>> EXPERIÊNCIA PRESENCIAL <<
Quinta-feira, 21 de setembro de 2023
07h00 às 08h30 | Café da Manhã
Local: Restaurante Gourmet | Club Med Lake Paradise
08h30 às 08h50 | Sessão de Abertura: orientações importantes e boas-vindas aos congressistas
Local: Club Med Lake Paradise (Sala Orquídea)
Local: Plenária na Sala Orquídea
TELA 1
Experiência
Profissional com mais de 20 anos de experiência no setor financeiro e varejo, focado em gestão de equipes de TI de alta performance, projetando sistemas com tecnologias exponenciais. Equilibrado em competências técnicas e gerenciais, resiliência e foco em alta performance, centrado no cliente.
Experiência em diversas áreas de tecnologia (arquitetura, engenharia, desenvolvimento, governança e operações) em múltiplos ambientes de infraestrutura, entregando valor de ponta a ponta. Habilidades na formação de equipes, acompanhamento e desenvolvimento de carreiras técnicas e gerenciais.
Profissional com mais de 20 anos de experiência no setor financeiro e varejo, focado em gestão de equipes de TI de alta performance, projetando sistemas com tecnologias exponenciais. Equilibrado em competências técnicas e gerenciais, resiliência e foco em alta performance, centrado no cliente.
Experiência em diversas áreas de tecnologia (arquitetura, engenharia, desenvolvimento, governança e operações) em múltiplos ambientes de infraestrutura, entregando valor de ponta a ponta. Habilidades na formação de equipes, acompanhamento e desenvolvimento de carreiras técnicas e gerenciais.
Título da palestra: Construindo Produtos Digitais em uma indústria de Seguros tradicional
Sobre a Palestra: O grande desafio da transformação digital é entregar as melhores experiências digitais, para um cliente cada vez mais conectado e exigente.
Para as indústrias nativas digitais esse é um caminho natural, entretanto, para mercados tradicionais, como o Financeiro, altamente regulados e acompanhado de perto por órgãos governamentais, este desafio se torna exponencial e diário.
Iremos abordar na prática o impacto da cultura organizacional, projetos versus produtos, formação de times e como alavancar negócios que buscam retornos financeiros, garantindo melhor experiência e a confiabilidade técnicas na visão plataforma.
TELA 2
Pessoas e Cultura
Head de Inovação do Grupo Carrefour, com histórico profissional de mais de 20 anos em grandes corporações como Leroy Merlin, Embratel, SAP, IDC e Alcoa Alumínio. Membro do Conselho Consultivo da GIC Brasil, empresa de tecnologia brasileira focada em Varejo.
Escritor do Livro “Inovação | Digitalização | Transformação Digital”; além de ser co-autor em outras produções textuais. Sou criador do PodCast “DuoCast” em parceria com o executivo de Varejo Antônio Lúcio no Spotify. Tenho a honra de ser co-host do Trends News, um editorial semanal sobre Inovação e Tendências de Negócios com Martha Gabriel, Renato Grau e convidados.
Head de Inovação do Grupo Carrefour, com histórico profissional de mais de 20 anos em grandes corporações como Leroy Merlin, Embratel, SAP, IDC e Alcoa Alumínio. Membro do Conselho Consultivo da GIC Brasil, empresa de tecnologia brasileira focada em Varejo.
Escritor do Livro “Inovação | Digitalização | Transformação Digital”; além de ser co-autor em outras produções textuais. Sou criador do PodCast “DuoCast” em parceria com o executivo de Varejo Antônio Lúcio no Spotify. Tenho a honra de ser co-host do Trends News, um editorial semanal sobre Inovação e Tendências de Negócios com Martha Gabriel, Renato Grau e convidados
Título da palestra: Como Criar Cultura de Inovação nas Organizações
Sobre a Palestra: A maior dificuldade das empresas em relação à inovação está em como criar Cultura de Inovação e fazer com que esse tema seja vivo para 100% de seus colaboradores. Nesta palestra Charles Schweitzer ensina seu Framework de Inovação e cases de sucesso da implantação dele em empresas como LeroyMerlin e Banco Carrefour. Se sua empresa precisa criar Cultura de Inovação esse é o primeiro passo.
TELA 3
Gestão e Governança
Mais de 20 anos de conhecimento nos sistemas financeiro/bancário/meios de pagamentos;
Especialista nos Processos: Gestão de Nível de Serviço, Gestão de Problemas, Gestão de Mudanças e Gestão de Incidentes;
Conhecimento e engajadora referente a prática de SRE (Site Reliability Engineering).
Mais de 20 de conhecimento nos sistemas Financeiro/bancário/meios de pagamento;
Atuação nas área de Governança, SRE, FinOps, Arquitetura de Soluções e Sustentação de TI;
Especialista em processos de Gestão de serviços de TI: Gestão de Incidentes, Problemas, Mudanças e apresentação de indicadores em Comitê executivo;
Gestão de Pessoas, Líder Coaching, Coaching Executivo para Liderança de Alta Performance e foco em resultado.
Mais de 20 anos de conhecimento nos sistemas financeiro/bancário/meios de pagamentos;
Especialista nos Processos: Gestão de Nível de Serviço, Gestão de Problemas, Gestão de Mudanças e Gestão de Incidentes;
Conhecimento e engajadora referente a prática de SRE (Site Reliability Engineering).
Mais de 20 de conhecimento nos sistemas Financeiro/bancário/meios de pagamento;
Atuação nas área de Governança, SRE, FinOps, Arquitetura de Soluções e Sustentação de TI;
Especialista em processos de Gestão de serviços de TI: Gestão de Incidentes, Problemas, Mudanças e apresentação de indicadores em Comitê executivo;
Gestão de Pessoas, Líder Coaching, Coaching Executivo para Liderança de Alta Performance e foco em resultado.
