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TI e RH: a parceria que vai moldar o futuro do trabalho

TI e RH: a parceria que vai moldar o futuro do trabalho

A COVID-19 deu origem a uma série de novas tendências em integração de funcionários (onboarding), desligamento, trabalho remoto e criação de planos de Disaster Recovery, e com isso os departamentos de RH evoluíram e se adaptaram. Os departamentos de TI precisam se alinhar às prioridades de RH para conseguirem juntos, criar planos e executar ações em prol do sucesso dos negócios.

À medida que o impacto da COVID-19 continua a diminuir e os escritórios formulam sua estratégia para o futuro, o olhar em relação ao local de trabalho mudou. As organizações perceberam que há uma vontade significativa dos funcionários em manter políticas de trabalho flexíveis em relação ao esquema presencial anterior, bem como manter a economia de tempo que o modelo aparentemente traz. O RH tomou a frente pela definição do futuro do local de trabalho (na maioria dos casos), e os executivos de TI e líderes em geral devem estar atentos a esses movimentos.

Embora muitas organizações de TI pareçam trabalhar em seus próprios silos, há uma enorme vantagem em usar esse período de fluxo - o retorno seguro ao escritório e as mudanças no cenário causadas pela pandemia - para envolver o RH no que está por vir. Isso ocorre porque as tendências mais recentes sobre o que o RH entende funcional (sistema híbrido de trabalho), se alinham intimamente com o que a TI tem defendido há algum tempo, e esse alinhamento tornará a vida da TI mais fácil, uma vez que essa união fará a TI mostrar que finalmente está alinhada com a missão de uma empresa ou organização.

De acordo com um estudo recente do blog especializado em RH, o 15Five, realizado com líderes do setor de RH, pesquisadores e professores, foram listados algumas das principais tendências de RH que valem a pena nos atentarmos quanto profissionais de serviços de TI, service desk, field, workplace services, suporte a software, suporte a infra, cloud, e áreas relacionadas:

  • O padrão de trabalho flexível (híbrido) veio para ficar. A COVID ensinou aos líderes que os colaboradores podem ser altamente produtivos mesmo quando não estão no escritório. O RH está agora formatando o modelo para que seja permanente e sirva para atrair novos talentos, que com certeza gostam do modelo. Isso pode ajudar a atrair cada vez mais esses jovens, proteger os colaboradores do esgotamento (burn-out) e priorizar o desenvolvimento de talentos.

  • É importante conectar os funcionários à missão da empresa. As tendências indicam que os funcionários estão procurando empregos com base na missão da empresa tanto quanto nos salários oferecidos. Eles estão procurando um trabalho que lhes signifique algo de fato, que se encontre com seus propósitos e crenças. 

  • Trabalhar em casa (home-office) sempre foi um aliado da Gestão de Crise. O trabalho remoto é um plano de Disaster Recovery muito mais barato do que outras opções, e a TI se beneficia disso, pois terá a oportunidade de estar à frente dessa empreitada. 

  • Os processos de integração de funcionários (onboarding) feitos de maneira virtual, devem ser contínuos. A TI deve estar pronta para embarcar ou desligar funcionários virtualmente, e pode contar inclusive com a ajuda da automação. Com certeza o RH estará feliz com esse apoio da TI. 

O que isso significa para a TI

Olhando para esta lista acima citada de tendências de RH, aqui estão algumas idéias para o pessoal de serviço e suporte de TI considerar:

  • Trabalho flexível significa inovação. Suporte flexível significa a adoção de alguns recursos que se tornaram comuns em algumas organizações: o portal de serviços, balcões de concierge para suporte e as famosas vending machines de equipamentos e periféricos. 

  • Construir um plano para gestão de crise que inclua trabalhar de casa em vez de um escritório, funciona melhor do que migrar pessoas para um terceiro local. É menos caro e menos perturbador. Em conjunto com o uso de data centers virtuais, essa estratégia oferece uma recuperação perfeita quando necessário.

  • Conectar-se à missão da empresa e garantir que todos os funcionários entendam sua contribuição, torna mais fácil para a TI definir e apoiar fluxos de valor e resultados de negócios que eles suportam.

  • Os processos de integração de funcionários (onboarding) e desligamento realizados virtualmente pelo RH, permitem que a TI trabalhe mais de perto com o próprio RH nesses processos, que normalmente são descoordenados e caóticos.

Essas tendências de RH geralmente se resumem a um foco extremo na experiência do funcionário, permitindo que a empresa ou organização atraia e retenha grandes talentos. A TI também precisa adotar uma mentalidade de experiência do funcionário (employee experience) ou experiência do cliente (customer experience) e pode aprender como fazer isso com os exemplos de RH. A TI pode se beneficiar da oportunidade de trabalho compartilhada, aprendendo como o foco do RH na experiência do funcionário pode beneficiar a TI. Esse alinhamento entre os dois departamentos pode até ajudar a justificar o financiamento necessário para tornar possíveis essas inovações propostas.

Quer debater mais esse tema? Falaremos do alinhamento da TI com RH em nosso evento HDI 3D Experience 2021, nos dias 23 e 24 de setembro. Conheça mais e participe: www.hdibrasil.com.br/2021.


Phyllis Drucker tem mais de 20 anos de experiência nas disciplinas e estruturas de gestão de serviços, como praticante e consultora. Instrutora HDI desde 1997, membro do itSMF USA desde 2004 em uma variedade de funções, incluindo palestrante, redatora, líder de grupo local, membro do conselho, diretor de operações e recentemente concluiu seu mandato como presidente do itSMF International. Desde 1997, Phyllis tem ajudado a promover a profissão de líderes e praticantes de ITSM em todo o mundo, fornecendo sua experiência e visão sobre uma ampla variedade de tópicos de ITSM por meio de apresentações, white papers e artigos e livros.


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