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O fantasma da Gestão de Configuração e Ativos

O fantasma da Gestão de Configuração e Ativos
Como podemos operar um ambiente computacional complexo no escuro? Simples, você não opera. Quando você tenta, ‘’os fantasmas’’ vão te pegar, causando interrupções no serviço quando você menos espera. A prática de gerenciamento de configuração e ativos de serviço iluminam os seus serviços, e são fatores críticos de sucesso.  
 
Iluminando as operações

Muitos pensam no gerenciamento de configuração como a construção de um CMDB, mas isso é apenas uma implementação dentro da sua ferramenta. O gerenciamento de configuração faz parte de uma prática ITIL chamada “Service Asset and Configuration Management” ou SACM. Essa prática combina o gerenciamento de ativos com o entendimento da configuração e uso desses ativos.

Existem vários resultados essenciais dessa prática:

  • Identificar os ativos de propriedade e operados pela empresa e documentar os serviços que eles suportam ajuda a determinar o custo de possuir e usar os serviços. 

  • Um inventário de ativos online pode ser usado para limitar o acesso à rede a dispositivos de propriedade ou registrados na organização, melhorando a segurança da rede. 

  • Entender como cada dispositivo deve ser configurado oferece suporte a uma operação técnica mais eficaz, de várias maneiras:
    1. Garante que as vulnerabilidades de segurança sejam abordadas de forma consistente em toda a empresa. Combinado com aplicativos de monitoramento de dispositivos, ele garante que todos os dispositivos estejam protegidos, reduzindo o risco de ataques cibernéticos.

    2. Configurações consistentes do dispositivo significam operação consistente, reduzindo erros e melhorando a disponibilidade. Isso, por sua vez, garante um desempenho consistente do aplicativo, pois todos os usuários finais estão executando os sistemas operacionais e patches corretos, bem como as versões de software mais recentes em dispositivos que também estão configurados corretamente.

    3. Saber quais ativos são necessários para operar um serviço (também conhecido como mapeamento de serviço) ajuda a entender o impacto potencial da falha de um componente e também ajuda a priorizar o trabalho do gerenciamento de vulnerabilidades ao gerenciamento de incidentes.

Observando os fundamentos do SACM e alguns dos resultados que ele suporta, é fácil ver por que as organizações que não o adotaram ainda estão lutando para fornecer serviços de forma eficaz. Eles estão colocando ativos em operação e deixando-os rodar sozinhos, então corrigindo os problemas causados ​​por não configurá-los e gerenciá-los de forma eficaz. Eles então se concentram no gerenciamento de incidentes e problemas para evitar tais problemas, mas continuarão a operar de forma reativa até assumirem o controle de seus ativos.

Exorcizando os fantasmas

três coisas que as organizações precisam fazer para começar a gerenciar sua operação de tecnologia com SACM (Gestão de Configuração e Ativos):

     1. CONSTRUIR UM BUSINESS CASE

Como as ferramentas e os recursos de equipe necessários para um SACM eficaz podem ser caros, é essencial entender o seu business case. O valor desse processo pode ser provado através dos seguintes benefícios:

  • Maior capacidade de proteger a organização contra ataques cibernéticos, gerenciando vulnerabilidades conhecidas antes que possam ser exploradas e pela detecção precoce de instruções usando um sistema de monitoramento para detectar anomalias no uso esperado de ativos. 

  • O gerenciamento de configuração e a automação permitem que os técnicos usem seu tempo com mais eficiência, reduzindo o trabalho manual para manter o ambiente funcionando. Isso significa que eles podem gerenciar com sucesso uma pegada digital maior e não precisam mais ignorar os endpoints para se concentrar apenas na infraestrutura. Isso melhora a segurança e a disponibilidade. 

  • Os funcionários são mais produtivos devido à maior disponibilidade e desempenho. 

  • Ao montar seu Business Case, não deixe de analisar o modelo de trabalho que a sua empresa está adotando. Se for híbrido ou remoto, por exemplo, pode ser ainda mais desafiador devido à capilaridade dos ativos. 
    2. CONSTRUA UM ROTEIRO

Isso não é um sprint; SACM é uma prática, o que significa trabalho contínuo. O CMDB completo não será construído da noite para o dia e precisa de manutenção constante. A criação de um roteiro permite que a organização entenda a visão e como ela será alcançada. 
Ele também permite que a organização comece pequenas melhorias e vá evoluindo as práticas até que fique bem maduro. A maioria das organizações já possui as ferramentas para construir um CMDB entre sistemas de monitoramento e ferramentas de implantação. A integração deles com as ferramentas de gerenciamento de serviços é uma ótima maneira de começar a construir o CMDB, ajudando a justificar os gastos com ferramentas de descoberta mais amplas.

    3. OBTENHA FINANCIAMENTO E RECURSOS

Embora os técnicos possam começar pequeno, apenas em seu tempo livre para ajudar a construir o Business Case, esse esforço levará tempo e dinheiro. Use o roteiro para considerar seu investimento anual para criar uma prática robusta de gerenciamento de configuração. Lembre-se que com o trabalho caminhando para um modelo híbrido, o impacto na gestão dos ativos da empresa ficou bastante desafiador, principalmente quando nosso parque de máquinas é robusto, portanto esse é mais um ponto de atenção que pode estar lhe dando prejuízo financeiro se estiver sendo executado como antes da pandemia. 

 
* Phyllis Drucker é engenheira digital e ITIL expert. Phyllis tem mais de 20 anos de experiência nas disciplinas e estruturas de gerenciamento de serviços de TI, como praticante e consultora. Participa do HDI desde 1997 como palestrante, redatora, líder de grupo regional, membro do conselho e instrutora. Desde 1997, Phyllis tem ajudado a promover a profissão de líderes e praticantes de ITSM em todo o mundo, fornecendo sua experiência e visão sobre uma ampla variedade de tópicos de ITSM por meio de apresentações, white papers e livros de autoria própria. 

 


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