Título da palestra: Como utilizar o Error Budget e índice de confiabilidade na Gestão de Serviços de TI
Sobre a Palestra: Será apresentado como a prática de Error Budget e o PRR da Engenharia da Confiabilidade (SRE) pode apoiar na Gestão de Serviços de TI.
TELA 4
Tecnologia e IA
Marcos David Santos – Head da Positivo TechServices.
É Pós-Graduado e Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui MBA Executivo em Gestão de Negócios pela FGV e MBA Executivo pela Universidade de Pittsburgh.
Atua no mercado de Tecnologia há mais de 30 anos, tendo passagem como Diretor de Tecnologia de grandes empresas como Itautec S/A e Positivo S/A.
Além de diversas certificações como PMI e ITIL e Prémios de Reconhecimento como o Prêmio Época Reclame Aqui, Consumidor Moderno entre outros, também foi professor do curso de Ciências da Computação da Universidade Estadual de Santa Catarina e co-autor do livro “A Liderança Desafiada” publicado pela Revista Cliente S/A em 2021.
Experiência em gestão de grandes contas, com tratativas junto a altos níveis de decisão ("C"-levels).
Experiência em gestão de ecossistema de parcerias dos maiores fabricantes de hardware e software globais.
Alta capacidade empreendedora envolvendo startup de operações, forte liderança na gestão de empresas de diferentes segmentos, formação de equipes, contratações de serviços com grandes fornecedores.
Experiência em vendas de soluções de alta complexidade, de vários segmentos como Marketing Digital, Analytics, Supply Chain, RPA, de parceiros como: VmWare, Dell, Lenovo , HP , Microsoft, Adobe, JDA, UiPath, BMC, Positivo, entre outros fabricantes globais.
Profissional multi-skill, com conhecimentos nas mais variadas plataformas tecnológicas.
Excelente conhecimento técnico (certificado MCT,MCSE,MCSA,MCP) nas mais variadas plataformas e tecnologias, tendo participado de vários projetos para entrega de serviços de infraestrutura e sistemas de TI.
Professor convidado ministrando aulas de Tecnologia de Informação no SENAC.
Marcos David Santos – Head da Positivo TechServices.
É Pós-Graduado e Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui MBA Executivo em Gestão de Negócios pela FGV e MBA Executivo pela Universidade de Pittsburgh.
Atua no mercado de Tecnologia há mais de 30 anos, tendo passagem como Diretor de Tecnologia de grandes empresas como Itautec S/A e Positivo S/A.
Além de diversas certificações como PMI e ITIL e Prémios de Reconhecimento como o Prêmio Época Reclame Aqui, Consumidor Moderno entre outros, também foi professor do curso de Ciências da Computação da Universidade Estadual de Santa Catarina e co-autor do livro “A Liderança Desafiada” publicado pela Revista Cliente S/A em 2021.
Experiência em gestão de grandes contas, com tratativas junto a altos níveis de decisão ("C"-levels).
Experiência em gestão de ecossistema de parcerias dos maiores fabricantes de hardware e software globais.
Alta capacidade empreendedora envolvendo startup de operações, forte liderança na gestão de empresas de diferentes segmentos, formação de equipes, contratações de serviços com grandes fornecedores.
Experiência em vendas de soluções de alta complexidade, de vários segmentos como Marketing Digital, Analytics, Supply Chain, RPA, de parceiros como: VmWare, Dell, Lenovo , HP , Microsoft, Adobe, JDA, UiPath, BMC, Positivo, entre outros fabricantes globais.
Profissional multi-skill, com conhecimentos nas mais variadas plataformas tecnológicas.
Excelente conhecimento técnico (certificado MCT,MCSE,MCSA,MCP) nas mais variadas plataformas e tecnologias, tendo participado de vários projetos para entrega de serviços de infraestrutura e sistemas de TI.
Professor convidado ministrando aulas de Tecnologia de Informação no SENAC.
Título da palestra: Positivo Tech Services – Full Outsourcing
Sobre a Palestra: Os Diretores de operações da Positivo Tecnologia irá apresentar a área de negócios Tech Services.
08h50 às 09h50 Podcast Live: Jornada ESM
Sobre a sessão: Nesse podcast, mergulharemos profundamente na intrigante discussão sobre a Jornada ESM (Enterprise Service Management) e seu papel no cenário de TI atual. Abordaremos questões cruciais, como se o ESM representa de fato uma evolução genuína do ITSM (IT Service Management) ou se é apenas mais um modismo passageiro.
Exploraremos os desafios, benefícios e implicações para as empresas que buscam adotar práticas de gerenciamento de serviços mais abrangentes e integradas em diversas áreas da empresa, utilizando seus conhecimentos nativos de TI.
08h50 às 09h50 Oficina de Co-Criação
Sobre a sessão: O HDI Experience 2023, evento híbrido que quebrou paradigmas no mercado de tecnologia no Brasil, traz um workshop imperdível para os entusiastas da inovação em atendimento ao cliente. Venha descobrir como a IA está transformando as operações de serviço, proporcionando interações mais fluidas e eficientes.
Fernando Baldin e Renê Chiari conduzirão esta sessão de 1 hora, compartilhando insights valiosos e práticas recomendadas, além de proporcionar uma vivência prática. Não perca a chance de mergulhar neste tema revolucionário e entender como a inteligência artificial pode elevar o padrão de seus serviços. Garanta sua vaga e junte-se a nós nesta jornada de inovação!
