Breno Costa - Diretor de atendimento - TCU

Breno CostaTítulo da Palestra: Uma análise do uso de Computação em Nuvem no Governo Brasileiro

A palestra apresentará os dados levantados em pesquisa inédita, realizada entre as organizações do governo brasileiro, acerca do uso atual e previsto da Computação em Nuvem como forma de provimento de serviços de TI. Serão apresentados também os resultados da execução contratual do TCU na área

Sobre o palestrante: Breno Costa

Bacharel em Ciência da Computação pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), possui 20 anos de experiência na área de TI. Atuou na iniciativa privada por 7 anos como diretor de tecnologia em empresa de desenvolvimento de aplicações para handhelds e 5 anos como gerente de projetos de desenvolvimento web na Brasil Telecom, empresa de telecomunicações adquirida pela Oi em 2009.

É servidor do Tribunal de Contas da União desde 2008 e atual Diretor de Relacionamento com Clientes. Por 5 anos, foi o chefe do Serviço de Suporte a Cliente, setor responsável pelo atendimento a usuários dos serviços de TI do órgão.

Iran Martins Porto Junior - Diretor de operações no SERPRO

Iran Martins Porto JuniorTítulo da Palestra: Governo como Plataforma

Como o Serpro vem apoiando o Governo Federal na oferta de uma plataforma de serviços para o Cidadão que permita interagir com serviços públicos de uma forma mais transparente, integrada e automatizada. Expondo seus serviços o Governo cria um ambiente favorável à inovação e a construção de novas soluções para facilitar a vida do cidadão.

Sobre o palestrante:Iran Martins Porto Junior

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília, possui pós-graduação em projetos pela Fundação Getulio Vargas e certificação PMP pelo PMI.

Ingressou no Serpro em 1997, na área de desenvolvimento do Sistema de Administração de Pessoal do Governo Federal (Siape) e, no período de 1998 a 2003, chefiou a equipe de desenvolvimento deste sistema. Em 2004, passou a coordenar o projeto de implantação da metodologia corporativa de gestão de projetos. De 2005 até março de 2008, atuou como Coordenador do Escritório Estratégico de Projetos do Serpro e como professor da disciplina de Gestão de Projetos da Escola de Administração Fazendária (Esaf), nas turmas de desenvolvimento gerencial da Secretaria do Tesouro Nacional.

Em 2008, assumiu a Superintendência de Relacionamento com Clientes - Planejamento, Orçamento e Gestão (Sunmp) do Serpro. Em maio de 2016, foi nomeado para o cargo de diretor de Operações do Serpro.

Luiz Pereira Pinheiro Junior - Doutorando/Pesquisador na FGV-EAESP

Luiz Pereira Pinheiro JuniorTítulo da Palestra: Computação em Nuvem no Governo - CloudGov: Desafios, Modelos e Limitações de implementações de Nuvem nos Governos do Mundo

O objetivo da palestra é apresentar um panorama de implementações de computação em nuvem (CloudGov) nos governos em todo o mundo. A partir de um estudo aplicado, de uma tese de doutorado em andamento na Fundação Getulio Vargas (SP) foram identificadas 72 pesquisas que exploram implementações de CloudGov em 13 Países. Nesses países é possível evidenciar alguns desafios, modelos e limitações de implantação de CloudGov. Neste sentido, essa palestra visa abordar de modo prático os principais pontos já vivenciados em outros contextos para orientar gestores governamentais em novas implementações de CloudGov nas múltiplas esferas, seja federal, estadual ou municipal.

Sobre o palestrante: Luiz Pereira Pinheiro Junior

Doutorando pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-EAESP). Professor na Business School da Universidade Positivo (UP). Possui experiência de 10 anos na área de Tecnologia da Informação liderando projetos de implementação de sistemas e análise de dados (Analytics). Direcionou sua tese de doutorado para investigar nuvem no governo (CloudGov). Participa de grupos internacionais de discussão sobre tecnologia no governo (eGov) com Pesquisadores de Universidades Internacionais (Swansea, TUDelft). É apresentador nas conferências nacionais (EnAnpad, SemeAd) e internacionais (AMCIS, AoM) discutindo sobre tecnologia da informação & computação em nuvem.

Marcos Mastroeni - Diretor Banco do Brasil

foto MastroeniTítulo da palestra: Transformação Digital

Sobre o palestrante: Economista com pós-graduação em Administração Contábil-Financeira na FGV e MBA Controller na FIPECAFI-USP. Exerce atualmente o cargo de Diretor de Negócios Digitais do Banco do Brasil e é responsável pelos laboratórios de inovação no Brasil e no Vale do Silício onde estão se desenvolvendo os programas do OpenBanking e API, BBBeta e o programa de incubação e aceleração de soluções internas do BB. Membro do Conselho de Administração da Companhia Brasileira de Soluções e Serviços – CBSS e Stelo S.A. Diretor Suplente no Banco Patagonia. No Banco do Brasil, já foi Diretor de Estratégia e Organização, Diretor de Clientes Pessoas Físicas e Diretor de Controladoria.

Professor João Souza Neto

Souza IBGPTítulo da Palestra: Modelo de Governança e Gestão de TI para Administrações Públicas Estaduais e Distrito Federal

Tópicos a serem abordados:

  • Governança de TI no Setor Público
  • Um Modelo de Governança de TI alinhado às Normas ISO
  • Princípios do Modelo
  • Elementos de um Framework de Governança de TI
  • Levantamento Realizado em 2016

Sobre o palestrante: João Souza Neto

Doutor em Engenharia Elétrica pela UNB. Mestre em Engenharia Eletrônica pelo Philips International Institute da Holanda. É Professor do Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília. É certificado CGEIT – Certified in the Governance of Enterprise IT, CRISC – Certified in Risk and Information Systems Control, Certified COBIT Assessor e PMP – Project Management Professional pelo PMI. É Instrutor Credenciado de COBIT 5 pela APMG. É Vice-Presidente e membro fundador do Capítulo Brasília da ISACA.

Vanessa Almeida - BNDES

Vanessa AlmeidaTítulo da Palestra: BNDESToken - Usando Blockchain para Rastrear o Caminho de Recursos do BNDES

O projeto BNDESToken está trabalhando na criação de um token dentro de uma infraestrutura de blockchain para rastrear o caminho dos recursos do BNDES em operações não reembolsáveis e operações com entes públicos. Além de transparência para a sociedade ao longo do repasse de recursos entre as pessoas jurídicas apoiadas, essa abordagem pode gerar insumos para criação de novos produtos de financiamento, simplificar o acompanhamento dessas operações e produzir dados para subsidiar análise agregada dos benefícios originados por essas operações.

Sobre o palestrante: Vanessa Almeida

Vanessa da Rocha Santos Almeida é líder da Iniciativa Blockchain do BNDES, uma das propostas ganhadoras do concurso de inovação aberta realizado na organização. É mestre em informática e pós-graduada em desenvolvimento econômico e social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com mais de 15 anos de experiência em projetos de tecnologia, foi uma das líderes do programa de transformação organizacional do BNDES. É participante da rede de liderança feminina brasileira na Universidade de Columbia. Sempre em versão beta, acredita que inovação e empreendedorismo vão transformar o Brasil.