
A Experiência do Cliente de Software
Evoluindo a relação das áreas de Produto, Suporte, Serviços e CS.
Traga sua visão, compartilhe sua experiência!
Juntos, moldamos o futuro do software no HDI Software Summit!

Data: 29 e 30 de maio de 2025
Local: Club Med Lake Paradise
Palestrantes confirmados:
Marcelo Barreto
(co-founder da criasound)
Marcelo Barreto
Sou um executivo sênior com 24 anos de experiência em posições de liderança nas áreas de Vendas e Marketing nos setores de bens de consumo não duráveis (FMCG) e Autopeças. Demonstrei sucesso em impulsionar o crescimento sustentável de vendas e valor por meio de transformação do mercado, estratégia de gestão de receita, execução de excelência comercial, desenvolvimento de marca e produto. Capacidade comprovada de entregar resultados, formar equipes de alto desempenho e prosperar em ambientes de transformação. Apaixonado por desafios de transformação, aprendizado contínuo e desenvolvimento de pessoas.
Busco ser um líder orientado a resultados e pessoas, combinando criatividade, pensamento estratégico e pragmatismo para alcançar resultados excepcionais. Habilidoso em desenvolver planos de execução práticos e acompanhar indicadores de desempenho em nível micro gerencial. Busco também ser um influenciador eficaz, capaz de lidar com desafios complexo, entendendo sempre o impacto organizacional mais amplo das decisões de negócio.
Tenho larga experiência em gestão de P&L em nível regional, nacional e internacional, expertise em liderar Vendas em diversos canais, incluindo diretos (contas chave nacionais e globais) e indiretos (distribuidores, atacado, franquias), B2C, B2B, Omnichannel e transformação digital. Aplico forte foco em estratégias de marca e canal, capacidades comerciais e liderança de projetos complexos. Assumo meu compromisso com iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG).
Descrição da Palestra: Qual a relação da música com a entrega dos projetos de software e experiência do nosso cliente?
Empresas de software enfrentam, cada vez mais, um desafio crítico: como alinhar a comunicação e a colaboração entre as áreas de Produto, Desenvolvimento, Implantação, Suporte e Customer Success?
Nessa palestra-show, executivos de tecnologia que também são músicos trazem uma analogia poderosa: a construção de um software de sucesso é como uma banda afinada — cada instrumento (ou área) precisa estar no tempo certo, com ritmo, propósito e harmonia.
Através de um speech dinâmico intercalado com música ao vivo, os palestrantes mostram como ruídos de comunicação podem desafinar a experiência do cliente — e como processos bem orquestrados geram resultados excepcionais.
Prepare-se para uma experiência sensorial e reflexiva, que vai inspirar sua equipe a tocar no mesmo compasso.
Leandro Abreu
(co-founder da criasound)
Leandro Abreu (co-founder da criasound)
Com 27 anos de experiência na produção musical e na liderança de grandes multinacionais de tecnologia (IBM, Siemens, ENEL), Leandro Abreu é o Supervisor Musical e fundador da Ponta da Praia e da criasound. Seu propósito é ajudar os produtores de audiovisual na obtenção da Música Certa para que seus projetos marquem a vida das pessoas com uma mensagem forte e duradoura .Especialista em Music Supervision e Music Business pela Berklee e pela FGV, é casado com a melhor cantora do Brasil, pai da Cecília e do João Pedro, é tenista por insistência, baterista por devoção e Santista graças a Deus.
Descrição da Palestra: Qual a relação da música com a entrega dos projetos de software e experiência do nosso cliente?
Empresas de software enfrentam, cada vez mais, um desafio crítico: como alinhar a comunicação e a colaboração entre as áreas de Produto, Desenvolvimento, Implantação, Suporte e Customer Success?
Nessa palestra-show, executivos de tecnologia que também são músicos trazem uma analogia poderosa: a construção de um software de sucesso é como uma banda afinada — cada instrumento (ou área) precisa estar no tempo certo, com ritmo, propósito e harmonia.