Local: Plenária na Sala Orquídea
TELA 1
Experiência
Com o trabalho reconhecido pelo Gartner e Scaled Agile, acumula 20 anos de experiência em Desenvolvimento Ágil de Software, Gerenciamento de Produtos e Gerenciamento de Portfólio e nos últimos 8 anos atuou em programas de transformação ágil e digital em grandes empresas da indústria de mídia, varejo e banking. Bacharel em Administração com pós graduação em Engenharia de Software pelo Centro Universitário IESB e Transformação Digital pelo MIT. Atualmente, é Gerente Sênior de Tecnologia da Lojas Renner S.A., responsável pela estratégia de tecnologia e pela transformação Lean-Agile da organização, envolvendo todo seu ecossistema de parceiros .
Com o trabalho reconhecido pelo Gartner e Scaled Agile, acumula 20 anos de experiência em Desenvolvimento Ágil de Software, Gerenciamento de Produtos e Gerenciamento de Portfólio e nos últimos 8 anos atuou em programas de transformação ágil e digital em grandes empresas da indústria de mídia, varejo e banking. Bacharel em Administração com pós graduação em Engenharia de Software pelo Centro Universitário IESB e Transformação Digital pelo MIT. Atualmente, é Gerente Sênior de Tecnologia da Lojas Renner S.A., responsável pela estratégia de tecnologia e pela transformação Lean-Agile da organização, envolvendo todo seu ecossistema de parceiros .
Título da palestra: Estratégias de Transformação: Impulsionando o Sucesso na Era Digital
Sobre a Palestra: Na era atual, em constante evolução tecnológica, as organizações enfrentam a necessidade imperativa de se adaptar e transformar para prosperar. Para os executivos de TI, essa transformação é ainda mais crucial, pois eles estão na vanguarda da condução das mudanças que moldarão o futuro das empresas. Nesta palestra exploraremos estratégias essenciais para uma transformação bem-sucedida, abordando tópicos fundamentais relacionados à Transformação Ágil, Transformação Digital e as complexidades inerentes à redefinição de uma organização.
TELA 2
Pessoas e Cultura
Jorge Luis Cordenonsi é CIO da GRSA Brasil e América Latina. Foi CIO da Europ-Assistance, First Data (Fiserv), GM, Walmart e Sodexo.
Foi consultor de TI certificado na IBM Brasil e América Latina. O Jorge é Mestre em TI, Doutor em Administração em TI pela EAESP/FGV e conselheiro do CIONET.
Atualmente, o Jorge atua em projetos de estratégia de TI, governança e transformação digital com foco em inovação.
Jorge Luis Cordenonsi é CIO da GRSA Brasil e América Latina. Foi CIO da Europ-Assistance, First Data (Fiserv), GM, Walmart e Sodexo.
Foi consultor de TI certificado na IBM Brasil e América Latina. O Jorge é Mestre em TI, Doutor em Administração em TI pela EAESP/FGV e conselheiro do CIONET.
Atualmente, o Jorge atua em projetos de estratégia de TI, governança e transformação digital com foco em inovação.
Título da palestra: Carreira em TI: Desafios e Oportunidades
Sobre a Palestra: TI foi e continua sendo uma área desafiadora com muitas oportunidades de carreiras tanto técnicas, quanto de gestão. Escolher um caminho e seguir está cada vez mais complexo em função de diversos fatores, entre eles, o dinamismo com o surgimento de novas tecnologias, e também da diversidade de caminhos.
Esta palestra visa apresentar o cenário de TI, discutir as possibilidades de crescimento profissional e também de compartilhar lições aprendidas pelo palestrante ao longo de sua carreira profissional. Venha aprender a ser o protagonista da sua carreira profissional em TI.
TELA 3
Gestão e Governança
Gerência geral de Governança de TI do Grupo Smart Fit e qualidade com foco em Implementação e gestão de serviços de governança de TI, implementação e gestão de serviços de qualidade, implementação e gestão de processos de TI.
Principais responsabilidades:
- Definir processos e assegurar que eles estão sendo seguidos;
- Atribuir papéis e responsabilidades;
- Garantir que os processos de TI estejam alinhados com a estratégia do negócio agregando valor para a organização;
- Estabelecer uma direção para a TI e fiscalizar se ela está sendo cumprida;
- Garantir cumprimento do orçamento financeiro da área de TI;
- Estruturação do escritório de projetos no Grupo;
Gerência geral de Governança de TI do Grupo Smart Fit e qualidade com foco em Implementação e gestão de serviços de governança de TI, implementação e gestão de serviços de qualidade, implementação e gestão de processos de TI.
Principais responsabilidades:
- Definir processos e assegurar que eles estão sendo seguidos;
- Atribuir papéis e responsabilidades;
- Garantir que os processos de TI estejam alinhados com a estratégia do negócio agregando valor para a organização;
- Estabelecer uma direção para a TI e fiscalizar se ela está sendo cumprida;
- Garantir cumprimento do orçamento financeiro da área de TI;
- Estruturação do escritório de projetos no Grupo;
Título da palestra: Como exercitar a governança de TI em uma empresa de Fitness?
Sobre a Palestra: Em 2019 o tema Governança ainda era tratado como tabu no grupo Smart Fit. Pouco discutido, quase não havia métricas para ajudar a organização a medir performance dos times e temas como qualidade de atendimento representavam um obstáculo entre TI e o cliente.
Quero compartilhar com vocês algumas estratégias adotadas nos últimos anos para consolidar os benefícios da Governança de TI no Grupo. Destacarei também como o "Guia de melhores práticas do HDI", e engajarmos nosso time a participar desses eventos anuais , contribuíram diretamente em todo processo de criação da musculatura e maturidade das práticas e processos - como um verdadeiro "Whey protein" - dentro de nossa empresa!
Vamos lá?
