Seu ativo mais precioso. Você sabe qual é?
Eu imagino que tenham muitas pessoas respondendo dinheiro ou outras posses. Mas em minha opinião e de muitos outros, o seu ativo mais importante e precioso na vida é o tempo. Tempo é a única coisa no mundo que não importa o quanto de dinheiro uma pessoa possui, ela nunca poderá comprar. Ter isso bem claro em nossa cabeça nos dá um poder de decisão e uma clareza sobre o que fazemos que você não faz ideia!!
Eu estava conversando com um pessoal esses dias sobre como muitas pessoas infelizmente pensam que a vida delas é infinita. Como tanta gente vive dia após dia simplesmente passando seu tempo, sem pensar sobre seu futuro, sobre o seu amanhã, sobre os seus sonhos e seu propósito.
A consciência verdadeira de que um dia simplesmente você vai morrer, faz com que você abra portas na sua mente e depois no seu dia a dia que são poderosíssimas. O que você quer deixar de legado quando você for embora desse mundo? Qual é a sua história? Ou você é simplesmente mais um passageiro nesse mundo, sem pensar nas consequências de cada uma dessas ações?
A sua vida é uma barrinha de energia, e ela vai diminuindo ao passar cada segundo respirando. Quero que se pergunte e seja muito sincero na resposta, se o que você está fazendo todo dia é realmente o que quer estar fazendo? Veja, cada um de nós nasceu com um dom de fazer coisas incríveis, mas para isso nós precisamos acreditar em nós mesmos e ter coragem e, quando você passa a ter essa consciência de qual curto é o seu tempo, você percebe que cada momento é fundamental.
Tem uma frase do Steve Jobs que mexeu muito comigo e me ajudou demais a cursar os caminhos que eu estou cursando em vida.
E agora eu te pergunto, se hoje fosse o seu último dia, você faria exatamente o que está prestes a fazer ou faria algo diferente?
Outro dado que acho interessante é uma pesquisa que foi feita nos EUA e Canadá com mais de 6 mil entrevistados a respeito de tempo. E eles descobriram que, depois de necessidades básicas e coisas para os filhos, as pessoas que investiam dinheiro para poupar seu próprio tempo tinham um aumento de 8 a 10% em sua felicidade. Isso mesmo, 10% mais feliz apenas investindo em seu próprio tempo.
O problema é que apenas 28% das pessoas nessa pesquisa disseram que estão acostumadas a investir dinheiro para salvar um pouco de tempo. Imagine o que você pode ganhar se isso se tornar um hábito?
Outro estudo conduzido pelo jornal de psicologia social, nos EUA, com mais de 4000 pessoas, perguntou se as pessoas valorizavam mais o tempo ou o dinheiro e descobriram que pessoas que valorizavam mais o tempo eram mais felizes e tinham mais satisfação em suas vidas.
Outros pontos interessantes que a pesquisa descobriu:
- Pessoas que queriam dinheiro para aproveitar experiências ao invés de bens materiais também reportaram um maior índice de felicidade.
- Quanto mais ricas as pessoas, mais elas reportaram que o tempo era mais importante que dinheiro.
Eu não quero ser extremista também e falar que dinheiro não é importante, porque eu digo sempre que dinheiro é importante sim. Inclusive já está mais que comprovado que até se chegar em uma renda anual de pelo menos uns 200 mil reais, o dinheiro é altamente ligado às felicidade e tranquilidade, pois traz segurança. Depois disso o incremento é marginal.
Então, quero apenas que você reflita sobre tudo isso o que falamos e da próxima vez que estiver pensando em seu tempo versus seu dinheiro ou em algum investimento que te traga mais tempo, que você pense também na sua felicidade, e que tome a decisão que irá te trazer mais benefícios.
(*) Paulo Ibri atua há mais de 13 anos em mercados B2B, farmacêutico, bens de consumo duráveis e não duráveis. Atualmente é head de marketing e trade marketing, coach financeiro e fundador da empresa de alimentação saudável 100 Foods, que visa criar e desenvolver esse hábito em milhares de brasileiros.