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6 dicas práticas para alinhar a TI ao negócio

6 dicas práticas para alinhar a TI ao negócio

O alinhamento TI & Negócio refere-se essencialmente à coordenação organizacional interna na qual os objetivos de TI são alinhados com os objetivos de negócios da organização. Na prática, isso significa que cada departamento trabalha ativamente para atingir os objetivos da empresa, porém estabelecendo uma relação de cooperação, trabalho e foco eficaz. De acordo com um relatório recente do HDI / ICMI, empresas altamente alinhadas (TI e negócio) registraram crescimento em receita 56% mais rápido e são 69% mais lucrativas do que suas concorrentes desalinhadas.

Embora seja quase um clichê dizer que a TI de qualquer organização deve ser idealmente voltada para atingir seus objetivos de negócios, o grau de crescimento empresarial obtido com isso é certamente surpreendente. Claramente, mais e mais organizações estão despertando para a magia do alinhamento interno de TI-negócios. Um recente do estudo do Gartner prevê que quase 50% das organizações globais alcançarão uma colaboração significativa entre TI e negócios até 2022, ou seja, saem do discurso para a prática de fato. 

O que é alinhamento entre negócios e TI?

O alinhamento TI-negócio refere-se essencialmente à coordenação organizacional interna na qual os objetivos de TI são alinhados com os objetivos de negócio da organização. Isso resulta em uma estratégia de TI que não é apenas eficiente em atender às necessidades dos clientes internos e externos, mas trabalha ativamente para atingir os objetivos de negócios por meio de prover mais agilidade para os negócios e maior inovação.

Aqui estão as seis táticas eficazes que sugiro para o alinhamento de TI-negócios em sua organização:

1. APROXIMAR E MOLDAR O BOM REACIONAMENTO ENTRE ÁREAS

As organizações precisam quebrar silos para sempre e promover diálogos estreitos entre equipes, funções e funcionários para moldar relacionamentos próximos. É importante que os líderes de TI estejam cientes e discutam os imperativos atuais com os líderes de negócios em toda a organização. O compromisso com uma cultura de discussões sérias e perspicazes pode ajudar a desenvolver a compreensão das diferentes funções entre os funcionários e a valorizar seus desafios compartilhados e inovação.

Um líder de negócios pode ficar animado com o potencial de uma nova tecnologia, mas cabe ao líder de TI revelar a mecânica de sua implementação, armadilhas em potencial, desafios e limitações em termos fáceis de entender. Os líderes de negócios, por outro lado, precisam estabelecer de forma transparente as necessidades e planos de negócios, para que a TI tenha uma direção clara. Dessa forma, os líderes de TI podem sempre permanecer cientes do contexto dos imperativos de negócios e modular as iniciativas de TI de acordo.

2. GANHE CONFIANÇA DO NEGÓCIO

Embora seja fácil falar, é difícil de verdade estabelecer confiança entre as pessoas, e o custo de não estabelecer pode ser muito alto. Interesses de negócios e TI desalinhados podem ser um golpe mortal para a confiança nas estratégias de tecnologia, paciência reduzida e entrar em níveis improdutivos no planejamento. A tomada de decisão rápida, incluindo empreendimentos potencialmente de alto risco em organizações bem-sucedidas, vem de um lugar de confiança e segurança em seus recursos de TI.


3. GERIR COM MÉTRICAS 

As métricas e os principais indicadores de desempenho (KPIs) fazem mais do que oferecer avaliação. Eles podem fornecer informações sobre os resultados de negócios e processos de missão crítica. Eles também podem servir como ferramentas para medir a eficácia do alinhamento das operações de TI com as necessidades de negócios. Métricas de eficiência de TI e métricas de negócios devem estar disponíveis para ambas as funções com transparência igual para medir o alinhamento.


4. MISTURE OS FUNCIONÁRIOS DE TI E NEGÓCIOS PARA ENCORAJAR A COMPREENSÃO

Embora preencher a lacuna existente no alinhamento possa parecer uma tarefa muito trabalhosa, um programa de orientação interno simples para funcionários de TI e negócios pode percorrer um longo caminho para resolvê-lo. A agenda é promover o aprendizado intercultural entre os silos departamentais por meio de diferentes estratégias e iniciativas inovadoras para promover a compreensão. Você pode ser criativo e designar um membro da equipe de marketing para participar das reuniões de desenvolvedores ou pedir a um membro da equipe técnica que acompanhe um agente de vendas de campo por alguns dias. Existem literalmente um milhão de maneiras de superar a divisão e promover relacionamentos interdisciplinares.


5. AVALIAÇÕES CONTÍNUAS DA CONDUTA

Encorajar o alinhamento dos negócios de TI é um processo lento, semelhante a qualquer esforço de otimização de negócios que você possa ter encontrado. Idealmente, eles devem ser abordados como um projeto aberto. Encorajar conversas entre departamentos é um ótimo começo, mas para medir o progresso real, você deve realizar avaliações contínuas.

Uma medida simples pode ser verificar a abordagem das equipes de TI. Se o alinhamento estiver indo bem, deve haver algumas indicações claras de mudança de processos reativos para proativos. Eles passarão do modo adverso de quebra / conserto para assumir o controle dos processos e tentar gerenciar ou resolver problemas antes que tenham a chance de se tornarem de fato, um problema.


6. APRENDA COM AS PESQUISAS 

As pesquisas podem ser uma ferramenta fundamental para avaliar a percepção e a compreensão dos funcionários sobre a visão geral dos negócios, as estratégias atuais, as principais prioridades e os desafios. As pesquisas de TI são famosas por serem padronizadas e apenas avaliarem a qualidade da tecnologia ou serviço técnico dentro de vários departamentos, em uma fraca emulação das relações entre cliente e provedor de serviços. Idealmente, as pesquisas devem ser projetadas para serem mais abertas, com amplo escopo de informações individualizadas sobre como a TI pode ajudar a promover a visão de negócios da organização. Independentemente dos principais imperativos atuais, isso deve fornecer indicações claras quanto aos resultados de TI necessários para atingir esse objetivo. O feedback qualitativo pode ser tão ou até mais útil do que as porcentagens a esse respeito.


CONCLUSÃO

Reduzir lacunas no alinhamento dos negócios de TI é, em última análise, mais um esforço humano do que técnico. Uma maneira de conseguir isso poderia ser por meio da nomeação de gerentes de relacionamento de negócios (BRMs) especializados que podem servir como um canal comum entre os departamentos e ajudar a 'traduzir' com tato para nutrir relacionamentos. Eles precisam já possuir um grau de fluência em cada conjunto de habilidades das equipes que estão tentando abordar e agir como um embaixador da boa vontade para promover relacionamentos melhores para todos. Eles também precisam ser sensíveis à filosofia central de cada equipe e abordagem em relação ao trabalho para mostrar respeito e tentar encontrar um terreno comum entre as equipes, se houver.



* Nora Erspamer é diretora de marketing digital da New Charter Technologies, um grupo de empresas especializado em serviços gerenciados de TI para pequenas empresas. Ela é uma experiente estrategista de marketing e vendas com um histórico comprovado de trabalho em vários setores de tecnologia. 


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