TELA 4
Tecnologia e IA
Título da palestra: O Futuro do trabalho nas empresas digitais
Sobre a Palestra: A palestra "O Futuro do Trabalho nas Empresas Digitais" oferece uma visão intrigante do cenário empresarial em constante evolução. Nesta apresentação envolvente de tecnologia da informação, exploraremos como as empresas estão se adaptando à revolução digital e como isso está moldando o futuro do trabalho. Descubra as tendências, ferramentas e estratégias que as empresas líderes estão adotando para prosperar na era digital, preparando os participantes para enfrentar os desafios e oportunidades que o futuro do trabalho apresenta.
09h50 às 10h40 | Coffee-break e Visitação da EXPO
Local: Expo Hall na Sala Orquídea
Local: Plenária na Sala Orquídea
TELA 1
Experiência
Consultora Sênior do HDI no Brasil, instrutora, auditora e palestrante, hoje muito focada em disseminar e implementar em nossos clientes a trilha de XLA - Experience Level Agreements, em treinamentos e consultorias, além de todos os serviços relacionados ao HDI SCC - Support Center Certification, no Brasil e clientes LATAM do HDI. Sou especialista em processos de atendimento ao cliente e acredito que é possível atingir resultados através do equilíbrio entre pessoas, processos e tecnologias. Construí minha carreira como gestora de atendimento ao cliente (Service Desk), em multinacionais prestadoras de serviços de TI, gerenciando operações complexas de alta disponibilidade, com foco constante para otimização de processos e resultados e onde as pessoas eram essenciais para o sucesso dos negócios.
Nesta jornada de mais de 20 anos, desenvolvi habilidades de gerenciamento e desenvolvimento de pessoas/líderes, foco nos resultados operacionais e estratégicos (KPIs e OKRs); gestão de pessoas (gestão de clima; implementação de programas motivacionais e bem-estar; gestão de desempenho); gerenciamento de projetos; otimização de processos; gestão financeira; comunicação e relacionamento com clientes. Tive a oportunidade de passar por processos de fusão/aquisição e realizar a gestão de mudanças organizacionais.
Consultora Sênior do HDI no Brasil, instrutora, auditora e palestrante, hoje muito focada em disseminar e implementar em nossos clientes a trilha de XLA - Experience Level Agreements, em treinamentos e consultorias, além de todos os serviços relacionados ao HDI SCC - Support Center Certification, no Brasil e clientes LATAM do HDI. Sou especialista em processos de atendimento ao cliente e acredito que é possível atingir resultados através do equilíbrio entre pessoas, processos e tecnologias. Construí minha carreira como gestora de atendimento ao cliente (Service Desk), em multinacionais prestadoras de serviços de TI, gerenciando operações complexas de alta disponibilidade, com foco constante para otimização de processos e resultados e onde as pessoas eram essenciais para o sucesso dos negócios.
Nesta jornada de mais de 20 anos, desenvolvi habilidades de gerenciamento e desenvolvimento de pessoas/líderes, foco nos resultados operacionais e estratégicos (KPIs e OKRs); gestão de pessoas (gestão de clima; implementação de programas motivacionais e bem-estar; gestão de desempenho); gerenciamento de projetos; otimização de processos; gestão financeira; comunicação e relacionamento com clientes. Tive a oportunidade de passar por processos de fusão/aquisição e realizar a gestão de mudanças organizacionais.
Título da palestra: A importância da mudança cultural para o sucesso da experiência do cliente
Sobre a Palestra: As mudanças organizacionais geralmente falham porque as pessoas não entendem os objetivos e a importância de fazer parte da mudança. Implementar estratégias para aumentar a experiência do cliente envolve mudanças pessoais e organizacionais, gerenciar resistências, estar aberto para ver e fazer as coisas de uma forma diferente para atender as expectativas do cliente.
Nesta palestra, Raquel Nadalim, consultora sênior do HDI e instrutora do curso de XLA Foundation, vai apresentar os principais desafios ao implementar estratégias de experiência do cliente e como transpô-los através do gerenciamento das mudanças organizacionais.
TELA 2
Pessoas e Cultura
Possuo mais de 16 anos de experiência em tecnologia, sendo 14 anos no mercado financeiro. Tive a oportunidade de liderar times em diversas especialidades como core banking, meios de pagamento, seguros, asset management, governança, operação de TI e transformação digital.
Acredito no estudo, e por isso passei pela CEFET, FATEC, FGV, INSPER e mais recentemente um ano no MIT.
Gosto de um bom desafio e acredito que encontrei no Banco PAN uma oportunidade fantástica de impactar a vida de muitos brasileiros.
Sou apaixonado por tecnologia e por pessoas, gosto de conectar as duas coisas e não tem dúvida que essa conexão é o que faz a diferença.
Quando tenho um tempo livre vou para a praia!
Possuo mais de 16 anos de experiência em tecnologia, sendo 14 anos no mercado financeiro. Tive a oportunidade de liderar times em diversas especialidades como core banking, meios de pagamento, seguros, asset management, governança, operação de TI e transformação digital.
Acredito no estudo, e por isso passei pela CEFET, FATEC, FGV, INSPER e mais recentemente um ano no MIT.
Gosto de um bom desafio e acredito que encontrei no Banco PAN uma oportunidade fantástica de impactar a vida de muitos brasileiros.
Sou apaixonado por tecnologia e por pessoas, gosto de conectar as duas coisas e não tem dúvida que essa conexão é o que faz a diferença.
Quando tenho um tempo livre vou para a praia!
Título da palestra: Transformação cultural e construção de digital de dentro para fora
Sobre a Palestra: Em uma era de rápidas mudanças tecnológicas e transformações digitais, a palestra do CIO vai além dos aspectos técnicos e mergulha profundamente na importância da 'Transformação Cultural' e na construção de uma base digital sólida 'de dentro para fora'. Com um histórico exemplar na liderança de iniciativas estratégicas de tecnologia, o CIO do Banco Pan oferecerá insights valiosos sobre como moldar uma cultura organizacional que abraça a inovação e adota a mentalidade digital em todos os níveis.
