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Falta mão de obra em TI

A 20ª Pesquisa Sobre Administração de Recursos de Informática, realizada pela Fundação Getúlio Vargas entre agosto do ano passado e abril de 2009 com duas mil empresas (incluindo 60% das 500 maiores corporações do país),

comprova o crescimento do setor de Tecnologia da Informação no Brasil. De acordo com o estudo, 6% do faturamento líquido das companhias foi investido em TI – quase o dobro do investimento feito pelas empresas dez anos atrás.

Recentemente, o IBGE registrou em suas pesquisas sobre emprego que o setor de TI sofreu um aumento no número de vagas da ordem de 40% nos últimos três anos, devido não apenas à expansão econômica e ao uso da tecnologia, como também ao crescimento da exportação de serviços tecnológicos.

Mesmo com todos esses dados favoráveis, as empresas dessa área enfrentam um grande revés: a falta de mão de obra especializada. Para a supervisora de Recursos Humanos da HBSIS, empresa blumenauense desenvolvedora de soluções corporativas na área de TI, existe no mercado um grande número de candidatos, no entanto, com pouca expertise. “Como a tecnologia é ágil, assim são as ambições dos jovens. Cada vez mais, procuram novos conhecimentos e desafios, faltando mergulhar e amadurecer nos processos em que se encontram”, aponta.

Falta mão-de-obra qualificada – Na opinião de Ximena Luengo, a mão de obra qualificada é essencial para as empresas, porque soma novos recursos. Segundo ela, o que diferencia os profissionais são características como conhecimento e maturidade, além do perfil comportamental. “Às vezes o conhecimento e a experiência são bons, mas os comportamentos do profissional são nocivos à equipe, prejudicando o resultado final”, assinala a supervisora de RH. Com uma mão de obra capacitada para cumprir as exigências do mercado, o setor de TI tende a se tornar cada vez mais forte, contribuindo para o fortalecimento das empresas e maior geração de emprego no país.

A influência da crise – Para os especialistas, não foram todas as empresas de TI que sofreram com a crise mundial. “O impacto vem dos projetos que estavam sendo desenvolvidos e o planejamento que a empresa teve frente à crise”, destaca Luengo. Na opinião dela, o momento é de desafio, dentro e fora das empresas. Isso porque o profissional pode contribuir para melhorar o desempenho corporativo e, por outro lado, gerenciar sua carreira com as inúmeras possibilidades que a área de TI oferece.

Números do mercado de TI

O capital humano representa para a tecnologia da informação 70% de seu desenvolvimento.
O mercado brasileiro de software e de serviços movimentou, em 2007, US$ 11,12 bilhões, segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Empresas de Software (Abes).
Um levantamento da Catho aponta que será necessário formar 100 mil profissionais para atender a demanda dos próximos dois anos.
Para a Abes, o déficit será de 50 mil técnicos, graduados, especialistas e pós-graduados.
Filipe Rizzo, da Politec S.A., é menos otimista. Segundo ele, “vão faltar 200 mil profissionais até 2010, 40 mil técnicos - aqueles que têm entre 16 e 24 anos”. Para esse profissional iniciante, são oferecidos, atualmente, salários iniciais de R$ 1,5 mil a R$ 2 mil.
A média brasileira é de um computador para cada três habitantes, cenário melhor que a média no resto do planeta – a previsão, em três anos, é que o número chegue a 100 milhões de PCs, ou seja, um a cada dois brasileiros.


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