Através de um speech dinâmico intercalado com música ao vivo, os palestrantes mostram como ruídos de comunicação podem desafinar a experiência do cliente — e como processos bem orquestrados geram resultados excepcionais.
Prepare-se para uma experiência sensorial e reflexiva, que vai inspirar sua equipe a tocar no mesmo compasso.
Gisele Anversa
(Head de Produto - RD Station)
Gisele Anversa
Construir produtos SaaS de sucesso vai além de processos e tecnologia — exige visão estratégica, execução disciplinada e uma liderança que conecte negócios, tecnologia e pessoas.
Sou Head de Produto na RD Station Marketing, com mais de oito anos de experiência na interseção entre Produto, Estratégia e Gestão de Stakeholders. Meu foco está em transformar desafios estratégicos em crescimento sustentável e inovação contínua, garantindo que os produtos SaaS entreguem valor real tanto para os clientes quanto para o negócio.
Minha abordagem combina tomada de decisão orientada por dados, visão de longo prazo e comunicação eficaz com stakeholders. Lidero times de alta performance no desenvolvimento de roadmaps estratégicos, otimização de operações e alinhamento da direção do produto com as necessidades do mercado. Também sou reconhecida pela minha habilidade de negociação e influência em ambientes complexos, promovendo colaboração entre diferentes equipes para alcançar resultados significativos.
Descrição da Palestra: Impacto do Produto na Experiência do Cliente: mapeando a Jornada de Uso no Produto para aumento de retenção e crescimento de receita.
Em um cenário cada vez mais competitivo, a experiência do cliente dentro do produto é um diferencial estratégico. Nesta palestra, vamos explorar como mapear e entender a jornada de uso no produto pode impulsionar a retenção, reduzir churn e alavancar o crescimento de receita. A partir de exemplos práticos e cases reais, você verá como identificar momentos-chave de valor, pontos de fricção e oportunidades de encantamento.
Vamos discutir ferramentas e metodologias para capturar dados comportamentais, interpretar sinais de engajamento e construir experiências orientadas por produto, unindo as áreas de Produto, Suporte e Customer Success em uma atuação conjunta e eficaz.
Rose Dadamos
(Head de Customer Success - Metadados)
Rose Dadamos
Mais de 25 anos de experiência na indústria de TI, atuando em funções como desenvolvedor, inteligência, vendas, suporte e serviços, com foco em resultados financeiros e sucesso do cliente.
Responsável por reter e expandir contas corporativas por meio de vendas baseadas em valor e entrega de resultados positivos. Sou apaixonada por gerar valor significativo ao cliente e conquistar uma lealdade intensa.
Valorizo a tomada de decisão baseada em dados, a transparência organizacional, o trabalho em equipe e a responsabilidade.
Áreas de conhecimento:
-
Customer Success – Estratégia, Modelos de Engajamento, Health Score, Entrega Segmentada
-
Modelos de Negócios com Receita Recorrente
-
Mapeamento da Jornada do Cliente
Prêmio HDI de Melhor Gerente de Suporte – 2019
Descrição da Palestra: Impacto do Produto na Experiência do Cliente: mapeando a Jornada de Uso no Produto para aumento de retenção e crescimento de receita.
Em um cenário cada vez mais competitivo, a experiência do cliente dentro do produto é um diferencial estratégico. Nesta palestra, vamos explorar como mapear e entender a jornada de uso no produto pode impulsionar a retenção, reduzir churn e alavancar o crescimento de receita. A partir de exemplos práticos e cases reais, você verá como identificar momentos-chave de valor, pontos de fricção e oportunidades de encantamento.
Vamos discutir ferramentas e metodologias para capturar dados comportamentais, interpretar sinais de engajamento e construir experiências orientadas por produto, unindo as áreas de Produto, Suporte e Customer Success em uma atuação conjunta e eficaz.