Esta apresentação é uma oportunidade única para compreender como uma abordagem centrada nas pessoas é fundamental para o sucesso na jornada de transformação digital de qualquer empresa.
TELA 3
Gestão e Governança
Head of Service & Governance LATAM na DELFIA, desenvolvendo equipes de alta performance atuando a mais de 20 anos como instrutor, consultor, auditor e palestrante no setor de serviços e governança. Desenvolvimento de projetos de sucesso e mais de 1000 profissionais treinados em melhores práticas utilizando "framework" líder de mercado como diretores, gerentes e líderes no Brasil e no exterior. Comprometimento e motivação de pessoas são palavras chaves para otimizar resultados
Head of Service & Governance LATAM na DELFIA, desenvolvendo equipes de alta performance atuando a mais de 20 anos como instrutor, consultor, auditor e palestrante no setor de serviços e governança. Desenvolvimento de projetos de sucesso e mais de 1000 profissionais treinados em melhores práticas utilizando "framework" líder de mercado como diretores, gerentes e líderes no Brasil e no exterior. Comprometimento e motivação de pessoas são palavras chaves para otimizar resultados
Título da palestra: Como garantir a maturidade dos serviços de TI de forma simples e alto valor
Sobre a Palestra: Em um mundo digital e disruptivo incidentes e indisponibilidade já não são aceitáveis! Operações maduras e focadas na experiência dos seus clientes já não são consideradas inovadoras e sim primordial. Como garantir serviços de TI maduros de forma sustentável, simples e com percepção de valor?
TELA 4
Tecnologia e IA
Fundador da iNuTech.
Pesquisador nas disciplinas de Epistemologia da Informação e Filosofia da Informação, autor de diversos artigos técnicos e científicos, palestrante em eventos de tecnologia.
25 anos de carreira voltada para negócios em grandes indústrias de software de TI, ajudando clientes governamentais e privados a desenvolver e manter seus aplicativos de portfólio de software, gerenciando questões técnicas e comerciais para definir, vender e implementar processos de desenvolvimento de software de engenharia, através de confiança e relacionamentos próximos, alcançando ótimos resultados e altíssimo nível de satisfação dos clientes.
Fundador da iNuTech.
Pesquisador nas disciplinas de Epistemologia da Informação e Filosofia da Informação, autor de diversos artigos técnicos e científicos, palestrante em eventos de tecnologia.
25 anos de carreira voltada para negócios em grandes indústrias de software de TI, ajudando clientes governamentais e privados a desenvolver e manter seus aplicativos de portfólio de software, gerenciando questões técnicas e comerciais para definir, vender e implementar processos de desenvolvimento de software de engenharia, através de confiança e relacionamentos próximos, alcançando ótimos resultados e altíssimo nível de satisfação dos clientes.
Título da palestra: Definindo quais IAs utilizar na minha empresa (e como usar)
Sobre a Palestra:
- O passo a passo do desenvolvimento de uma aplicação comercial de IA
- Entendimento do problema de negócio e análise de viabilidade técnica e econômica;
- Mapeamento das caraterísticas dos dados necessários e disponíveis;
- Testes e escolha de tipos de abordagem técnica (Machine Learning, Deep Learning, Redes Complexas);
- Testes e escolha de algoritmos, dentre as alternativas da abordagem selecionada;
- Seleção de data sets para treinamento de modelos;
- Definição de prioridades do treinamento, em função dos objetivos de negócio;
- Treinamento dos algoritmos com data sets selecionados, resultando nos modelos operacionais;
- A estreiteza de aplicação dos modelos de IA.
- Riscos do aprendizado de máquina continuado e autônomo;
- Degradação com o tempo de uso da acurácia dos modelos e necessidade de auditoria;
- IA Estreita (ANI) x IA Geral (AGI) x Superinteligência Artificial (ASI);
- IA Supervisionada x IA Não Supervisionada;
- Desafios que precisam ser superados para que se alcance a AGI e a ASI.
10h40 às 11h40 Podcast Live: ESG em foco
Sobre a sessão: À medida que as preocupações com as questões ambientais, sociais e de governança continuam a crescer, as empresas enfrentam a necessidade premente de amadurecer suas práticas e estratégias ESG. Neste episódio ao vivo, vamos explorar como as organizações podem navegar por esse cenário em evolução, destacando as melhores práticas, desafios e oportunidades para aprimorar o desempenho ESG.
10h40 às 12h10 Oficina de Co-Criação
Sobre a sessão: Nesta oficina de co-criação, os participantes terão a oportunidade de mergulhar em uma experiência prática e dinâmica que os levará ao próximo nível em seus projetos de Customer Experience para empresas e departamentos de TI. Por meio de exercícios colaborativos e com cases de empresas da própria platéia, os congressistas serão incentivados pelos facilitadores a desbloquear a criatividade coletiva, identificar oportunidades de aprimoramento e cocriar soluções sob medida para os desafios específicos que enfrentam em seus projetos de Customer Experiece para áreas de TI.
Ao vivenciar esse processo imersivo, os participantes não apenas adquirirão habilidades práticas, mas também desenvolverão uma mentalidade centrada no cliente que os capacitará a liderar a transformação de suas organizações, oferecendo experiências excepcionais e impulsionando o sucesso em suas jornadas de CX.
Local: Plenária na Sala Orquídea
TELA 1
Experiência
Experiente Líder de Tecnologia da Informação trabalhando na indústria bancária e fintechs. Liderando gerentes seniores, gerentes de engenharia, arquitetos, profissionais de alto nível, estruturando Agile, LACE, DataOps, DevOps, SREs, CREs, Data Governance, IT Governance (ITSM) e Digital Transformation Teams a fim de criar o máximo valor para o nosso negócio.
