AGOV - Advisory Board de Governo

O HDI AGOV - Advisory Board de Governo, é um dos conselhos estratégicos do HDI no Brasil - existente desde 2014. É formado por profissionais da área de tecnologia da informação que atuam no setor público nacional, em instituições municipais, estaduais e federais, dentro dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Sua principal missão é prover recomendações e informações sobre as tendências e necessidades deste mercado, orientar o setor, de forma que a compra e a venda entre fornecedores e governo seja melhor, que os termos de referência e editais possam ser melhor atendidos, e também identificar durante as reuniões outros temas e necessidades que o setor apresenta. Funcionará também como um importante agente de mudança para a prestação de serviços de TI no setor público, visando é claro, a melhoria do todo, inclusive da melhoria das condições de trabalho no setor.

A missão

Contribuir para a melhoria contínua dos serviços de TI no Governo.

A visão

Ser reconhecido nacionalmente como referência em temas relacionados à contratação e gestão de serviços de TI no âmbito da Administração Pública.

Conheça melhor os profissionais do conselho:

  • Presidente: Rodrigo Leão - BNDES
  • Vice-Presidente: Ricardo Vaz - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE SP)

 Representantes HDI:

  • Luiz Couto, CEO, HDI Brasil
  • Thiago de Marco, Diretor Executivo, HDI Brasil
  • Daniel Oliveira, Conselheiro

 Representantes de órgãos do governo:

  • Alessandra Almeida - Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE)
  • Alexandre Carvalho - Caixa Econômica Federal
  • Breno Costa - Tribunal de Contas da União (TCU)
  • Carlos Rocha - Banco do Brasil
  • Daniel Troncoso - Ministério do Planejamento
  • Fernanda Cruz - Agência Nacional do Petróleo (ANP)
  • João Paulo de Oliveira- Câmara dos Deputados
  • Luciano Martins - IplanRio
  • Rafael C. Coimbra - Câmara dos Deputados
  • Ricardo Vaz - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE SP)
  • Rodrigo Leão - BNDES
  • Valdecy Urquiza Júnior - Polícia Federal

Foto Alessandra TJPE

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFPE, Especialista em Gestão Pública e Gestão de TI e Graduada em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade de Pernambuco.Possui certificações CISM (ISACA), COBIT 5 (ISACA), CBCP (DRI), Auditor Líder ISO 20000 e ISFS 27001 (Exin). Exerceu o papel de Assessora de Governança de TI, Gestora do Núcleo de Segurança da Informação e  da área de atendimento técnico de telecomunicações no TJPE, nos últimos 5 anos, além de ter trabalhado no SERPRO e na Embratel Atualmente é chefe do núcleo de planejamento estratégico do TJPE, consultora especializada em Governança de TIC e professora de disciplinas relacionadas a Governança de TI.

alexandre matos

Alexandre Matos de Carvalho – Formado em Letras pela Universidade de Brasília, com MBA em Marketing pela Coppead/UFRJ e em Administração Estratégica de Sistemas de Informação pela FGV. Há 25 anos na CAIXA, atuou nas áreas de marketing, canais, atendimento e TI, onde participou de grandes projetos empresariais, como a implantação das centrais de telesserviços e do Internet Banking da CAIXA, a expansão da rede de correspondentes bancários, a internalização da solução de autoatendimento da empresa e a automação dos processos de suporte aos usuários internos e à rede parceira da empresa. Atualmente, é gerente executivo na Gerência Nacional de Atendimento da CAIXA.

Breno Costa

Bacharel em Ciência da Computação pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), possui 20 anos de experiência na área de TI. Atuou na iniciativa privada por 7 anos como diretor de tecnologia em empresa de desenvolvimento de aplicações para handhelds e 5 anos como gerente de projetos de desenvolvimento web na Brasil Telecom, empresa de telecomunicações adquirida pela Oi em 2009.
É servidor do Tribunal de Contas da União desde 2008 e atual Diretor de Relacionamento com Clientes. Por 5 anos, foi o chefe do Serviço de Suporte a Cliente, setor responsável pelo atendimento a usuários dos serviços de TI do órgão.

