Regras para um líder eficaz
Toda equipe necessita ter definidas, claramente, suas responsabilidades e metas. Afinal, um grupo profissional que não sabe para onde ir acaba normalmente em qualquer outro lugar
, menos onde realmente se pretendia chegar. É aí que entra o papel do líder.
Mas se engana quem pensa que o condutor desse processo tenha como funções apenas estabelecer objetivos, definir responsabilidades de cada um, supervisionar atividades, estabelecer padrões, etc.
Há também o exercício da função de apoio, facilitando o funcionamento do grupo com escuta ativa, incentivando a participação dos membros, integrando as necessidades individuais nas metas da equipe, reconhecendo e agradecendo, gerenciando conflitos e desenvolvendo relações entre os integrantes.
Além de tudo isso, é importante destacar ainda que o papel do líder contempla outros desafios, como:
- Motivar e incrementar o rendimento de sua equipe
- Entender os comportamentos individuais
- Desenvolver e aplicar alguns estilos de liderança necessários
- Comunicar-se efetivamente
- Solucionar problemas e tomar decisões
Uma equipe eficaz é resultante do impacto direto das ações de seu líder. E ela só é realmente produtiva se apresenta um firme propósito compartilhado, comprometimento, boas relações interpessoais, comunicação fluída, flexibilidade, ótimo rendimento, sentimento de reconhecimento e motivação.
Conseguindo desenvolver seu trabalho e planejar com qualidade, o líder e seus comandados passarão até a tomar decisões em equipe, resultando em benefícios como:
- Melhor aproveitamento dos conhecimentos e experiências
- Maior criatividade
- Efeito sinergia
- Compartilhamento da autoridade em grupo
- Maior motivação
- Alta aceitação da decisão que se adote
- Desenvolvimento/ treinamento da equipe
O processo de tomada de decisões funciona eficazmente em uma equipe quando se estabelece um método apropriado e se explora as conseqüências e implicações de tais atitudes. Então as decisões são claramente compreendidas e aceitas e a equipe evita tomar ações precipitadas.
Como se pode perceber, a função de um líder é ampla e complexa, mas altamente recompensadora (e rentável) quando bem executada.
(*) Autor: Fernando Montero da Costa, Diretor de Operações da Human Brasil, especializada em seleção e recrutamento de talentos, formação, desenvolvimento e consultoria estratégica de pessoas nas organizações. Site www.humanbrasil.com.br e fone (11) 3528-2200.