Certified DevOps Professional, Agile Scrum Master, Site Reliability Engineer (SRE), DevSecOps, SAFe 5.0 e Six Sigma Yellow Belt. Hábil em Microsoft Framework, FullStack Engineer para ambientes de código aberto, DataDriven Enabler e experiente em ambientes de nuvem AWS/Azure/GCP
Experiente Líder de Tecnologia da Informação trabalhando na indústria bancária e fintechs. Liderando gerentes seniores, gerentes de engenharia, arquitetos, profissionais de alto nível, estruturando Agile, LACE, DataOps, DevOps, SREs, CREs, Data Governance, IT Governance (ITSM) e Digital Transformation Teams a fim de criar o máximo valor para o nosso negócio.
Certified DevOps Professional, Agile Scrum Master, Site Reliability Engineer (SRE), DevSecOps, SAFe 5.0 e Six Sigma Yellow Belt. Hábil em Microsoft Framework, FullStack Engineer para ambientes de código aberto, DataDriven Enabler e experiente em ambientes de nuvem AWS/Azure/GCP
Título da palestra: Singularidade Tecnológica, Business Agility e como a Engenharia de confiabilidade (SRE) e o AIOPS potencializam o Customer Experience
Sobre a Palestra: Como a utilização apropriada dos dados geradas por nossas aplicações conseguem
nos aproximar do sentimento e conquistar a lealdade de nossos clientes.
Com a evolução tecnológica, cada vez mais a capacidade de processamento humano se
torna distante das soluções de problemas e da identificação de oportunidades de acelerar a criação
de produtos com base nos comportamentos dos clientes.
Para isto, através de técnicas de engenharia de confiabilidade, novas tecnologias para
armazenamento e tratamento de dados utilizando Data Science e Data Analytics, existem
mecanismos que unidos podemos identificar a melhor forma de atingir com precisão as
necessidades dos clientes aliados aos objetivos da empresa
Assuntos a serem abordados:
- Singularidade Tecnologia;
- Business Agility;
- DataOps;
- SRE;
- AIOPS.
TELA 2
Pessoas e Cultura
Título da palestra: Ser Humano é Ser Completo
Sobre a Palestra: Em mundo cada vez mais digital e com inteligência cada vez mais artificial, ser natural, completo e pleno é um ato cada vez mais difícil para a maioria dos executivos. Nesse bate-papo vamos debater como resgatar o ser-humano por detrás do terno e da gravata para que, em sua plenitude, o executivo pode fazer a diferença para todos ao seu redor: empresa, funcionários, clientes, família e para si mesmo.
TELA 3
Gestão e Governança
Graduado em Ciências da Computação com especialização no programa executivo “Creating Busness Change, da Fundação Dom Cabral. Atua na área de Tecnologia da Informação há mais de 20 anos, com sólida experiência em gestão de data center. No Sem Parar desde 2022, é responsável pela gestão de um time interdisciplinar de sustentação da infraestrutura de usos da tecnologia.
Graduado em Ciências da Computação com especialização no programa executivo “Creating Busness Change, da Fundação Dom Cabral. Atua na área de Tecnologia da Informação há mais de 20 anos, com sólida experiência em gestão de data center. No Sem Parar desde 2022, é responsável pela gestão de um time interdisciplinar de sustentação da infraestrutura de usos da tecnologia.
Título da palestra: Alcançando a eficiência operacional por meio de governança Inteligente, tecnologia e um parceiro estratégico.
Sobre a Palestra: Nesse estudo de caso, mostraremos como a implementação de ações estrategicamente interligadas, envolvendo governança Inteligente, tecnologia e um parceiro estratégico, desempenhou um papel fundamental na revolução da nossa jornada de suporte. Ao examinar a experiência em questão, você terá a oportunidade de compreender o poder da sinergia entre esses elementos para alcançar eficiência operacional.
TELA 4
Tecnologia e IA
Claudia Marquesani, CIO, palestrante, mestre e professora universitária, profissional com mais de 27 anos de experiência em Tecnologia da Informação em grandes empresas e multinacionais de diversos segmentos, tais como AmBev, IBM, Sodexo, LDC, Santander e Petz. Vencedora de prêmios nacionais e globais de liderança em Tecnologia nos anos de 2016-2017-2018-2019-2022.
Atualmente é líder da área de Tecnologia da Petz, maior empresa do segmento de varejo Pet nacional. É graduada em Processos Gerenciais, pós-graduada em Finanças com Ênfase em Controladoria e mestre em Gestão da Competitividade na linha de Tecnologia da Informação, todos pela Fundação Getúlio Vargas. Suas linhas de pesquisa preferenciais são: as características do líder digital, gestão de projetos de inovação, TI ambidestra (Bimodal) e Soft Kills.
No mestrado, apresentou uma tese relacionada a ESG e igualdade de gênero no segmento de Tecnologia da Informação. Participou também como coautora em dois livros sobre liderança feminina na Tecnologia, ambos lançados em 2022 e palestrou em Harvard a respeito da transformação digital no cenário econômico brasileiro. Cursa atualmente doutorado em finanças e controladoria empresarial com foco em tecnologia pelo Mackenzie.
Claudia Marquesani, CIO, palestrante, mestre e professora universitária, profissional com mais de 27 anos de experiência em Tecnologia da Informação em grandes empresas e multinacionais de diversos segmentos, tais como AmBev, IBM, Sodexo, LDC, Santander e Petz. Vencedora de prêmios nacionais e globais de liderança em Tecnologia nos anos de 2016-2017-2018-2019-2022.
