Antes de partir para o Mapa da Jornada do Usuário, é interessante que você defina o “Blueprint” do serviço, ou seja, o plano geral, suas atividades e principalmente os “touchpoints” (pontos de contato) do usuário, demonstrando a experiência que ele teve ou terá com o seu serviço.
Uma dica importante: Use o Blueprint quando você precisar melhorar o processo de experiência do usuário, sejam esses processos visíveis ou não para ele, mas que afetam diretamente a qualidade da entrega do serviço.
Para a montagem do “Blueprint”, defina: Quem são os atores do processo ? Qual é o processo de trabalho ? Quais são as emoções do usuário em cada “touchpoint” ?
A aplicação prática do Mapa da Jornada do Usuário consiste em mapear através de um diagrama, tudo que acontece no processo de fornecimento e utilização do serviço:
- Os princípios do serviço – são os requerimentos ideais do serviço em cada etapa;
- As fases e suas respectivas atividades – estão incluídos todos os pontos de contato (automático ou através de agentes), vale destacar as atividades visíveis e não visíveis ao usuário;
- O que o usuário “pensa” e “sente” em cada fase – questione junto aos usuários e integrantes das equipes envolvidas o que estão pensando e o que estão sentindo em cada fase, e lembre-se que o sentimento irá expressar a percepção do usuário e sua satisfação com o serviço;
- Quais são os problemas e as oportunidades de melhorias identificadas em cada fase- Procure estabelecer com base em “brainstorm”, por exemplo, o que pode ser melhorado, utilize amplamente as opiniões dos grupos de usuários e integrantes das equipes de atendimento e suporte ao serviço.