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6 lições para um bom currículo on-line

Um bom profissional não é somente aquele que tem vasta experiência, domina mais de um idioma e acumula vários cursos na carreira. Antes de ter todos esses requisitos, é fundamental que um candidato tenha um currículo eficiente. Se ele não dominar essa técnica, suas conquistas profissionais não serão vistas pelo mercado.

“Alguns profissionais ainda têm dificuldades de se inserir ou de se recolocar no mercado. Na hora de se candidatar a uma vaga, o profissional precisa ter um currículo eficiente, com dados precisos. É preciso oferecer bom conteúdo no currículo para fazer a diferença. Isso ajuda muito e gera uma boa reputação on-line”, explica Alessandra Tomelin, gerente de Recursos Humanos da VAGAS Tecnologia.

A gerente alerta que, diferentemente do impresso, o currículo on-line deve preencher o máximo de campos com informações relevantes sobre o candidato, pois o recrutador fará a análise por meio de um software. E é a partir dessas informações que os recrutadores poderão saber quem se adequa mais ao perfil oferecido.
“Cada empresa tem um sistema capaz para “ranquear” os candidatos pelo perfil desejado para aquela oportunidade. Assim, todos os cursos, experiências profissionais, voluntariado e viagens, entre outras informações, podem fazer a diferença no momento em que são aplicados esses critérios”, conta.
Segundo Tomelin, a primeira dica e ponto de atenção é que os candidatos não se preocupam com o objetivo profissional. “Diferentemente do currículo impresso, na versão on-line é importante incluir todos os cargos similares ou relacionados. Isso porque as companhias buscam candidatos por nomes diferentes que, muitas vezes, dizem respeito à mesma função e, dessa forma, as chances de aparecer nessas buscas aumentam”, diz. “Por exemplo: se você é uma secretária de diretoria bilíngue, coloque também secretária executiva bilíngue, secretária executiva, secretária bilíngue, secretária de diretoria e similares”, completa.
A segunda dica é manter seus dados atualizados, já que muitas empresas pesquisam candidatos sem mesmo anunciar a vaga. “Ter na web um currículo que contenha dados profissionais, informações de carreira, experiências de trabalho, habilidades e cursos aumenta as chances do candidato. Os dados atualizados farão também com que o currículo apareça na frente dos demais nos resultados das pesquisas”, revela Alessandra.
O cuidado essencial e terceira sugestão, na opinião de Alessandra, é que as informações estejam corretas e sejam verdadeiras, pois incluir informações falsas é algo inaceitável. Além disso, não pode haver erros de português.
“Escrever errado ou digitar com pressa pode resultar em erros e demonstrar falta de interesse ou cuidado com os materiais que produz. Lembre-se: seu currículo é seu cartão de visitas e a primeira apresentação ao recrutador de quem você é”, finaliza Alessandra.

Confira mais três dicas para ter um currículo eficiente na web:

Cuidado com a linguagem: É fundamental chamar a atenção do selecionador logo no primeiro momento, para que assim ele continue analisando seus dados profissionais. Para isso, tome alguns cuidados, como deixar seus objetivos profissionais condizentes com suas experiências, verificar se tudo está bem escrito, de forma direta e sem erros de português, entre outros fatores. Nunca minta, pois isso poderá ser rapidamente descoberto durante a entrevista.
Saiba aproveitar o alcance das redes sociais: elas podem ser utilizadas como um complemento no processo de recolocação profissional. Você certamente terá um alcance maior ao postar seu currículo em redes de relacionamentos, microblogs ou qualquer outra plataforma on-line.
Prepare-se para a entrevista virtual: essa é uma das ferramentas mais aproveitadas pelas companhias que utilizam o recrutamento e seleção on-line. É uma entrevista prévia em que o selecionador consegue fazer uma avaliação geral do candidato, avaliando os quesitos básicos necessários e ajudando a adiantar as próximas etapas do processo seletivo. Por isso, é importante se preparar para este momento, tomando os devidos cuidados, como não abreviar palavras e pesquisar a área de mercado da empresa. Lembre-se que uma entrevista virtual é tão importante quanto uma entrevista presencial.
Sobre a VAGAS Tecnologia
A VAGAS Tecnologia foi fundada em 1999. A companhia atua nacionalmente com foco no desenvolvimento e licenciamento do software VAGAS E-Partner, utilizado pelas empresas na gestão de seus processos seletivos.


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