeiro. A integração de TI com o negócio não virá após um projeto, e sim depois uma série de passos simples que demonstram o processo para sua equipe através de suas ações.


Quando cheguei na Mazda North American Operations oito anos atrás, e TI era vista como um grupo eficiente de execução de ordens. O CEO e o CFO me contrataram, pois queriam que ela se tornasse algo mais do que isso.


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A única forma de isso acontecer era me infiltrar no negócio e incentivar a minha equipe a fazer o mesmo. Mas este deve ser um movimento planejado da sua parte, porque os executivos não irão até você ou pedir-lhe para se envolver, e vão querer saber por que você deve estar envolvido. Comecei por desenvolver relacionamentos com os executivos-chave da empresa. Uma vez que eles perceberam que eu entendia as suas necessidades e objetivos, eles me convidaram para reuniões de planejamento, onde eu poderia demonstrar qual o valor da TI para o negócio.

Somente depois de estabelecer o meu lugar como CIO eu pude introduzir minha equipe nas reuniões. Estar na sala, no entanto, não automaticamente nos igualava aos outros departamentos. Eu tinha acesso a relatórios que a não despertavam qualquer reação da minha equipe, o que mostrava que eu não os tinha preparado corretamente. Após anos sendo tratados como executores de ordens, eles precisavam ser incentivados a pensar sobre os processos de negócios e as prioridades, e expor suas contribuições em relação a projetos com impacto direto sobre os objetivos da empresa. Eu rapidamente filtrei as pessoas certas do departamento para enviar a essas reuniões, pessoas que se sentiam confortáveis em um ambiente de negócios.


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Enfim, e mais importante para o nosso futuro, eu criei uma nova expectativa para o meu pessoal e forneci meios para atingi-las. Agora, todos no meu grupo sabem que eles têm a oportunidade e a capacidade de falar e trabalhar com os outros departamentos a fim de avançar e melhorar os resultados de toda a organização.

(*)Jim DiMarzio é CIO da Mazda North American Operations e um membro do Conselho Executivo da CIO.


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