O papel do IT Service Desk como 1ª linha de defesa contra Ciberataques
Os cibercriminosos, cada vez mais, têm ferramentas à sua disposição para criar ataques direcionados. Hoje, é mais provável concluir que não se trata de um "se", mas "quando" sua organização sofrerá um dano mais sério que fatalmente provocará danos não só à infra, mas às pessoas e à sua marca.
Muitas organizações investem em técnicas de prevenção perimetral como firewall e antivírus, que não são compatíveis com os ataques cada vez mais bem planejados e sofisticados.
O IT Service Desk não impedirá que os ataques ocorram, mas sua capacidade de monitorar e alertar a organização para um problema mais amplo o posiciona perfeitamente para atuar como a primeira linha de defesa.
Embora o departamento de TI possa trabalhar incansavelmente para garantir que o sistema operacional seja consistentemente atualizado e todos os patches rotineiramente gerenciados, a única maneira de garantir a segurança do sistema é empregar uma rotina rápida de "detectar e responder".
Como isso pode ser feito? A melhor defesa contra o crime cibernético é o conhecimento, ou seja, saber exatamente o que está acontecendo dentro da rede de uma organização. É por isso que o IT Service Desk desempenha um papel tão crucial na identificação de comportamentos estranhos e tendências significativas. Afinal, se um número de PCs estiverem sendo executados lentamente, ou um aplicativo de negócios freqüentemente está falhando, ele poderia facilmente ser um sintoma de um ciberataque.
Sobre o Palestrante:
Cristiano Breder é membro do SAB (Strategic Advisory Board) desde 2007 e um profissional reconhecido na gestão de importantes centros de suporte em empresas como HP, Capgemini, Embratel, entre outras. Atualmente está atuando em um startup de serviços de ciberinteligencia e segurança avançada no Brasil. Posui Mestrado em Administração com ênfase em sistemas de informação pelo IBMEC RJ.