Felipe Coelho
(Diretor de Operações - HDI Brasil)
Felipe Coelho
é executivo de Vendas e Entregas no HDI Brasil, com uma trajetória de mais de 19 anos na organização, onde iniciou como aprendiz e alcançou posições de liderança.
Ao longo de sua carreira, Felipe tem se dedicado a temas como Customer Experience (CX), Customer Success (CS), jornada do cliente e indicadores de experiência. Ele é reconhecido por sua atuação em palestras nos eventos do setor, como o HDI Experience, onde ele sempre ressalta a importância da experiência do cliente para empresas de software.
Além disso, Felipe compartilha regularmente conteúdos sobre práticas de gestão em TI, métodos ágeis para serviços de TI e suporte, e indicadores de experiência em contratos de outsourcing, por meio das redes sociais do HDI Brasil. É co-host do podcast TI CAST do HDI.
Palestra: Nesta palestra, Felipe Coelho (HDI Brasil) e Giuliano Machado (especialista do mercado de software e membro do HDI SOAB) vão explorar como os XLAs estão transformando a maneira como empresas de software medem e entregam valor aos seus clientes.
Diferente dos tradicionais SLAs, que focam em métricas operacionais, os XLAs colocam o foco na experiência real do usuário, promovendo uma visão mais estratégica da prestação de serviços, e finalmente desenhando e medindo indicadores de algo que parece subjetivo, que é a experiência do usuário e cliente. Com cases práticos e insights valiosos, os palestrantes demonstrarão como essa abordagem contribui para maior satisfação, fidelização e diferenciação competitiva no mercado de software.
Giuliano Machado
Top Voice do mercado de software e Membro HDI SOAB)
Giuliano Machado
Eleito como Personalidade do Ano pelo HDI Brasil, Giuliano Machado é especialista em Experiência do Cliente e Inovação com mais de 25 anos de atuação na área, quase todos dedicados à gestão de equipes em empresas de tecnologia. Head de Serviços e Membro do Software Advisory Board, é um aficionado por inovação, gestão de pessoas e soluções de inteligência empresarial.
Desbravador, inquieto e ousado, tem realizado projetos que não só evidenciam a Senior como uma das empresas com o maior índice de excelência em serviços no país, como também contribuem com a qualidade e o desenvolvimento do setor no Brasil.
Descrição da Palestra: Felipe Coelho (HDI Brasil) e Giuliano Machado (especialista do mercado de software e membro do HDI SOAB) vão explorar como os XLAs estão transformando a maneira como empresas de software medem e entregam valor aos seus clientes.
Diferente dos tradicionais SLAs, que focam em métricas operacionais, os XLAs colocam o foco na experiência real do usuário, promovendo uma visão mais estratégica da prestação de serviços, e finalmente desenhando e medindo indicadores de algo que parece subjetivo, que é a experiência do usuário e cliente. Com cases práticos e insights valiosos, os palestrantes demonstrarão como essa abordagem contribui para maior satisfação, fidelização e diferenciação competitiva no mercado de software.
Nesta palestra, iremos abordar como o pós-venda pode e deve ser parte essencial da estratégia das empresas de software.
Com foco em retenção, expansão e fidelização de clientes, os palestrantes apresentarão práticas e estruturas que permitem transformar o pós-venda em uma área estratégica de
Armando Ferrer
(Senior Director de CX - Thomson Reuters)
Armando Ferrer
Mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de projetos nas áreas de tecnologia da informação e na pesquisa cientifica; atendendo clientes em diversos segmentos do mercado: Telecomunicações, Energia & Utilities, Bens de Consumo e Serviços, Indústria e Manufatura e Serviços Financeiros.
- Com um estilo de liderança que combina o foco no cliente e gestão de pessoas, consigo estruturar operações altamente estáveis e produtivas em ambientes complexos (multiculturais, multilíngues e multisites)
- Possuo experiência na comercialização de serviços e implementação das soluções Oracle (Cloud e OnPrem) para processos envolvendo ERP, EPM, e-Commerce, CRM, HCM e BI.
