4 etapas de desenvolvimento da sua equipe de suporteDetalhes Escrito por HDI Brasil Categoria: Artigos e Notícias Criado: 05 Julho 2011 Assim como os indivíduos mudam e amadureccem, as equipes também passam por etapas de desenvolvimento. Na metade da
Formação: Durante o período “Formação” do desenvolvimento de equipe, os membros normalmente estão muito motivados em participar do grupo e interessados no trabalho que vai ser feito. Enquanto o time está se desenvolvendo
, os membros ainda se tratam como estranhos. Eles podem ter altas expectativs para a equipe, e como resultado, podem também sentir certa ansiedade em relação a como eles vão se ajustar neste grupo. A função principal da equipe nesta fase é densenvolver uma estrutura, objetivos e papéis muito claros, para que os membros desta equipe possam desenvolver individualmente um senso de confiança e se sentirem parte da equipe.
Desordem: Enquanto o time está amadurecendo, os membros podem descobrir que a equipe não está atendendo todas as expectativas. Eles podem começar a se sentir frustrados e ter dificuldades em responder às diferentes opiniões e conflitos. É importante que na fase “Desordem, o gerente ajude os membros da equipe a lidarem com os desentendimentos. Uma redefinição dos objetivos, papéis e tarefas da equipe podem ajudar os membros a passar esta fase de turbulênciae progredir para um passo mais concreto rumo ao desenvolvimento.
Normatização: Durante a fase “Normatização” de desenvolvimento de equipe, as pessoas começam a se sentir parte do time e percebem que podem fazer mais e serem mais eficientes em seu trabalho se aceitarem os pontos de vista dos outros. Os membros da equipe já aprenderam a resolver suas diferenças e estão se tornando mais flexíveis e mais conscientes em relação às suas expectativas. Neste momento, começam a criar seus próprios apelidos (e dos outros) e aprendeme se divertem juntos.
Performance: Na fase “Performance”, a equipe aprendeu a desenvolver um ambiente aberto e confiável, no qual membros se sentem satisfeitos com o progresso da equipe e se sentem confiantes com suas contribuições individuais e com as de seus colegas de trabalho. Este time desenvolveu uma atitude “vamos à luta” e os membros desejam se ajudarem mutuamente na execução das tarefas e nas responsabilidades. As conquistas são medidas e comemoradas.
Você já vivenciou alguma destas fases? Por exemplo, alocando um mentor para um novo membro.
O SCTL é um curso reconhecido mundialmente, que apresenta a prova de certificação internacional incluída no seu preço. É a sua grande chance evoluir como líder, melhorar o rendimento da sua equipe e ser reconhecido em sua empresa.