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Por que as funções de TI estão mudando?

Por que as funções de TI estão mudando?

O mundo de TI está em constante evolução e, com ele, as posições, funções e cargos de TI. No entanto, não existe ainda um formato padrão, ou uma regra.

Aqui, separamos a opinião de líderes do mercado de TI no mundo, sobre o que eles pensam a respeito disso.

Os departamentos de TI costumavam ser compostos por especialistas. Alguns eram administradores de sistemas, enquanto outros eram desenvolvedores, DBAs ou engenheiros de rede. Embora essas e outras funções tradicionais de TI ainda existam, a combinação de profissionais de TI continua a mudar à medida que as organizações avançam para a nuvem, implementam níveis mais altos de automação, olham para experiência do cliente e se tornam mais inteligentes com o uso de IA e Machine Learning. 

"As funções de TI estão se tornando mais amplas porque muitos aspectos da TI estão convergindo", disse Sounil Yu, CISO (Chief Information Security Officer) da YL Ventures. "Por exemplo, um bom profissional SRE (Site Reliability Engineering), precisa de uma combinação de conhecimento sólida de rede, sistema operacional e experiência em programação. No passado, você poderia encontrar especialistas individuais para cada uma dessas funções. No entanto, no ambiente de TI moderno, a convergência de várias tecnologias e modelos operacionais (como a nuvem) forçaram a convergência de conjuntos de habilidades relevantes em funções que exigem uma gama mais ampla de especialização.’’

As mudanças no departamento de TI não são causadas apenas pela tecnologia em si. Os modelos de negócios modernos exigem que a TI e os negócios em geral trabalhem de forma colaborativa entre as funções. Para fazer isso, diversos profissionais de TI precisam de uma base de conhecimento mais ampla do que o usual, para facilitar discussões mais produtivas com outras pessoas dentro e fora do departamento de TI. Na verdade, muito do que está acontecendo nos departamentos de TI é impulsionado pelas tendências de competitividade dos negócios, como a transformação digital.

Tendências de tecnologia que estão ampliando as funções de TI

A nuvem é um facilitador muito óbvio de mudanças no departamento de TI. Isso porque, se uma organização não gerencia mais toda a sua infraestrutura internamente, provavelmente precisará de menos pessoas em cargos tradicionais, e de mais pessoas com experiência em nuvem.

"Minha opinião é que as pessoas que foram mais afetadas estão em engenharia de produção, porque são eles que, simultaneamente, precisam descobrir como sair da infraestrutura proprietária para a nuvem e, ao mesmo tempo, descobrir como passar para um processo contínuo de implantação no mundo DevOps", disse Clyde Seepersad, vice-presidente sênior e gerente geral de treinamento e certificação da The Linux Foundation. "[A] infraestrutura para implantação foi revolucionada e o fluxo de código para implantação foi revolucionado."

No campo do desenvolvimento de software, a função de engenheiro DevOps surgiu para ajudar a desenhar práticas DevOps mais eficazes. "Um dos nossos exames mais populares no momento é o Kubernetes for Developers, o que seria impensável cinco anos atrás. Por que um desenvolvedor iria querer saber sobre infraestrutura?" disse Seepersad. "Claro, eles querem saber [disso] porque é importante como você escreve seu serviço nativo da nuvem."

Outra tendência que afeta a amplitude potencial das funções de TI é a automação. Embora o conceito não seja novo, ele está sendo aplicado em mais áreas de TI agora, incluindo DevOps, provisionamento de infraestrutura, pipelines de dados, service desk e muito mais. O tempo economizado permite que os profissionais de TI gastem menos tempo fazendo tarefas rotineiras e repetitivas e mais tempo em tarefas de maior valor, como inovação, melhorias incrementais e atacando o temido acúmulo e o débito técnico.

Ah, se tiver interesse em saber como está a maturidade da automação no mercado brasileiro de TI, clique aqui e contribua com essa rápida pesquisa do HDI sobre automação: https://www.hdibrasil.com.br/conteudo/pesquisa-hdi-melhores-praticas-de-automacao

Enquanto isso, os CIOs precisam se tornar cada vez mais experientes em negócios, à medida que o mundo empresarial se torna cada vez mais digital. Eles também precisam se manter atualizados sobre o número crescente de áreas de tecnologia, incluindo segurança cibernética e IA. Na verdade, a pressão sobre os CIOs tornou-se tão grande que muitos C-suites agora incluem títulos relativamente novos, como Chief Digital Officer, Chief Data Officer, Chief Analytics Officer e Chief Information Security Officer. Essas funções podem se reportar ao CIO ou podem ser pares. Em algumas empresas, o CIO pode se reportar ao Chief Digital Officer porque o primeiro é considerado old school e o segundo é considerado mais moderno e ágil.

"Os líderes de tecnologia mais inovadores vão querer ter alguma responsabilidade pelo digital e o que eu acho que vai acontecer nos próximos 5 anos é que o Diretor Digital seguirá o caminho do Diretor de Comércio Eletrônico", disse Marc Lewis, CEO da empresa de recrutamento de executivos Leadership Capital Group. "Os CEOs precisam ter cuidado para não se livrar de seus tipos mais clássicos de CIO / CTO em favor de um Diretor Digital porque, de repente, eles podem se encontrar em uma crise como a JetBlue há alguns anos, quando de repente descobriram que seus sistemas ficaram totalmente sobrecarregados."