Atualmente é líder da área de Tecnologia da Petz, maior empresa do segmento de varejo Pet nacional. É graduada em Processos Gerenciais, pós-graduada em Finanças com Ênfase em Controladoria e mestre em Gestão da Competitividade na linha de Tecnologia da Informação, todos pela Fundação Getúlio Vargas. Suas linhas de pesquisa preferenciais são: as características do líder digital, gestão de projetos de inovação, TI ambidestra (Bimodal) e Soft Kills.
No mestrado, apresentou uma tese relacionada a ESG e igualdade de gênero no segmento de Tecnologia da Informação. Participou também como coautora em dois livros sobre liderança feminina na Tecnologia, ambos lançados em 2022 e palestrou em Harvard a respeito da transformação digital no cenário econômico brasileiro. Cursa atualmente doutorado em finanças e controladoria empresarial com foco em tecnologia pelo Mackenzie.
Título da palestra: Inteligência Humana na Era da Inteligência artificial para profissionais de Tecnologia
Sobre a Palestra: Quais são os principais soft skills exigidos atualmente de um profissional de tecnologia? Como a IA transformará nossa relação com as profissões de tecnologia, com as pessoas e com a sociedade? Nessa palestra falaremos da inteligência humana como ferramenta para impulsionar as novas tecnologias, tais como a inteligência artificial.
Local: Plenária na Sala Orquídea
TELA 1
Experiência
Profissional pós graduada em Transformação Digital e Agilidade com 15 anos de experiência no ramo de Tecnologia em vários segmentos e grandes corporações. Algumas aqui de exemplo: Rumo Logística, BRF, Grupo Boticário, Accenture, e atualmente: Grupo Carrefour.
Profissional especializada em entregar excelência de serviços de tecnologia para o mercado, utilizando boas práticas com frameworks, metodologias e PNL trazendo maturidade, agilidade e resultados para o negócio com foco em unir o cliente e colaborador no centro do atendimento. Trago como essência, a atuação entre um time, onde ensinando e especializando pessoas, temos total condições de aculturar e seguir fluxos pré-definidos. Sou extremamente resiliente e curiosa em encontrar diversas formas de entregar o objetivo, fazendo com que cada pessoa, processo e tecnologia, sejam de extrema importância para a entrega de valor.
Profissional pós graduada em Transformação Digital e Agilidade com 15 anos de experiência no ramo de Tecnologia em vários segmentos e grandes corporações. Algumas aqui de exemplo: Rumo Logística, BRF, Grupo Boticário, Accenture, e atualmente: Grupo Carrefour.
Profissional especializada em entregar excelência de serviços de tecnologia para o mercado, utilizando boas práticas com frameworks, metodologias e PNL trazendo maturidade, agilidade e resultados para o negócio com foco em unir o cliente e colaborador no centro do atendimento. Trago como essência, a atuação entre um time, onde ensinando e especializando pessoas, temos total condições de aculturar e seguir fluxos pré-definidos. Sou extremamente resiliente e curiosa em encontrar diversas formas de entregar o objetivo, fazendo com que cada pessoa, processo e tecnologia, sejam de extrema importância para a entrega de valor.
Título da palestra: Experience Centre - Acompanhando o comportamento na prática como garantia da satisfação dos seus clientes
Sobre a Palestra: Ao adotar metodologias como ECC - HDI e User Experience voltado ao XLAs, é notório o quanto a aproximação, entendimento do comportamento das aplicações e o que acontece na prática do dia a dia, são essenciais para determinar não só a saúde dos serviços, mas a execução deles.
Descubra como tirar máximo proveito das tecnologias aplicando as melhores práticas de mercado para criar uma estratégia de avaliação de comportamento. Entenda também como apoio no aculturamento dos times de Tecnologia impacta para ofertar a melhor experiência para os clientes.
Apresentaremos um case de sucesso com um dos líderes de mercado de retail, liderado pela Head de Serviços Digitais do Carrefour.
TELA 2
Pessoas e Cultura
Graduada em Microeletrônica e pós-graduada em Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação (TI).
Com 18 anos de experiência na área de tecnologia, nos últimos 13 anos tem se dedicado à liderança na área de desenvolvimento de sistemas.
Seu foco tem sido a busca pela eficiência operacional por meio da inovação, utilizando metodologias e tecnologias que promovam sinergia com as demandas emergentes do mercado. Sua liderança tem como propósito o desenvolvimento das pessoas e a alta performance, mantendo o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Além, da busca pelo aprimoramento contínuo a fim de identificar o que faz sentido para cada pessoa. Faz parte, ainda, da associação MCIO (Mulheres CIO) e atua como voluntária na área de parcerias. Além disso, é mentora e escritora voluntária no grupo da Jornada Colaborativa.
Graduada em Microeletrônica e pós-graduada em Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação (TI).
Com 18 anos de experiência na área de tecnologia, nos últimos 13 anos tem se dedicado à liderança na área de desenvolvimento de sistemas.
Seu foco tem sido a busca pela eficiência operacional por meio da inovação, utilizando metodologias e tecnologias que promovam sinergia com as demandas emergentes do mercado. Sua liderança tem como propósito o desenvolvimento das pessoas e a alta performance, mantendo o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Além, da busca pelo aprimoramento contínuo a fim de identificar o que faz sentido para cada pessoa. Faz parte, ainda, da associação MCIO (Mulheres CIO) e atua como voluntária na área de parcerias. Além disso, é mentora e escritora voluntária no grupo da Jornada Colaborativa.
Título da palestra: Como as Hard Skills influenciam as Soft Skills na liderança
Sobre a Palestra: O intuito é abordar o tema trazendo reflexões para gestores muito técnicos que apesar de aprenderem sobre as soft skills são direcionados no dia-a-dia tomando decisões segundo essa visão.