- Através da implantação de novos sistemas e do desenvolvimento de novas aplicações busco contribuir ativamente para a transformação digital de empresas e linhas de negócios.
- Na direção de operações de suporte e manutenção de sistemas (SAP, Oracle e legados, tanto desktop como mobile) busco sempre gerar o maior impacto positivo possível nos negócios e nos clientes.
- Utilizo uma forte orientação à analise de métricas e indicadores (técnicos e financeiros) no planejamento estratégico das operações, o que me permite uma tomada de decisão assertiva e orientada a resultados positivos duradouros.
- Possuo sólidos conhecimentos na elaboração e análise de propostas técnicas e comerciais na área de serviços de Tecnologia da Informação, com grande assertividade na estimação de custos, produtividade e margens.
Descrição da Palestra: Planejamento Estratégico do pós-venda nas empresas de software
Nesta palestra, iremos abordar como o pós-venda pode e deve ser parte essencial da estratégia das empresas de software.
Com foco em retenção, expansão e fidelização de clientes, os palestrantes apresentarão práticas e estruturas que permitem transformar o pós-venda em uma área estratégica de geração de valor. A palestra trará reflexões sobre como alinhar operações, tecnologia e pessoas para uma jornada do cliente mais eficiente e orientada a resultados de longo prazo.
Ricardo Danelon
(Gerente Senior de Serviços e Operações Latam - Thomson Reuters)
Ricardo Danelon
Profissional com foco na gestão de operação e serviços de TI, formado em Sistemas de Informação pelo CES/JF, pós graduado em Redes de Computadores pela UFJF e MBA em Planejamento estratégico e Organizacional pela Unicesumar, tendo como principais certificações ITIL 4, HDI SCM, Scrum, Customer Success, Lean IT e Management 3.0, Membro do advisory board da HDI - SOAB, onde tratamos sobre as melhores práticas de serviços para o mercado nacional.
Ampla experiência na Gestão de Operações, Centro de Serviços Compartilhados, Gestão de Serviços, Suporte ao Cliente, Sustentação, Pós venda e Treinamentos, tendo participado e liderado a implantação de conceitos das ITIL em diversos processos durante sua carreira e iniciado a área de Customer Success no segmento Legal da Thomson Reuters.
Atualmente é Gerente de Sênior de Serviços para LatAm para o segmento de software jurídico da Thomson Reuters, sendo o responsável pela experiência Digital dos usuários, Adoção aos Produtos, Customer Care, Suporte de 1º e 2º nível e operação de Entitlement.
Forte habilidades em Inovação, Transformação Digital, Metodologia Ágil, Retenção de Clientes, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Gestão de Qualidade, Gestão do Conhecimento, Governança de TI e Gestão de Indicadores (KPIs).
Palestra: Planejamento Estratégico do pós-venda nas empresas de software
Nesta palestra, iremos abordar como o pós-venda pode e deve ser parte essencial da estratégia das empresas de software.
Com foco em retenção, expansão e fidelização de clientes, os palestrantes apresentarão práticas e estruturas que permitem transformar o pós-venda em uma área estratégica de geração de valor. A palestra trará reflexões sobre como alinhar operações, tecnologia e pessoas para uma jornada do cliente mais eficiente e orientada a resultados de longo prazo.
Rodrigo Rico
(Diretor de Customer Sucess - SW)
Rodrigo Rico
Com mais de 25 anos de experiência em Serviços, Sucesso / Experiência do Cliente, Suporte Técnico, M&A e Transformação Digital, sou especialista na liderança de projetos multidisciplinares e na gestão de relacionamento com o cliente. Minha trajetória abrange a gestão de operações e consultoria estratégica, além de participações em conselhos consultivos, sempre visando resultados excepcionais, desenvolvimento de cultura e comunicação eficaz.
Minha paixão por transformar desafios em oportunidades me impulsiona a construir experiências memoráveis tanto para clientes quanto para equipes, alinhando a excelência no atendimento com a inovação e a transformação contínua.
