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DICAS PARA MELHORAR A QUALIDADE, MAS ANTES: PORQUE QUALIDADE?

Vamos começar esse bate papo com um teste: Se eu lhe perguntasse sobre seu interesse em fazer seu trabalho com mais qualidade, qual seria sua resposta? Creio que como a maioria das pessoas seria SIM.


Este é o desafio de qualquer profissional. Descobrir como melhorar seu trabalho e fazer esta evolução ser percebida pelo usuário ou cliente do serviço.
Abaixo segue algumas sugestões que podem fazer sentido para sua operação de serviços, mas acima de tudo tenha uma regra em mente:

“Um Serviço só gera valor se o Cliente percebe esse valor,
caso contrário é uma mera formalidade!”

Se o cliente não perceber que algo foi feito para melhorar, de fato não fizemos nada. Sei que parece radical, afinal nós da área de suporte, trabalhamos tanto e já somos tão pouco reconhecidos e eu ainda coloco mais esse dilema. Acredite em mim, temos que sempre estar atentos em como somos vistos por nossos usuários ou clientes e não somente como achamos que somos percebidos por eles.

Foco no Relevante
Sempre mantenha foco no relevante, naquilo que faz a diferença em performance da operação. Por vezes presenciei gestores dispenderem tempo para ajustar detalhes da operação que não gerariam valor algum. Lembre-se de focar no relevante.
Primeiro Estabilize, Depois Melhore
Um dos erros mais comuns é quando o gestor de uma operação, cheio de ideias deseja colocar suas melhorias em prática, mas não percebe que a operação está tão confusa que o usuário não confia mais. Hora um incidente é resolvido rapidamente, noutra demora dias. Essa baixa estabilidade vira uma areia movediça para todos os projetos de melhoria. Primeiro SDCA (Standard, Do, Check e Act) depois PDCA (Plan, Do, Check e Act) - para saber mais leia Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia - a – Dia – Vicente Falconi
Indicadores são importantes, mas Comunicá-los é Mais
Segundo Vicente Falconi, Gerenciar é atingir metas, portanto é fundamental que tenhamos indicadores de controle, Mas eles precisam ser comunicados!
Compre um quadro branco, desenhe suas linhas e coloque ali a performance da equipe, além disso realize reuniões periódicas com a equipe para coletar sugestões desta equipe em como melhorar os resultados, pois as pessoas na linha de frente tem uma visão clara do problema e trazem consigo muitas ideias para a solução.

Acima de tudo, a grande dica é estarmos constantemente observando nossa operação, com uma pergunta na mente:

O que podemos mudar hoje e que geraria um impacto radical na performance atual?

Lembre-se de focar em mudanças que tenham alto impacto, não adianta ficar fazendo pequenas mudanças, com baixo risco e retorno. Inovar é arriscar-se! Lembre-se: Até relógio quebrado fica certo duas vezes ao dia!

Abraço e Sucesso!


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