Revista SupportWorld Brasil

Como lidar com a falta de mão de obra em TI

Um estudo feito pelo IDC constatou que, em 2011, foram abertas 92 mil vagas para o setor de TI, que não foram totalmente preenchidas por falta de profissionais qualificados. O que você, gestor de suporte, pode fazer para diminuir o impacto da falta de mão de obra disponível no País? Qual a melhor forma de manter e melhorar a qualidade dos serviços que seu suporte presta, mesmo com essa escassez?

São essas perguntas que a matéria de capa desta edição da SupportWorld Brasil responde. Entrevistamos gestores de operações de suporte e profissionais de Recursos Humanos para entender que ações podem ser tomadas para minimizar as consequências dessa situação. Questões como a escassez de mão de obra qualificada e a disputa entre empresas pelos poucos profissionais aptos disponíveis serão discutidas no artigo, bem como mostrar a você como equilibrar os investimentos na capacitação de profissionais, mesmo correndo o risco de perdê-los para a concorrência por melhores salários.

{accesstext mode="level" level="registered:Registered"}

Para fazer o download, é necessário fazer o [ LOGIN ] no site ou se [ Cadastrar ]


|| {/accesstext}

Importante

Você não precisa se cadastrar novamente no site se você já é membro do HDI ou assinante da revista. Use o mesmo login e senha que você criou na primeira vez que fez o cadastro.

Precisa de ajuda? ou não sabe se já tem login no site? Ligue para: 11 3071-0906 ou envie um e-mail para: falecom@hdibrasil.com.br e peça ajuda com o seu problema.

Caso tenha certeza de que não possue nenhum cadastro no site, CLIQUE AQUI para se cadastrar.

Login para download

Faça o login abaixo:

{chronoforms}login_revista{/chronoforms}

 

Qual a importância do processo de recrutamento em um período como esse? Qual o perfil do candidato em um momento em que as operações de TI estão se transformando em uma área de serviços? Como as questões de liderança serão importantes para manter e engajar os seus talentos e diminuir o impacto da falta de mão de obra qualificada disponível no mercado? Há um tempo médio de permanência dos profissionais na área de suporte de TI que deve ser levado em consideração no seu plano de capacitação e recrutamento?

luiz couto EditorEssas perguntas foram feitas aos nossos entrevistados. Esperamos poder ajudar você, profissional de TI, a lidar com um problema criado por anos de negligência do Estado nos investimentos em educação e que, em um período de crescimento econômico, começam a ficar realmente aparentes.