Para quem não conhece um departamento de TI a fundo, a central de serviços só serve quando temos problemas técnicos. Aqui eu traço um plano para garantir que várias áreas de negócio da sua empresa conheçam o valor da central de serviços, e passem a enxergá-la como ativo estratégico e uma área que gera valor para o negócio. Todos conhecem o Suporte / Service Desk quando as coisas dão errado… Mas os usuários e clientes sabem de fato o que fazemos além disso? Não seria ótimo ser reconhecido por suas realizações e ser convidado para projetos estratégicos?
Durante a implementação de alguns chatbots junto ao processo de Gestão do Conhecimento, aprendi muito sobre os robôs e o esforço necessário para criar uma interface "semelhante a uma conversa humana" que possa dar suporte aos clientes com sucesso. Uma boa estratégia de adoção deve primeiro identificar profundamente as necessidades do cliente / usuário, e com esse conhecimento, programar o bot de forma eficaz. Com base em minhas experiências, desenvolvi uma estratégia de implementação de chatbot bem legal em 12 passos, e a divido com você nesse artigo.