Quero trazer a importância de conhecer a cultura da empresa, os estilos de comunicação dos liderados e a importância da busca pela intersecção das hard skills e soft skills na liderança moderna.
TELA 3
Gestão e Governança
19 anos de experiencia em serviços e infraestrutura de TI. Experiência em gestão e criação/implantação de área de serviços como atendimento/relacionamento com cliente, service desk, field service, projetos, delivery/implantação.
Gerenciamento e Liderança de grandes equipes heterogêneas e multidisciplinares, com diferentes idades, expectativas e sonhos.
Projetos de Transformação Digital e evolução tecnológica.
Forte experiência em gestão de serviços de alta criticidade, , Operação 24/7, Missão Crítica, projetos de redução de custo e otimização de recursos, gerenciamento de Capex e Opex e gestão de todo ciclo de vida do serviço (Estratégia, Desenho, Entrega, Medição, Revisão), assim como uma gestão próxima dos clientes, gerando uma relação de empatia e confiança (Customer Success);
Atualmente Membro do board do SAB (Strategic Advisory Board), conselho estratégico do HDI no Brasil, que é formado por gestores e diretores das principais operações de TI, Serviços, Suporte, Governança, Service Desk e correlatos do Brasil. O Grupo realiza reuniões mensais e têm como objetivo prover recomendações e informações sobre as tendências da indústria de serviços de TI e suporte, e auxiliar o HDI na documentação e comunicação de tais tendências ao mercado. Fui também Co-Fundador e Primeiro presidente do board do SOAB (Software Advisory Board), formado por especialistas que atuam na área de gestão de suporte à software/aplicação.
19 anos de experiencia em serviços e infraestrutura de TI. Experiência em gestão e criação/implantação de área de serviços como atendimento/relacionamento com cliente, service desk, field service, projetos, delivery/implantação.
Gerenciamento e Liderança de grandes equipes heterogêneas e multidisciplinares, com diferentes idades, expectativas e sonhos.
Projetos de Transformação Digital e evolução tecnológica.
Forte experiência em gestão de serviços de alta criticidade, , Operação 24/7, Missão Crítica, projetos de redução de custo e otimização de recursos, gerenciamento de Capex e Opex e gestão de todo ciclo de vida do serviço (Estratégia, Desenho, Entrega, Medição, Revisão), assim como uma gestão próxima dos clientes, gerando uma relação de empatia e confiança (Customer Success);
Atualmente Membro do board do SAB (Strategic Advisory Board), conselho estratégico do HDI no Brasil, que é formado por gestores e diretores das principais operações de TI, Serviços, Suporte, Governança, Service Desk e correlatos do Brasil. O Grupo realiza reuniões mensais e têm como objetivo prover recomendações e informações sobre as tendências da indústria de serviços de TI e suporte, e auxiliar o HDI na documentação e comunicação de tais tendências ao mercado. Fui também Co-Fundador e Primeiro presidente do board do SOAB (Software Advisory Board), formado por especialistas que atuam na área de gestão de suporte à software/aplicação.
Título da palestra: Não é a primeira vez que a tecnologia rouba o seu emprego. E você deveria comemorar
Sobre a Palestra: Você já ouviu falar sobre a tecnologia "roubando" empregos, mas o que não te contaram é que isso pode ser a melhor coisa que já aconteceu para sua carreira.
Ao longo desta palestra, mergulharemos nas páginas da história, onde a tecnologia alterou radicalmente o cenário profissional, muitas vezes levantando questões e incertezas. No entanto, não limitaremos nossa discussão a isso. Investigaremos a fundo as razões pelas quais esse fenômeno deve ser considerado um motivo de otimismo e celebração.
Preparem-se para uma jornada informativa e reveladora que irá ampliar sua compreensão sobre como a evolução tecnológica tem moldado, e continuará a moldar, nossas vidas profissionais.
TELA 4
Tecnologia e IA
Sou formado na área de TI e tenho mais de 10 anos de experiência na área.
Tenho buscado me especializar em Gestão de Serviços, ITSM, ITIL, Cobit e Customer Success e acredito que as empresas que não empregam todos os seus esforços para atender seus clientes da melhor forma, e com a melhor qualidade, estão fadadas à ruína e ao fracasso.
Sou formado na área de TI e tenho mais de 10 anos de experiência na área.
Tenho buscado me especializar em Gestão de Serviços, ITSM, ITIL, Cobit e Customer Success e acredito que as empresas que não empregam todos os seus esforços para atender seus clientes da melhor forma, e com a melhor qualidade, estão fadadas à ruína e ao fracasso.
Título da palestra: Facilite da gestão à operação
Sobre a Palestra: Na apresentação "Facilite da gestão à operação", Rafael Fialho, CFO e Sócio da Plataforma de ESM Desk Manager, destacará a importância da inovação para as empresas e, em contrapartida, a necessidade da busca contínua pelo aperfeiçoamento dessa transformação digital. Serão abordados temas como tendências de mercado e seus desafios como privacidade, integração de sistemas e a ética na aplicação da IA.
11h40 às 12h10 Podcast Live: Débito Técnico
Sobre a sessão: Está na hora de enfrentar um dos desafios mais críticos que as organizações de TI enfrentam atualmente - o Débito Técnico. Muitas vezes ignorado ou subestimado, o acúmulo de dívidas técnicas pode impactar drasticamente a eficiência, a qualidade e a segurança dos sistemas de uma empresa. Neste episódio de meia hora, mergulharemos fundo no mundo do Débito Técnico, discutindo as razões por trás do seu crescimento, suas implicações negativas e, o mais importante, como enfrentá-lo e resolver essa conta pendente. Acompanhe-nos enquanto exploramos estratégias, melhores práticas e histórias inspiradoras para lidar com o Débito Técnico e garantir o sucesso a longo prazo de suas iniciativas de TI.