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Estratégia: a grande ferramenta de sucesso do gerente

Estratégia: a grande ferramenta de sucesso do gerente

A estratégia não é só um conceito, mas sim uma ferramenta prática que quando bem utilizada, pode proporcionar o melhor desempenho de uma equipe e o crescimento pessoal em termos de carreira para um gerente.

Os gestores de todos os níveis usam a estratégia para impactar positivamente suas organizações e se destacar da multidão. Mas pensando nas entregas diárias e de curto prazo que somos tão cobrados, como o gerente pode focar em uma estratégia de longo prazo em paralelo ao dia-dia?

Estratégia bem desenhada, lhe permite sobreviver e prosperar em um ambiente em constante mudança, como vivemos hoje. A taxa de mudança e o uso de novas tecnologias estão mais altos do que nunca e afetam todas as partes da organização - até as mais tradicionais. A maneira como sua equipe trabalha e as ferramentas que utilizam não são as mesmas de cinco anos atrás e não serão as mesmas daqui a dois anos (ou talvez ano que vem!).

Sua liderança nesses moldes garantirá que a equipe não fique para trás ou obsoleta, mas também que não fique sobrecarregada por mudanças desnecessárias. A estratégia é a ferramenta que você precisa para ser o tipo de líder que continua a fornecer exatamente o que sua organização precisa - independentemente das mudanças.

Este artigo explorará como você pode usar o pensamento estratégico para aumentar a eficácia de sua equipe e seu impacto como líder, começando obviamente com um pouco de auto-reflexão.

Olhe o que está acontecendo na sua empresa, na sua organização, no mercado e no futuro

Você e sua equipe estão indo bem, apresentando o desempenho esperado (e geralmente melhor do que o esperado). Você conhece os membros de sua equipe, o que eles fazem e o porquê. Você tem ótimas idéias sobre como melhorar o desempenho e facilitar o trabalho de todos. O futuro é brilhante em termos de perspectivas, desde que tudo corra como planejado.

Mas existem dinâmicas fora do seu controle que podem mudar tudo isso em um dado momento: reorganização, novos processos de negócios, mudanças nas expectativas das partes interessadas, tecnologia emergente. Você consegue prever as mudanças na sua equipe? Você consegue preparar sua equipe para essas mudanças antes que elas aconteçam?

Na verdade, o inverso é verdadeiro. As mudanças anunciadas de repente são muito mais perturbadoras. Todos na sua equipe sabem que as coisas mudam. Ser capaz de entender o contexto (como e porque) com bastante antecedência torna as alterações mais fáceis de aceitar e implementar.

O primeiro passo no pensamento estratégico é entender onde você está hoje e como isso pode mudar no futuro. Aqui está como isso funciona. A cada trimestre (ou pelo menos duas vezes por ano), antes de começar a pensar em planos de ação e orçamentos, siga as três etapas a seguir.

 

Alguns gerentes gostam de fazer isso sozinhos, mas geralmente é mais útil se você envolver sua equipe no exercício. A primeira interação pode levar um ou dois dias, mas as revisões trimestrais serão muito mais rápidas.

Etapa 1: Procure

Comece criando (ou atualizando) uma lista das funções que sua equipe executa na organização. Quem são seus clientes e partes interessadas? O que eles esperam de você? O que aconteceria se você não pudesse executar essas funções listadas?

Mas não assuma que essa lista contempla 100% das funções e atividades. Continue perguntando o porquê. Quais objetivos seus clientes desejam alcançar? Eles têm uma estratégia? Como você apóia a estratégia deles? Você deveria estar fazendo mais, deveria fazer as coisas de maneira diferente? Estamos alinhados com nossos usuários e clientes em termos de objetivos?

Etapa 2: Examine

Agora, liste tudo o que sua equipe faz. O que você faz e por quê? Quem são os membros da sua equipe? Quais são suas personalidades, talentos e capacidades (mesmo aqueles que não estão diretamente relacionados ao seu trabalho)? Quais ferramentas você usa? Quais processos você executa?

Novamente, não esqueça de perguntar "Por quê?". Por que você faz essas coisas, da maneira que as faz, com as pessoas que você tem? Existem coisas que você está fazendo que não agregam valor real? Existem coisas que seus clientes / partes interessadas esperam de você, que você não está entregando?

Etapa 3: Olhe para o futuro

Agora, observe as listas e faça duas perguntas para cada item:

  1. O que provavelmente mudará e por quê?
  2. Se isso ou aquilo mudar, o que aconteceria com a minha equipe?

Pelo fato de você está olhando para o futuro, suas respostas podem ser incertas. Se houver duas ou três possibilidades, liste todas. No próximo trimestre, você poderá ver quais opções se tornaram mais prováveis. Mas você sempre terá vários cenários na mente para não ser pego de surpresa.

Qual é o próximo passo?

Neste momento, você já tem uma ideia muito boa de onde você está hoje, o que provavelmente mudará e porquê. Em seguida, você usará essas informações para decidir como posicionar sua equipe. Você vai ficar como está? Você vai melhorar alguns aspectos do que faz? Você mudará algo sobre a maneira como trabalha ou o papel que desempenha na organização?

Nos artigos seguintes, explorarei mais técnicas:

  • Viva o Sonho: Criando uma visão de equipe e colocando-a em ação.
  • Planos e empoderamento: fazer com que a equipe seja dona da estratégia e goste de alcançá-la.
  • Dashboards: medindo, relatando e, se necessário, ajustando.
  • Quais são minhas opções? O que fazer quando as coisas não funcionam como planejado.
  • Cultura: Natureza ou Criação? Como a cultura afeta e é afetada pela estratégia.

Até o próximo artigo, continuações desse tema!

Um abraço,

David Cannon

* David Cannon é conhecido por criar as melhores práticas do setor para operações estratégicas e de TI, que ele usa para fazer com que as organizações funcionem de maneira mais eficaz e eficiente. Ele liderou práticas de consultoria na Forrester, Hewlett-Packard e BMC Software, criando modelos operacionais eficazes que exploram os recursos de negócios e de tecnologia em soluções integradas. David acredita que a estratégia digital bem-sucedida é uma iniciativa corporativa que integra a tecnologia de várias fontes internas e externas para obter sucesso nos negócios. Ele é o co-autor do livro de Operação de Serviço da ITIL 2007 e do livro de Estratégia de Serviço da ITIL 2011, e recebeu dois prêmios de realização vitalícia pela itSMF. Siga David no Twitter @itilso.


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