A Busca da Produtividade em Serviços
A elevação da remuneração, importante para a recente expansão do mercado interno, trouxe uma questão paradoxal às empresas: Sem aumento de produtividade, sua competitividade foi afetada e agora, elas precisam de novas estratégias de qualificação e otimização de processos. (Revista Mundo Corporativo)
Essa é só mais uma das várias reportagens sobre o problema de mão de obra no mercado brasileiro, especialmente em TI.
Em maio deste ano em uma destas reportagens sobre inflação no jornal nacional uma das economistas entrevistadas comentou que devido ao constante aumento do custo da mão de obra, o setor de serviço, responsável por quase 70% do PIB Brasileiro, é de fato o mais atingido pelo crescimento da inflação.
Mas ainda tentamos encher o Balde
Recentemente tive acesso a uma pesquisa feita pelo IDC aonde foi perguntado a mais de 300 CIOs: Quais os maior desafios para os próximos anos para a gestão da TI? Era uma questão de múltipla escolha, mais de 50% dos entrevistados escolheu a opção de: Atrair e reter talentos, como sendo um dos grandes desafios de sua gestão.
Logo após a mesma pesquisa questionou ao CIO qual era a sua principal estratégia para driblar a falta de mão de obra no mercado de TI, por volta de 40% dos CIOs colocou que as estratégias principais eram:
Terceirizar o serviço
Realocar colaboradores de outras áreas para a TI formando internamente.
Vejam que ainda tentamos encher um balde furado, aumentandoa vazão da água ao invés de taparmos o furo.
Vendo o Problema Como ele É
Defendo que o verdadeiro problema que temos não é falta de mão de obra ou na formação de profissionais, mas sim um modelo de operação na TI que esta ultrapassado. É preciso reinventar a forma como autamos com foco em manter a qualidade que conquistamos, mas elevando também a produtividade.
É impossível não buscarmos formas de fazer mais com menos nos dias de hoje!
Para iniciar sua busca da produtividade, minha primeira sugestão é que você defina os indicadores que vai adotar, abaixo alguns exemplos:
Incidentes por técnico
Custo da operação por incidentes atendidos
Percentual de incidentes resolvidos em ate 1 hora
Após isso comece a trazer o assunto produtividade as suas reuniões junto a equipe, faca com que eles saibam que esse assunto veio para ficar e por fim estabeleça uma meta para atingir a produtividade. Afinal gerenciar é estabelecer e atingir metas, se você não tem metas você não está gerenciando.
Este início já começaria a fazer você e sua equipe a se incomodar, a buscar novas formas de aumentar a produtividade da equipe.