Por que ter especialistas também é importante

Algumas empresas renomearam seus desenvolvedores como "desenvolvedores full-stack", "engenheiros de DevOps" ou "engenheiros de confiabilidade do site", mas uma mudança no título pouco afeta a mudança organizacional. Outras empresas estão conscientemente aprimorando seus talentos, e contratando o peças que faltam, porque percebem que a combinação de habilidades que possuem é muito mais importante para o sucesso da empresa do que a combinação de títulos.

"Há um esforço para tornar os funcionários de TI em geral, o mais próximo possível de um Full Stack, mas dentro disso, eles decidiram se especializar em certas áreas e isso deve ser visto com bons olhos", disse Sunil Kanchi, CIO e diretor de investimentos em estratégia de transformação digital. "Gosto de olhar para isso como uma pirâmide invertida [onde] você tem ampla experiência, mas à medida que a profundidade aumenta, eles se tornam especializados em certas partes dela."

Um conceito semelhante é o dos profissionais de TI "em forma de T" que possuem um conhecimento profundo em uma área específica, mas também algum conhecimento de outras áreas que os permite se comunicar e colaborar com outras pessoas no departamento de TI de forma mais eficaz.

"Temos alguns especialistas que têm profundo conhecimento de um domínio específico, como redes, porque agora você está falando de dados de funcionários, dados de fornecedores, esses tipos de coisas, mas também vemos funções que atravessam um domínio mais amplo, como desenvolvedores que precisam entender o gerenciamento de API e a infraestrutura como serviço ", disse Cathy Southwick, CIO do provedor de soluções de armazenamento Pure Storage.

"Também precisamos de pessoas que tenham uma perspectiva mais ampla do que apenas a tecnologia, porque é necessário um olhar cross entre as áreas da empresa, descobrir e conectar os pontos entre estes diferentes departamentos, então eu diria que se trata de ter um entendimento realmente forte do processo de negócios, bem como os dados de negócios são usados ​​e consumidos.''

Da mesma forma, aqueles que trabalham com a nuvem precisam entender sua economia para evitar estouros de custos massivos, o que é bem comum hoje.

Como cuidar da sua carreira se você não tiver certeza do que fazer

Um dos maiores arrependimentos que profissionais de TI experientes tendem a ter é não compreender a riqueza de planos de carreira que estão abertos para eles. Para lidar com esse importante obstáculo, a Linux por exemplo, agora oferece um programa Certified IT Associate para aqueles que são novos na indústria de alta tecnologia ou que estão considerando uma carreira em TI como administrador ou engenheiro. Ele fornece uma visão geral básica dos sistemas operacionais, instalação e gerenciamento de aplicativos de software, instalação de hardware, uso da linha de comando e programação básica, funções básicas de rede e melhores práticas de segurança. A exposição às várias áreas pode ajudar os alunos a tomar decisões de carreira mais informadas.

Da mesma forma, a Pure Storage faz questão de rotacionar os profissionais de TI em diferentes posições, para que eles ganhem uma base mais ampla de conhecimento e experiência. Normalmente, esse tipo de treinamento completo tende a ser reservado para Ivy Leaguers com diploma de negócios que estão sendo preparados para futuros cargos de CEO. No entanto, mesmo nos níveis mais baixos, ele beneficia o indivíduo e a empresa.

“Existem muitas oportunidades. Você precisa ter a mente muito aberta e estar disposto a tentar coisas diferentes, para ser capaz de entender como elas se encaixam”, disse Southwick da Pure Storage. "Se você quer ser um engenheiro de nuvem ou se concentrar na rede [você pode fazer isso], mas estamos vendo que os indivíduos que se dispuseram a tentar e realizar muitos tipos diferentes de funções se tornaram mais valiosos para uma empresa, porque agora eles têm os diferentes aspectos necessários para operar a tecnologia ou introduzir nova tecnologia em uma empresa.

Já para os serviços de TI na ponta, a experiência do cliente e a gestão do conhecimento têm sido temas muito relevantes para que existam áreas técnicas capazes de não só terem uma base tecnológica sólida com conhecimentos de nuvem e desenvolvimento, mas também conseguirem atender os negócios de maneira satisfatória, com uma qualidade e atenção que o cliente e usuário hoje exigem para serem fidelizados. A CEO global do HDI, Tara Gibbs, conta um pouco sobre a importância desse tipo de capacitação. “Cursos do HDI por exemplo, são voltados a prestação de serviços e transformam áreas de TI em prestadores de serviços profissionais de fato, melhorando assim os negócios na ponta. Então percebemos na sala de aula, que cada vez mais profissionais de áreas bem técnicas, como desenvolvedores ou especialistas em Cloud, participam das aulas de gestão de suporte, KCS, ou customer experience, dado a demanda cross que eles têm sentido em seus trabalhos’’.

Resultado

Os profissionais de TI de hoje são sábios o suficiente para entender os domínios da tecnologia fora de suas próprias áreas de especialização, para que possam se comunicar e colaborar com outras pessoas de forma mais eficaz. A base de conhecimento mais ampla também pode servir de base para um movimento vertical ou horizontal dentro da organização à medida que os negócios e seus requisitos mudam.

Talvez a habilidade mais importante que qualquer profissional possa possuir hoje seja o desejo e o compromisso de aprender continuamente. Afinal, o que se faz hoje, é como certamente mudaremos o amanhã.


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