AGOV - Advisory Board de Governo

O HDI AGOV - Advisory Board de Governo, é um dos conselhos estratégicos do HDI no Brasil - existente desde 2014. É formado por profissionais da área de tecnologia da informação que atuam no setor público nacional, em instituições municipais, estaduais e federais, dentro dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Sua principal missão é prover recomendações e informações sobre as tendências e necessidades deste mercado, orientar o setor, de forma que a compra e a venda entre fornecedores e governo seja melhor, que os termos de referência e editais possam ser melhor atendidos, e também identificar durante as reuniões outros temas e necessidades que o setor apresenta. Funcionará também como um importante agente de mudança para a prestação de serviços de TI no setor público, visando é claro, a melhoria do todo, inclusive da melhoria das condições de trabalho no setor.

A missão

Contribuir para a melhoria contínua dos serviços de TI no Governo.

A visão

Ser reconhecido nacionalmente como referência em temas relacionados à contratação e gestão de serviços de TI no âmbito da Administração Pública.

Conheça melhor os profissionais do conselho:

  • Presidente: Rodrigo Leão - BNDES
  • Vice-Presidente: Ricardo Vaz - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE SP)

 Representantes HDI:

  • Luiz Couto, HDI Brasil
  • Thiago de Marco, HDI Brasil
  • Felipe Coelho, HDI Brasil
  • Daniel Oliveira, Conselheiro

 Representantes de órgãos do governo:

  • Breno Costa - Tribunal de Contas da União (TCU)
  • Carlos Constantino M. Nassur - Câmara dos Deputados - Câmara dos Deputados
  • Ednilson Cunha - Caixa Econômica Federal
  • Luciano Martins - IplanRio
  • Ricardo Vaz - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE SP)
  • Rodrigo Leão - BNDES
  • Valdecy Urquiza Júnior - Polícia Federal
  • Vinícius de Faria Silva - Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

Breno Costa

Bacharel em Ciência da Computação pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), possui 20 anos de experiência na área de TI. Atuou na iniciativa privada por 7 anos como diretor de tecnologia em empresa de desenvolvimento de aplicações para handhelds e 5 anos como gerente de projetos de desenvolvimento web na Brasil Telecom, empresa de telecomunicações adquirida pela Oi em 2009.
É servidor do Tribunal de Contas da União desde 2008 e atual Diretor de Relacionamento com Clientes. Por 5 anos, foi o chefe do Serviço de Suporte a Cliente, setor responsável pelo atendimento a usuários dos serviços de TI do órgão.

Carlos NassurCarlos Constantino M. Nassur éBacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília e em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Especialista em Tecnologia da Informação pela Universidade Paulista e em Melhoria de Processo de Software pela Universidade Federal de Lavras, além de diplomado no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro.

É servidor de carreira da Câmara dos Deputados desde 2002, já desempenhou as funções de Chefe da Seção de Suporte à Engenharia de Sistemas, Chefe do Serviço de Apoio Técnico-Administrativo, Diretor da Coordenação de Atendimento aos Usuários, além de Assessor da Diretoria do Centro de Informática.

Foi membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), onde atuou como Coordenador da Comissão de Estudos de Gerência de Ciclo de Vida de Software e Sistema do Comitê Brasileiro de Computadores e Processamento de Dados, além de delegado do Brasil em diversas reuniões plenárias organizadas pelo JTC 1, Joint Technical Committee 1, da International Organization for Standardization (ISO) e International Electrotechnical Comission (IEC). Atualmente assessora o Departamento de Material e Patrimônio da Câmara dos Deputados.

luciano Martins

Profissional com 28 anos de experiência na Área de Tecnologia da Informação, Gerenciamento de Projetos e Serviços de TI, em empresas de Grande porte no segmento de Prestação de Serviços e Suporte. Participa ativamente no levantamento das necessidades de recursos, estruturação de equipes e criação e controle de processos, no gerenciamento das diversas equipes de suporte.
Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Gama Filho no RJ e Análise de Sistemas pela Universidade Cândido Mendes RJ.Foco em Gestão de Serviços , Gestão de TI . Gestão de Projetos, certificado em ITIL V3 Foundation e ITIL V3 OSA.

ricardo vaz

Ricardo Vaz é bacharel em Ciência da Computação e servidor público no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, lotado na Diretoria de Tecnologia há mais de 10 anos.
Nos últimos anos assumiu o desafio de implementar uma área de Service Desk no TCE-SP.
Em paralelo, mantém uma carreira de mais de 20 anos como professor universitário na área de Computação e Tecnologia da Informação.

rodrigo leao

Possui mais de 20 anos de experiência na área de infraestrutura e serviços de TI, atuou na iniciativa privada e em órgãos de governo como a Secretaria Municipal de Fazenda do Rio de Janeiro e Justiça Federal. Ingressou em 2006 no BNDES, onde exerce atualmente a função de Gerente de Atendimento de TI.
Possui ampla experiência em contratações de serviços e soluções de TI pela administração pública. Possui certificações como ITIL v3 Foundations, OSA e RCV.
Formado em Ciência da Computação pela UERJ, com Mestrado e Doutorado pela COPPE/UFRJ, já apresentou artigos científicos em congressos nacionais e internacionais em diversos países e lecionou como professor universitário na área de TI.

valdecyProfissional com mais de 10 anos de experiência na área de contratações públicas. Atuou como advogado na área de contratações públicas. É Delegado de Polícia Federal desde 2007, tendo exercido o cargo de CIO da instituição e comandado o setor de logística e aquisições em tecnologia da informação. É professor da Academia Nacional de Polícia. Possui pós-graduação em Administração Pública pelo IBMEC e em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela PUC/SP.

viniciusVinícius de Faria Silva é Analista de Planejamento e Orçamento (APO) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG)e atualmente ocupa o cargo de Coordenador Geral de Arquitetura, Processos e Soluções de TIC da Secretaria de TIC (SETIC) do MPDG, é Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), possui 10+ anos de experiência na área privada, atuando no Brasil, Alemanha e EUA e 7+ anos de experiência atuando na Administração Pública Federal.Vinícius de Faria Silva é Analista de Planejamento e Orçamento (APO) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG)e atualmente ocupa o cargo de Coordenador Geral de Arquitetura, Processos e Soluções de TIC da Secretaria de TIC (SETIC) do MPDG, é Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), possui 10+ anos de experiência na área privada, atuando no Brasil, Alemanha e EUA e 7+ anos de experiência atuando na Administração Pública Federal.