fbpx

Blog HDI

Artigos, notícias e pesquisas

Como atingir a sua META?

Como atingir a sua META?

O que seríamos sem uma “META”? Partindo do pressuposto de que, sem META, qualquer resultado serve! Isso explica e justifica bem sua importância, não é?

Bem, então vamos começar entendo o que é uma META. Na sua opinião, o que é uma meta? Meta é o que queremos, é um objetivo, ou seja, é um E.D. - “Estado Desejado”.

Uma META precisa ser clara, explicada, mensurada, factível, precisa de data (deadline) e, por fim, um real motivo. Quantas vezes você já foi cobrado de algo sem saber bem do que se trata? Não se preocupe, pois isso realmente ocorre e faz parte da nossa rotina. Uma ótima dica para ser assertivo e identificar o que é realmente importante, é se questionar. Exemplo: Qual o motivo do seu pedido? Onde quer chegar? Para que isso serve? O que ganharemos? O que podemos perder? Para quando você quer? Qual o prazo? Quem mais?

Isso, com muita empatia (discussão construtiva e amigável), lhe proporcionará um resultado impressionante. Você vai se surpreender!

O próximo passo, após definição da META, é “AGIR”. Isso significa planejar, partir do E.A. (“Estado Atual”), criar ações, mensurar e acompanhar resultados, agregar recursos e também, como dica, voltar a se questionar. Exemplo: O que precisamos? O que mais? Quem mais? O que nos impede? Quais os prazos? O que indica que estamos atingindo a nossa META? O que indica que não estamos atingindo a nossa META? Essas etapas com frequentes follow ups, lhe apoiarão para a consecução da META.

Uma vez definidas as ações, “FOQUE”. Focar significa canalizar as nossas energias para o que realmente queremos. Quando focamos nossas atenções para cada ação, os resultados fluem com mais naturalidade, clareza, motivação e atingem os resultados esperados.

Seguindo rigorosamente todas as etapas desse processo e sendo flexível quando necessário (tendo opções), você acaba descobrindo a fórmula do “SUCESSO”. Parabéns!

“AÇÃO” + “FOCO” = “META”

Lembre-se: “O impossível é apenas algo que você ainda não aprendeu como fazer”.

*Ricardo Manzotti

Supervisor Service Desk HP

Certified ITIL® V3

Certified COBIT v4.1

Certified ITSM ISO 20000

Certified PNL Practitioner

CRA SP 137597


Imprimir   Email

Entre em contato com o HDI

Siga o HDI Brasil