Revista SupportWorld Brasil

Gerenciamento de mudanças

Quem nunca passou pela experiência de participar de algum processo de mudança em sua empresa? Acredito que a resposta seja zero. Por mais comum que possa ser, implantar mudanças em uma organização não é tão simples. Existem diversos fatores que podem dificultar o sucesso desse projeto se não forem devidamente tratados. E o principal obstáculo somos nós, seres humanos.

As pessoas têm grande dificuldade para se adaptarem e aceitarem transformações que impactem em sua rotina. Sair da zona de conforto representa risco, enfrentar o desconhecido. Como muitos costumam dizer, em time que está ganhando não se mexe. Mas a questão é que as mudanças são necessárias, principalmente em um mercado cada vez mais competitivo, no qual quem não acompanha não sobrevive.

{accesstext mode="level" level="registered:Registered"}
Para fazer o download, é necessário fazer o [ LOGIN ] no site ou se [ Cadastrar ]


|| {/accesstext}

Importante

Você não precisa se cadastrar novamente no site se você já é membro do HDI ou assinante da revista. Use o mesmo login e senha que você criou na primeira vez que fez o cadastro.

Precisa de ajuda? ou não sabe se já tem login no site? Ligue para: 11 3071-0906 ou envie um e-mail para: falecom@hdibrasil.com.br e peça ajuda com o seu problema.

Caso tenha certeza de que não possue nenhum cadastro no site, clique aqui para se cadastrar.

Login para download

Faça o login abaixo:

{chronoforms}login_revista{/chronoforms}

Dessa forma, para ter o envolvimento, a adaptação e a aceitação de todos os envolvidos, faz-se essencial a atuação de um gerenciamento de mudanças. Seguir minuciosamente as etapas do planejamento pode ser crucial para o sucesso da operação. Desde o motivo e objetivo da mudança até o plano de comunicação e a gestão de consequências.

A comunicação é um dos principais fatores para que o processo seja bem-sucedido. Transmitir de forma clara e objetiva o passo a passo da operação é fundamental para diminuir os impactos da mudança e a resistência dos colaboradores.

Na matéria de capa desta edição da revista SupportWorld Brasil, abordamos a fundo a questão da mudança cultural no mundo corporativo, bem como de que forma lidar com a resistência das pessoas neste processo.

Ainda nesta edição, exploramos, na reportagem Caso de Sucesso, outro tema de grande destaque no mercado: o gerenciamento de crises, sobre o qual o gerente de Serviços de TI da BM&FBovespa, Thibor Szoke, detalha as principais questões para evitar erros e garantir o sucesso da gestão.
Inspire-se também na trajetória profissional de Paulo Sérgio Cougo, que hoje é sócio e diretor técnico da empresa Tree Tools.

luiz couto Editor

 

Na seção Bate-Papo, com a consultora comercial de novos negócios e projetos, Jaqueline Jardim Feital, abordamos o tema “Mecanismos de recompensa”, em que ela explica como manter os colaboradores motivados, quais são as ferramentas que podem garantir o seu engajamento, como fazer com que os profissionais permaneçam motivados sem precisarem de recompensas, entre outras questões.

Boa leitura