Fernanda Cruz

Profissional de TI com 15 anos de experiência nas áreas de gerenciamento de serviços e suporte. Servidora concursada e gestora de atendimento de TI (service desk e field support) na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP desde 2013. Já atuou em empresas das indústrias de óleo e gás, comunicação e telecomunicações. Formação em Análise de Sistemas e Direito. Atualmente cursa o MBA em Gestão Estratégica de TI na FGV.

luciano Martins

Profissional com 28 anos de experiência na Área de Tecnologia da Informação, Gerenciamento de Projetos e Serviços de TI, em empresas de Grande porte no segmento de Prestação de Serviços e Suporte. Participa ativamente no levantamento das necessidades de recursos, estruturação de equipes e criação e controle de processos, no gerenciamento das diversas equipes de suporte.
Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Gama Filho no RJ e Análise de Sistemas pela Universidade Cândido Mendes RJ.Foco em Gestão de Serviços , Gestão de TI . Gestão de Projetos, certificado em ITIL V3 Foundation e ITIL V3 OSA.

rafael campos

Rafael Campos Coimbra é Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-Graduado em Governança de TI pela Funiversa. Em julho de 2008 assumiu cargo de Analista de Informática Legislativa na Câmara dos Deputados, em Brasília. Desde o princípio foi envolvido no projeto de implantação das boas práticas ITIL do Centro de Informática da Câmara dos Deputados, participando das discussões em torno das modelagens dos processos e sendo designado como responsável pela parametrização da ferramenta de Gerenciamento de Serviços de TI adquirida: a FrontRange ITSM.
Em julho de 2012 foi designado Chefe da Seção de Atendimento ao Usuário do Centro de Informática da Câmara dos Deputados, que compreende a Central de Atendimento e o setor responsável por parte do gerenciamento de acesso a serviços e sistemas utilizados no órgão. É certificado em ITIL V3 Foundation e ITIL V3 OSA. Atualmente busca se aprofundar nos temas associados a suporte técnico de TI, com o objetivo de se tornar melhor profissional na área e trazer melhorias para sua equipe e ambiente de trabalho.

ricardo vaz

Ricardo Vaz é bacharel em Ciência da Computação e servidor público no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, lotado na Diretoria de Tecnologia há mais de 10 anos.
Nos últimos anos assumiu o desafio de implementar uma área de Service Desk no TCE-SP.
Em paralelo, mantém uma carreira de mais de 20 anos como professor universitário na área de Computação e Tecnologia da Informação.

rodrigo leao

Possui mais de 20 anos de experiência na área de infraestrutura e serviços de TI, atuou na iniciativa privada e em órgãos de governo como a Secretaria Municipal de Fazenda do Rio de Janeiro e Justiça Federal. Ingressou em 2006 no BNDES, onde exerce atualmente a função de Gerente de Atendimento de TI.
Possui ampla experiência em contratações de serviços e soluções de TI pela administração pública. Possui certificações como ITIL v3 Foundations, OSA e RCV.
Formado em Ciência da Computação pela UERJ, com Mestrado e Doutorado pela COPPE/UFRJ, já apresentou artigos científicos em congressos nacionais e internacionais em diversos países e lecionou como professor universitário na área de TI.

valdecyProfissional com mais de 10 anos de experiência na área de contratações públicas. Atuou como advogado na área de contratações públicas. É Delegado de Polícia Federal desde 2007, tendo exercido o cargo de CIO da instituição e comandado o setor de logística e aquisições em tecnologia da informação. É professor da Academia Nacional de Polícia. Possui pós-graduação em Administração Pública pelo IBMEC e em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela PUC/SP.