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Como inovar os processos do suporte técnico

Qual é a sua auto avaliação sobre seu desempenho em inovação e criatividade em relação aos processos sob sua responsabilidade?

Muito temos lido ultimamente sobre o processo de inovação e o quanto está sendo requisitado e valorizado pelos executivos das empresas. Mas como ser inovador diante do nível de maturidade e conhecimentos na área de Service Desk que temos disponível atualmente?

A observação externa de alguém que não conhece o seu trabalho e que nunca foi necessário ter preocupações como a nossa é uma das maneiras de encontrar espaço para fazer de forma mais eficaz o que já é considerado como a melhor prática do mercado. Como assim? Já ouviu falar do estagiário que ninguém queria ouvir a opinião sobre uma falha indecifrável que estava ocorrendo em um equipamento? Pois é, um grupo de renomados engenheiros jamais iria prestar atenção em um estagiário, por que estavam muito ocupados em retomar as operações da fábrica. Bem, o estagiário, falou humildemente ao pé do ouvido de um dos Engenheiros que estavam reunidos em torno daquele dramático problema:

- Este fio está solto aqui. É normal?

Ao ligar o fio novamente tudo voltou a funcionar e os engenheiros voltaram para as suas mesas frustrados e repensando sobre a humildade e a capacidade de não ver o obvio quando se é um expert no assunto.

Todas as melhores práticas que estudamos e buscamos aplicar em nosso trabalho são realmente tudo que podemos fazer de melhor em nossa área?

Será que de tanto olhar para nosso trabalho não estamos míopes para realizar transformações, inovações, ideias criativas?

Mude seu ponto de vista, sente na cadeira do analista, ou na cadeira do seu líder se você for analista e olhe para o trabalho que você não faz todos os dias. Ouvimos desde criança o quão importante é nos colocarmos no lugar das outras pessoas para melhor entende-las, mas isto é tão difícil de fazer quando queremos ser o que resolve e o que inova. Quando não abrimos mão de ser o líder daquilo que temos sob nossa responsabilidade. Muitas vezes até nos pegamos tentando resolver os problemas dos outros deixando os nossos em segundo plano.

Estamos realmente fazendo o melhor para os nossos clientes ou o melhor para o nosso processo de atendimento?

Nossas respostas têm sido ideais para nossos clientes ou para nós mesmos?

“O gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração” – Thomaz Edson

Quando se é um gênio a inspiração vem fácil, mas nós que somos normais precisamos nos esforçar muito mais para conseguir inovar, ser criativo, ter uma visão capaz de dar um ganho significativo para algo que fazemos muito tempo da mesma forma, com bons resultados, mas que precisa ser evoluído para atender a uma nova realidade, uma nova geração tecnológica e de pessoas que nasce a cada dia. Nossos clientes estão cada vez mais exigentes, críticos e apressados, muito apressados. O negócio precisa ser mais rentável a cada dia e se algo para ou está na velocidade errada, então temos um culpado de plantão: A área de TI (mais especificamente o suporte técnico ao cliente como escudo e guardião da imagem da TI).

Não temos muito tempo para implantar necessidades de melhoria e precisamos acertar na primeira tentativa por que errar tem um preço alto e o tempo perdido não se recupera mais.

Assim, não podemos ser demasiadamente confiante na experiência vivida ou usar de intuição, é necessário planejar, discutir os detalhes com o grupo, delegar responsabilidades, simular, testar, medir por um período, pesquisar a opinião dos clientes, ter evidências dos resultados e por fim decidir com a participação de seus líderes como corresponsáveis pela inovação.

Sem heróis mortos e nem covardes vivos, sem um gênio que fez um milagre, mas sim uma equipe de alta performance que quebrou paradigmas e inovou com sucesso.

Inovar é fazer de forma nova, mas esta forma nova tem que atingir os objetivos do negócio sempre com menor custo e mais rapidez, senão for assim estaremos apenas fazendo diferente do que fazíamos antes.

Exercitem a sua mente com atividades intelectuais novas e diversificadas, pesquisem, leiam sobre temas fora da sua área, participem de palestras, congressos, ouçam pessoas de outras áreas de atuação, meditem, joguem xadrez, mas não deixem de dormir bem para fixar seus conhecimentos.

Certamente você estará construindo uma mente mais criativa e inovadora.


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