COMPETÊNCIAS BÁSICAS PARA BIG DATA
O Big Data está criando milhares de novas oportunidades de negócios e os gerentes de projetos precisam desenvolver algumas competências necessárias para o sucesso da empreitada.
Saber e Conhecimento
A capacitação nas técnicas da pesquisa operacional da engenharia é um requisito fundamental para os projetos de Big Data. A maioria dos anúncios de emprego apresenta esta exigência. Apesar do crescimento das certificações, os projetos bem sucedidos foram trabalhados pelo conhecimento de alto nível da engenharia. As restrições de prazo e orçamento precisam de um nível de produtividade muito superior que as certificações existentes
Experiência Robusta
A formação educacional do Big Data é uma experiência continua. O estabelecimento da capacitação que atende as necessidades das organizações nos projetos exige um profundo conhecimento da engenharia de desenvolvimento. São necessários muitos anos de prática nos processos de negócio para alcançar o nível mínimo requerido.
Capacidade Multidisciplinar
Os projetos de Big Data não são parecidos com o desenvolvimento de software. A engenharia exigida é multidisciplinar. O time do projeto precisa dominar tanto as técnicas tradicionais da engenharia de software como os processos das operações da empresa. A análise do projeto exige a participação dos usuários do negócio e dos detentores formais e informais do poder corporativo. A principal missão do time é encontrar o sentido lógico dos dados. A característica multidisciplinar e holística da engenharia do conhecimento é fundamental para o sucesso da empreitada.
Habilidade de Orquestração
Os projetos de Big Data exigem profundas mudanças no Software Development Life Cycle (SDLC) e nos processos relacionados como a implementação. A maturidade do capital intelectual de desenvolvimento é de fundamental importância na adaptação dos processos existentes para as necessidades. O inicio deste esforço deve acontecer na fase de prototipação para que a entrada na produção seja bem sucedida. É evidente que a liderança deve trabalhar com força o desenvolvimento da mitigação dos riscos e da entrega do projeto.
Capacidade Empreendedora
As oportunidades de novos negócios proporcionadas pelo Big Data demandam uma maior ênfase nas habilidades de marketing e vendas. É muito fácil perder o foco no resultado durante a fase analise, pois existe uma imensidão de informações e dados. O gerente do projeto precisa exercer um papel de cliente da empresa ou negócio para direcionar os esforços na direção dos altos benefícios. O acompanhamento das ações realizadas pelos representantes de vendas da companhia também é um foco importante da solução técnica. A venda dos benefícios para a corporação é um atividade fundamental do gerente do projeto. A justificação do investimento inicial junto às áreas de negócio da empresa é uma atividade complexa que exige enorme capacidade de comunicação.
Conhecimento Especializado
O gerente de projeto com formação robusta nas boas escolas de engenharia e larga experiência profissional e de vida é capaz de encontrar várias soluções inteligentes e rentáveis no mundo do Big Data. Existe tamanha amplitude de alternativas e oportunidades que o principal papel do gerente do projeto é a avaliação das tendências em relação às necessidades do negócio. As tecnologias emergentes de gerenciamento dos dados empresariais, armazenamento e inteligência habilitaram um novo patamar de gestão corporativa dos clientes. É preciso atenção especial com as rápidas mudanças e evoluções para identificar as melhores estratégias para os dados internos e externos.
Perfil Técnico
O time precisa trabalhar as necessidades de cada fase da introdução do Big Data como uma oportunidade de negócio. O estado da arte da tecnologia é o da experimentação das necessidades do projeto em relação às técnicas, metodologias e tecnologias. As habilidades técnicas da experiência profissional das pessoas formadas nas boas escolas são um importante recurso para construir a casa do negócio.
Capacidade de Gestão
Os projetos de Big Data oferecem muitas oportunidades para os profissionais competentes e experimentes. O cabelo branco faz muita diferença. O estabelecimento da fundação do Big Data e regime de alimentação das novas entradas é um trabalho instrumental do gerente no exercício do seu papel de consolidador da tecnologia emergente com as práticas do negócio.