Profissionais e empresas de TI adoram falar sobre a cultura organizacional, e existe uma boa razão para isso. Se você e sua equipe passam o dia todo resolvendo problemas ou requisições, o fator cultural é algo muito importante nesse contexto.
Vamos entender aqui como a cultura padrão de áreas ou empresas de tecnologia nos levou ao estigma de ''sub-departamento'' por tantos anos, e como agora podemos mudar isso de uma vez por todas.
O “novo normal” dos últimos meses me fez pensar sobre o que realmente importa, tanto na vida pessoal, como profissional. Cara, vou te falar... cheguei a conclusão que meus relacionamentos são essenciais para o sucesso na vida. Isso não deveria me surpreender, já que uma grande parte da experiência do cliente é cultivar relacionamentos e as emoções por trás deles, e consequentemente valorizar nossa marca ou empresa com essa parceria. No entanto, a presença e o impacto de meus relacionamentos ficaram evidentes e expostos quando o mundo se adaptou a uma nova maneira de viver, e eu precisei de fato, me relacionar mais.
Em geral, o famoso catálogo de serviços é considerado uma ferramenta útil para termos uma visão geral dos serviços que você oferece em seu departamento de TI. Há três benefícios principais: você gera expectativas com mais transparência para seus clientes e os ajuda a produzir para o negócio, é capaz de explicar aos superiores em que está gastando seu tempo e melhora muito seu potencial de oferecer um bom autoatendimento. Mas como podemos aliar essa importante ferramenta de gestão a experiência de nosso usuário de tecnologia?
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O Centro de Assistência Técnica (CAT) da Universidade de Phoenix (EUA), lida com mais de 1,6 milhão de contatos de estudantes e professores por ano, incluindo incidentes, solicitações de serviços e necessidades de treinamento em aplicações e tecnologia em geral. Em um determinado momento de nossa evolução, o CAT procurava uma maneira eficaz de orientar o processo de gerenciamento de conhecimento para um centro de suporte incrivelmente veloz e, finalmente, melhorar a experiência do aluno e do corpo docente.
Estou participando de uma reunião sobre projetos ágeis agora, neste minuto. Não sou desenvolvedora, nem analista de negócios e não tenho treinamento formal em Agile. Mas lidero oficialmente um processo de TI e, portanto, participo dessas ligações diárias.
Participo de maneira superficial, principalmente para ver o que está acontecendo na empresa e me manter informada. Alguns dias eu participo ativamente. Outros dias eu apenas ouço. Eu ligo a câmera e pelo menos tento parecer que estou engajada. Palavra-chave: ‘’estar presente’’.
As crises e o trabalho remoto têm algo em comum - a necessidade de transparência e comunicação. Do planejamento de sua estratégia de compartilhamento a disseminação de sua mensagem, eis alguns conselhos de especialistas para adaptar a sua comunicação com o time em períodos difíceis.
Sim, separei quatro autores diferentes que acompanho sempre, e que se complementam muito bem em suas disciplinas em busca de uma comunicação bem feita em períodos de alto estresse e crises como a atual.