Se você busca um parceiro comprometido em otimizar a experiência do cliente e promover resultados tangíveis, estou aberto a conexões e colaborações.
Descrição da Palestra: Menos é mais! Como escalar sua empresa sem aumentar tickets (e custos) no suporte?
o palestrante compartilha estratégias práticas para empresas de software que desejam crescer sem comprometer a eficiência operacional do suporte. A palestra abordará como estruturar processos, adotar tecnologias inteligentes e promover uma cultura de autosserviço e proatividade que reduza a abertura de chamados e custos operacionais.
Uma abordagem focada em escalar o atendimento com qualidade, mesmo diante do aumento da base de clientes, entregando mais valor com menos recursos, escalando a operação e olhando com carinho para as finanças.
Rafaela Blacutt
(Gerente de Operações - Aktie Now)
Rafaela Blacutt
Sou uma profissional com quase uma década de experiência em atendimento ao cliente. Durante mais de sete anos na RD Station, tive um papel fundamental na estruturação e aprimoramento das áreas de suporte e sucesso do cliente.
Estou sempre em busca de novos conhecimentos e ideias para fortalecer o ecossistema de Experiência do Cliente (CX). Atualmente, como Gerente de Operações na Aktie Now, meu foco está em promover melhorias contínuas no atendimento ao cliente. Acredito que oferecer uma excelente experiência fortalece o relacionamento com o cliente e contribui para o crescimento sustentável da organização.
- Com um estilo de liderança que combina o foco no cliente e gestão de pessoas, consigo estruturar operações altamente estáveis e produtivas em ambientes complexos (multiculturais, multilíngues e multisites)
- Possuo experiência na comercialização de serviços e implementação das soluções Oracle (Cloud e OnPrem) para processos envolvendo ERP, EPM, e-Commerce, CRM, HCM e BI.
- Através da implantação de novos sistemas e do desenvolvimento de novas aplicações busco contribuir ativamente para a transformação digital de empresas e linhas de negócios.
- Na direção de operações de suporte e manutenção de sistemas (SAP, Oracle e legados, tanto desktop como mobile) busco sempre gerar o maior impacto positivo possível nos negócios e nos clientes.
- Utilizo uma forte orientação à analise de métricas e indicadores (técnicos e financeiros) no planejamento estratégico das operações, o que me permite uma tomada de decisão assertiva e orientada a resultados positivos duradouros.
- Possuo sólidos conhecimentos na elaboração e análise de propostas técnicas e comerciais na área de serviços de Tecnologia da Informação, com grande assertividade na estimação de custos, produtividade e margens.
Descrição da Palestra: IA - Inteligência Artificial p/ operações de Suporte a Software
Rafaela, traz uma visão estratégica e aplicada sobre o uso da Inteligência Artificial no suporte técnico de empresas de software. A palestra vai explorar como a IA pode ser usada para automatizar atendimentos, prever demandas, otimizar fluxos operacionais e melhorar a experiência do cliente.
Serão apresentados cases reais, insights sobre a implementação de soluções como chatbots, assistentes virtuais e análise preditiva, mostrando como a tecnologia pode transformar o suporte em um diferencial competitivo.
Alan da Costa
(Senior Learning Manager for America - Microsoft)
Alan da Costa
Minha missão é inspirar as pessoas a adotarem o aprendizado como um hábito diário, tornando-se profissionais melhores e se destacando no atendimento a nossos clientes e parceiros no segmento Enterprise das Américas.
Sou um aprendiz ávido, com grande entusiasmo por Futures Thinking (Pensamento de Futuros) e Inteligência Artificial. Para mim, a alfabetização em futuros é uma habilidade essencial que deveria ser incorporada ao currículo escolar e utilizada imediatamente para requalificar a força de trabalho. O mundo está se transformando rapidamente; por isso, adotar uma mentalidade e atitude de aprendizado contínuo deve ser uma prioridade para indivíduos, famílias e empresas.
