Qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça quando você pensa em automação? Scripts do PowerShell? Zapier? APIs? CI/CD (Continuous integration/Continuous delivery)?
Bem, todas essas são ferramentas, e ferramentas DEFINITIVAMENTE importantes na automação. Mas não vou falar sobre nenhuma ferramenta nesta postagem do blog.
Eu quero falar sobre o músculo da automação que alguns perfis profissionais possuem. Se não for um músculo, como mais você o chamaria? Eu gostaria de pensar na automação como um músculo, porque os músculos podem ser treinados!
O que é este músculo de automação?
O músculo da automação é uma característica de um indivíduo / equipe que nos permite identificar quem são as pessoas ou departamentos que possuem esse músculo e desejam treiná-lo, para que suas vidas profissionais sejam simplificadas e melhoradas.
Imagina isto. Fabio acabou de ingressar em uma grande empresa. É o dia de integração dele e Fabio está muito animado para começar. Como a maioria de nós, Fabio está preso em casa e precisa ser integrado remotamente. Fabio passa a primeira semana inteira respondendo a e-mails, respondendo a perguntas e preenchendo formulários. Esses emails e formulários são de equipes diferentes. Isso inclui, mas não se limita por exemplo, ao departamento financeiro pedindo suas informações bancárias, a TI solicitando informações para configurar seu computador, ou o RH pedindo seus dados pessoais.
Fabio percebe algo. Ele percebe que está passando as mesmas informações para equipes diferentes, por meio de formulários e e-mails. Fabio está desconfortável com a ideia. Fabio quer automatizar. Ele envia um e-mail para várias pessoas com sua ideia de automatizar a integração (os e-mails de Fabio são ignorados).
Fabio tem um forte músculo de automação !
Por que devo me preocupar com isso em TI?
Não é segredo que gastamos muito tempo em tarefas monótonas e repetitivas. Se a TI deveria ser a função mais técnica em toda a organização com nossos sofisticados gadgets, por que não automatizamos tudo?
Não é como se não soubéssemos como; é que não podemos identificá-los logo ou estamos bem em conviver com isso. O traço cultural de um forte músculo de automação garantirá que as equipes priorizem a automação de tarefas monótonas juntamente com atividades de reparo repetitivas.
Os benefícios da automação não são discutíveis. Ninguém se beneficia em gastar tempo em atividades de baixo valor enquanto poderia estar fazendo algo importante (ou simplesmente atualizando-se em um programa da Netflix hehe, melhor ainda).
5 características-chave para você descobrir se possui um músculo forte de automação
Esta lista de características o ajudará a entender se seu músculo de automação é forte. Ao percorrer a lista, você pode até pensar em um ou dois companheiros de equipe. Eles provavelmente têm um forte músculo de automação, caso lembre deles ao ler as sugestões.
- Você se sente muito desconfortável com tarefas monótonas. A ideia de tarefas monótonas só vai fazer você querer jogar seu laptop pela janela. Você também critica ativamente seus colegas de equipe de repetir atividades monótonas, mesmo quando eles estão perfeitamente bem com isso. Você não vai descansar (ou pelo menos parar de falar sobre isso) até que as tarefas sejam automatizadas
- Você não descansará até que uma atividade seja reduzida a cliques mínimos (até mesmo 0 cliques). Você até se recusará a fazer a mesma atividade duas vezes, mas não se importará de passar horas tentando automatizá-la. Você terá dificuldade para sentir empatia por pessoas que se envolvem de boa vontade em atividades que podem ser completamente eliminadas.
- Você não vai aceitar "É assim que sempre fizemos". Você precisará de fortes motivos para justificar atividades monótonas e, às vezes, mesmo esses motivos não são suficientes. Você nunca vai descansar enquanto não viajar no tempo para entender quais restrições tornam uma atividade monótona. Você tentará remover essas restrições chegando à raiz das coisas ou pelo menos relaxá-las para permitir a automação parcial.
- Você não vê as coisas como "5 minutos por dia", mas como "21 horas por ano". Você se recusa a gastar 5 minutos todos os dias para concluir uma atividade, mas não se importaria de gastar 5 horas no fim de semana tentando automatizá-la. É porque você sabe que, coletivamente, eliminar essas atividades de 5 minutos todos os dias pode levar a ganhos de eficiência.
- Você se revolta quando uma atividade manual é introduzida. Você é o primeiro a falar quando uma atividade manual é introduzida em um sistema perfeitamente otimizado e bem automatizado. Você verá a atividade manual como um sinal de contaminação e será altamente cético até o fim.
Pontos de atenção a serem observados
Embora um forte músculo de automação possa ser útil em muitas situações, existem desvantagens se você estiver oscilando nessa direção mais do que deveria. Para começar, atente para o preconceito.
Só porque algo pode ser automatizado, não significa que deva ser automatizado. Certas atividades manuais geram benefícios secundários, como imersão ou educação. Se for pelo motivo certo, deixe-os em paz.
Ao eliminar a atividade manual de um sistema, definitivamente considere o que isso faz às pessoas. Para alguém que está fazendo uma atividade como parte de sua rotina diária, um e-mail com um arquivo PDF pode não ser a maneira certa de dizer-lhe para parar de fazer isso. Com base no impacto, é importante reservar um tempo e explicar às pessoas o porquê de algo que precisa ser automatizado.
Eu gostaria de deixar você com este pensamento: automação não se trata apenas de ferramentas e tecnologia. Eles simplesmente permitem a ação; ferramentas podem permitir qualquer ação. A verdadeira automação começa muito antes das ferramentas. Tudo começa na sua mente!
Se você desejar se aprofundar nesse tema, vão acontecer algumas palestras interessantes no HDI 3D Experience 2020 sobre, como também terão empresas especialistas em automação nos estandes.
* Sanjeev NC começou sua carreira em suporte de TI e passou para consultoria de processos, onde liderou implementações de ferramentas ITSM premiadas. Sanjeev é apaixonado pela experiência do usuário e evangeliza um conceito chamado serviço abnegado como uma evolução do autoatendimento. Sanjeev também foi um finalista altamente elogiado para Young ITSM Professional do ano nos prêmios anuais do itSMF UK. Sanjeev está atualmente em uma missão para garantir que cada interação de suporte ao cliente produza a melhor experiência possível.