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Outsorcing: A nova tendência mundial

Antigamente ser um especialista era ter um enorme valor agregado para as empresas. no entanto nos dias de hoje com a evolução dos modelos de gestão, o volume de informação e a velocidade das atualizações tecnológicas, as empresas passaram a

buscar profissionais com um perfil mais generalista e através deste conhecimento consigam detectar e resolver o problema por meio de sua rede de fornecedores e parceiros.

Atualmente vemos um cenário quando o desafio de reduzir os custos é enorme, gestores vêm sendo pressionados a cada vez mais a cortar custos fixos, reduzir suas equipes e ainda mantê-la motivada para que tenha um melhor desempenho, realizando todo o trabalho em menos tempo e com maior eficiência.

E é dentro desse cenário desafiador que surge o que chamamos hoje de serviços gerenciados ou “managed services”. O serviço, já considerado tendência mundial, apresentou-se como uma saída estratégica às empresas, ajudando os executivos a direcionarem uma de suas principais preocupações: a redução de custos fixos e constantes investimentos de suas equipes com atualizações tecnológicas.

Além disso, as organizações estão se concentrando em suas especialidades ou no âmbito geral do departamento de TI e deixando algumas especialidades para empresas que possuam foco nos determinados assuntos. Mas para tanto, a escolha do provedor de é muito fundamental.

Na área de armazenamento a realidade não é diferente, a popularidade da terceirização do gestor e dos serviços aumenta a cada dia. As necessidades e requerimentos destas áreas em um ambiente onde os dados crescem de modo não estruturado, cuja projeção é de crescer 10 vezes entre 2005 a 2010* exigem das empresas uma velocidade de atuação e atualização superior.

Hoje em dia, manter uma equipe interna voltada para a área pode ser extremamente custoso, ao passo que terceirizar algumas áreas desta gestão e operação pode ser mais vantajoso. A prática é escolhida pelos CIO’s por causa de seus inúmeros benefícios:
Fazer mais com menos: orçamentos de TI reduzidos e ambientes mais complexos pedem que se façam mais operações em um menor tempo e com menos custos;
Aumento da demanda do negócio: as constantes auditorias exigem que as informações estejam sempre acessíveis tendo maior disponibilidade e desempenho;
Ambientes mais complexos: os novos modelos de negócios aumentam a exigência dos SLAs & SLOs;
O peso dos sistemas legado: muitas empresas sofrem fusões e/ou ao longo dos anos não realizam uma atualização tecnológica de seu parque instalado, com isso, ainda hoje tem gastos com a manutenção do ambiente antigo;
Economia de tempo e dinheiro: por meio da qualificação e experiência de especialistas, que a maioria das organizações não possui é possível planejar, configurar e instalar a melhor solução de armazenamento desde o início;
Assegurar metodologias consistentes na prestação de serviços: as ferramentas que a empresa possui permitem uma rápida, rigorosa e precisa implementação de serviços, minimizando interrupções em seu meio de produção e reduzindo os riscos provocados por erro humano;
Crescimento acelerado do volume de dados: novas soluções de armazenamento e gestão;
Baixa utilização: desperdício de recursos de TI que poderiam ser alocados para outras necessidades.
Além disso, o provedor de serviços, por meio de sua experiência em diferentes ambientes ajuda a empresa a incorporar novas práticas e aperfeiçoar as já existentes, dividindo seu conhecimento com a equipe da empresa. Atendendo a esta demanda de Storage os provedores estão criando ofertas inovadoras para enfrentar situações de seus clientes e mercado como:
Falta de conhecimento da arquitetura do storage que a empresa possui – muitas vezes poderiam usar mais do sistema do que usam;
Falta de informações atualizadas – no dia a dia não conseguem absorver toda a atualização mercadológica;
Não possui equipe / pessoal responsável pelo gerenciamento do storage – a alocação de recursos é mais intensa na operação do que na gestão do armazenamento;
Ações reativas ao surgimento de problemas – conseguem reagir apenas quando o problema aparece, sem trabalho preventivo.
Esses novos modelos de serviços incluem relatórios ou terceirização do profissional. Assim, a informação passa a ser chave, como por exemplo, relatórios sobre a utilização do equipamento e as tendências para os próximos meses, atuando de forma pró-ativa para garantir a melhor utilização do equipamento, identificando possíveis gargalos ou ainda realizando atividades de atualização de firmwares, alocação de volumes e atuação no momento necessário para cada empresa.

Há ainda modelos onde as empresas contratam um recurso especializado e pessoal para gerenciar e operar seu ambiente de armazenamento, por um periodo determinado ou ainda por dias específicos da semana ou do mês.

Este serviço é totalmente customizado para atender as necessidades específicas de cada cliente, o que pode incluir o provisionamento e gerenciamento total do ambiente e/ou um recurso adicional que trabalhará para entregar as atividades necessárias à operação e gerenciamento, como: alocação de volumes, administração do storage, relatórios de utilização e gerenciamento de capacidade, gerenciamento de incidentes e mudanças, bem como o gerenciamento de configuração do ambiente, garantindo, desta forma, que o ambiente esteja sendo utilizado da melhor maneira possível, criando um ambiente mais eficiente.

Há ainda inúmeros outros serviços que agregam valor para a gestão automatizada do parque instalado, permitindo ao executivo de tecnologia controlar a distância a performance de seu parque:
Monitoramento completo do desempenho e da capacidade do storage.
Acompanhamento os SLAs e SLOs.
Retorno de um ambiente de storage dinâmico e hierárquico (Tiered storage).
Perda da conexão entre LUNS (storage) e volumes (aplicações).
Selecionar o correto nível hierárquico (Tier) para diferentes aplicações.
Existem inúmeras oportunidades e serviços inovadores que podem permitir às empresas retomarem seu nível de agilidade e competitividade, sem incidir em custos fixos e sem exigir da equipe tarefas extras. Além disso, mantém um ambiente de troca de experiências constantes, seja pela convivência com o profissional, seja por meio de treinamento em diferentes plataformas (de modo agnóstico) para dividir as melhores práticas e conhecimentos.

E para uma boa escolha da empresa prestadora de serviço é importante prestar atenção no portfólio da empresa contratada, pois seus serviços e treinamentos devem agregar valor para o negócio, acima de qualquer modismo, além de ter certeza do conhecimento e se a mesma possui o foco em determinado segmento, o que normalmente garante melhores resultados através das melhores práticas empregados na área de atuação.

(*) Marcello Bosio é Consulting & Services Director da Hitachi Data Systems

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