fbpx

Blog HDI

Artigos, notícias e pesquisas

A Essência do sucesso está na sua rotina

Se todos temos 24 horas por dia, o que faz com que algumas pessoas sejam bem sucedidas e outras não?

Para entender como essas pessoas chegam lá, primeiro precisamos esclarecer e entender alguns conceitos fundamentais, tais como:

Perfil: O Primeiro passo é ter um bom perfil , abaixo seguem algumas das atitudes essênciais para alcançar seus objetivos. 

 

-Essência: Por definição essência é o sentido puro e simples das coisas. Aplicado no nosso dia-a-dia seria entender o porquê de cada ação/situação.

Um exemplo clássico de essência é a história do pescador que após em um belo dia de pesca ancorando seu barco na margem da lagoa , quando um senhor com ar de executivo passa e lhe pergunta.

-“Seu pescador, numa lagoa com tantos peixes, por que você não compra outro barco? E o pescador lhe devolve a pergunta: Porque?

-Para você pescar mais peixes. E o pescador novamente o questiona:, Por que?

-Para montar uma empresa e vender em grande quantidade... E o pescador, insatisfeito, continua a perguntar. Por que?

- Ora, para ganhar mais dinheiro, respondeu o executivo. E o pescador, entendendo onde aquele senhor queria chegar, perguntou outra vez: ,Por que?

- E a resposta foi: Por que rico você poderia ter uma vida tranquila e passar as tardes em seu barco pescando numa boa. E o pescador,enfim, lhe responde: Ué, mas assim eu já estou!”

Entenderam? Se a essência da idéia daquele executivo era ficar numa boa, pescando a tarde toda, não havia necessidade de todos os esforços sugeridos àquele simples pescador. .

Portanto, entendendo a essência das coisas, podemos ver que tudo é possível, porém o tempo necessário para alcançar nossos objetivos é diretamente proporcional à nossa capacidade de analisar o sentido puro e simples do que fazemos e optar por aquelas ações que sejam mais eficientes..

-Sonho: Todos temos um sonho ou, pelo menos, deveríamos ter. São os sonhos que nos motivam a alcançar nossas metas e objetivos. Um sonho não deve ser algo específico, mas sim algo genérico como por exemplo: “participar de um grande projeto em tecnologia”. Com um sonho mais genérico, você não se limitará a apenas um caminho , uma vez que não obtendo o resultado esperado, você poderá adaptar suas metas e objetivos para alcançá-lo de outra forma.

Agora, se seu sonho fosse “ser rico”, o que te motivaria a continuar após ter conseguido acumular patrimônio? É bom lembrar que mais difícil do que tornar-se rico é manter a riqueza adquirida. Para isso você precisará de motivação.

-Objetivo: Esse sim deve ser certo e específico e ter prazo determinado para acontecer. Um erro comum das pessoas e confundi-lo com sonho. Há quem diga que o seu objetivo é “ter sucesso”. Mas ter sucesso é consequência e não um objetivo. O objetivo deve ser um alvo, como o ponto de mira em uma arma. Tornar-se diretor financeiro da empresa onde se trabalha é um objetivo.

-Metas: As metas são os passos que precisamos dar rumo à realização do objetivo. Elas são como pequenas conquistas e, além de nos deixar mais perto do objetivo a cada dia, também serão as responsáveis por nos motivar. As metas também precisam ser específicas e com prazo certo para serem cumpridas.

 

 

Agora que entendemos os conceitos fundamentaais, baseados em algumas histórias de sucesso e experiências pessoais descreveremos o método mais eficiente para atingir nossos objetivos, considerando o mais aceitável e lógico do ponto de vista racional e crítico:

Passo 01-Defina sua rotina

-Para a definição da sua rotina é importante assegurar que

as atividades do seu dia-a-dia estejam focadas em suas metas e, que suas metas tenham como rumo a realização de seus objetivos.

- Depois, periodicamente, você deve reavaliar a eficiência e viabilidade das atividades rotineiras, respondendo aos seguintes questionamentos:

*Essa atividade está associada às minhas metas?

-Se sim, mantenha e sempre revise a eficiência.

-Se não, exclua-a da sua rotina.

*Qual o valor dessa atividade em relação às minhas metas?

- Se baixo, revise sua eficiência.

- Se alto, mantenha-a e sempre revise a eficiência

*Qual o impacto dessa atividade não ser executada em relação às minhas metas?

- Se for alto, priorize-a.

- Se for baixo, deixe-a para segundo plano. Afinal ela está associada a sua meta.

*Qual a relação investimento x beneficio dessa atividade?

- Se o benefício for a curto prazo e o investimento baixo, mantenha-a e revise sua eficiência.

- Se o benefício for a muito longo prazo ou o investimento for muito alto, revise-a e, se for o caso, exclua-a.

Respondendo aos questionamentos acima, conseguimos “limpar” e otimizar a nossa rotina mantendo apenas atividades mais significativas para o alcance de nossas metas. Lembre-se de sempre considerar a essência de cada atividade.

Passo 2-Pratique sua rotina

Essa é uma fase importantíssima onde devemos ter determinação e resiliência, pois outras pessoas desorganizadas e sem uma rotina definida podem atrapalhar o nosso planejamento. Ao abrir mão dessa disciplina, podemos afetar ou até comprometer totalmente os nosso resultados futuros. Com a repetição e prática da rotina chegaremos num nível que eu chamo de “Fluxo mental completo”, que é o nível onde executamos as atividades automaticamente Um bom exemplo disso é a prática de dirigir automóveis, uma vez que se pensarmos em todas as etapas separadamente (abrir a porta, sentar, ligar o carro..etc..) concluímos que não é uma atividade simples. Mas, com a prática, se torna uma atividade totalmente automática, em que não precisamos mais pensar qual é a ordem das ações necessárias para dirigir Certo?

E digo mais, Após algum tempo, além de dirigir o carro, há quem adicione outras atividades, como tomar um suco, falar ao celular, trocar de estação de rádio, entre outras coisas,.

OK, mas aí você se pergunta: E o que ganhamos praticando a rotina e fazendo com que ela fique praticamente “automática”?

Simples, Ganhamos algo precioso que é o “tempo livre”, E é exatamente este o ponto onde devemos explorar.

O que podemos fazer com o tempo livre? Aprender novas coisas?

Para atingir nossas metas e, consequentemente, nossos objetivos, não se trata apenas aprender novas coisas, mas sim de aprender como fazer as coisas do melhor jeito, É o que chamamos de “melhores práticas”. Tudo tem um jeito melhor, mais fácil, mais rápido ou mais econômico de ser feito.

Com isso concluímos que, se você possui uma rotina e pratica essa rotina, inevitavelmente você ganhará habilidade para executar as atividades com eficiência cada vez maior e, com isso você ganhará tempo livre, que você poderá utilizar para automatizar, otimizar ou até mesmo iniciar atividades para alcançar outras metas do seu planejamento.

Desta forma, você conseguirá executar múltiplas tarefas visando alcançar diversas metas simultaneamente e, com isso, você inevitavelmente alcançará seus objetivos mais cedo, realizando seus sonhos.

 

 

Então não perca tempo!, Ele é precioso!


Imprimir   Email

Entre em contato com o HDI

Siga o HDI Brasil