A curiosidade guia meu modo de vida, livre de julgamentos. Encontro respostas através de perguntas. Acredito em buscar clareza acima da certeza — e que trabalhar em conjunto é sempre melhor. Ser um aprendiz dedicado e uma pessoa proativa que “faz acontecer” são atributos que busco, com o objetivo de evoluir um pouco a cada dia.
O ciclismo de estrada é uma paixão minha, onde pratico disciplina, resiliência e tenacidade para superar meus limites. As lições e percepções que ganho ao pedalar, especialmente durante os treinos na Zona 2, têm profundo impacto na minha vida profissional e pessoal.
Palestra: EM DEFINIÇÃO
Gabriela Calazans
(Coordenadora de Geração de Demandas - SENIOR SISTEMAS)
Gabriela Calazans (Coordenadora de Geração de Demandas - SENIOR SISTEMAS)
Descrição da Palestra: Venda responsável: como entregar um projeto redondo para a equipe de implantação?
A palestra aborda os principais pontos de atenção no alinhamento entre as áreas comercial e de implantação. Com foco em garantir o sucesso do cliente desde o primeiro contato, a apresentação traz práticas para conduzir uma venda consultiva, definir expectativas realistas e documentar as necessidades do cliente de forma clara e objetiva.
O objetivo é promover uma transição fluida entre pré-venda e pós-venda, evitando retrabalhos, aumentando a satisfação do cliente e fortalecendo a reputação da empresa. Parece simples colocado dessa forma, mas não é. O desafio é grande, e é preciso muita organização e governança para que as áreas funcionem juntas e o cliente seja de fato, beneficiado com um projeto de sucesso.
Kaianne Antoniazzi Premoli
Product Marketing Lead - BLING
Kaianne Antoniazzi Premoli
Olá! Sou a Kaianne, líder em Product Marketing com vasta experiência em produtos SaaS B2B. Formada em Relações Internacionais, pós-graduada em Digital Business e com experiência em times internacionais.
Me especializei em product marketing, inteligência de mercado, branding e estratégias para geração de demanda e penetração de mercado, trabalhando com produtos B2B para diversos segmentos e portes. Em especial softwares de gestão enterprise, produtos de dados, inteligência artificial e e-commerce.
Também sou fundadora da primeira comunidade de product marketing para mulheres no Brasil, com o objetivo de promover a diversidade, a inclusão e o empoderamento feminino nessa área.
Descrição da Palestra: Venda responsável: como entregar um projeto redondo para a equipe de implantação?
A palestra aborda os principais pontos de atenção no alinhamento entre as áreas comercial e de implantação. Com foco em garantir o sucesso do cliente desde o primeiro contato, a apresentação traz práticas para conduzir uma venda consultiva, definir expectativas realistas e documentar as necessidades do cliente de forma clara e objetiva.
O objetivo é promover uma transição fluida entre pré-venda e pós-venda, evitando retrabalhos, aumentando a satisfação do cliente e fortalecendo a reputação da empresa. Parece simples colocado dessa forma, mas não é. O desafio é grande, e é preciso muita organização e governança para que as áreas funcionem juntas e o cliente seja de fato, beneficiado com um projeto de sucesso.
O evento HDI Software Summit proporcionará palestras, debates e casos sobre toda a jornada do cliente de empresas de software: implantação, suporte, serviços e sucesso do cliente.
O HDI Software Summit será realizado no all-inclusive resort, Club Med Lake Paradise, nos dias 29 e 30 de maio. O HDI Software Summit tem como objetivo central unir a vasta experiência do instituto HDI na jornada do cliente de software – desde a implantação e suporte, até os serviços e o sucesso do cliente – com a expertise das principais empresas de software do Brasil e do mundo. O resultado? Um encontro de conteúdo e profissionais de altíssimo nível, impulsionando a evolução da indústria de software brasileira e fortalecendo a integração entre essas áreas cruciais, tudo isso em um local inspirador!

Patrocinadores


