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TI e RH: a parceria que vai moldar o futuro do trabalho

TI e RH: a parceria que vai moldar o futuro do trabalho

A COVID-19 deu origem a uma série de novas tendências em integração de funcionários (onboarding), desligamento, trabalho remoto e criação de planos de Disaster Recovery, e com isso os departamentos de RH evoluíram e se adaptaram. Os departamentos de TI precisam se alinhar às prioridades de RH para conseguirem juntos, criar planos e executar ações em prol do sucesso dos negócios.

À medida que o impacto da COVID-19 continua a diminuir e os escritórios formulam sua estratégia para o futuro, o olhar em relação ao local de trabalho mudou. As organizações perceberam que há uma vontade significativa dos funcionários em manter políticas de trabalho flexíveis em relação ao esquema presencial anterior, bem como manter a economia de tempo que o modelo aparentemente traz. O RH tomou a frente pela definição do futuro do local de trabalho (na maioria dos casos), e os executivos de TI e líderes em geral devem estar atentos a esses movimentos.

Embora muitas organizações de TI pareçam trabalhar em seus próprios silos, há uma enorme vantagem em usar esse período de fluxo - o retorno seguro ao escritório e as mudanças no cenário causadas pela pandemia - para envolver o RH no que está por vir. Isso ocorre porque as tendências mais recentes sobre o que o RH entende funcional (sistema híbrido de trabalho), se alinham intimamente com o que a TI tem defendido há algum tempo, e esse alinhamento tornará a vida da TI mais fácil, uma vez que essa união fará a TI mostrar que finalmente está alinhada com a missão de uma empresa ou organização.

De acordo com um estudo recente do blog especializado em RH, o 15Five, realizado com líderes do setor de RH, pesquisadores e professores, foram listados algumas das principais tendências de RH que valem a pena nos atentarmos quanto profissionais de serviços de TI, service desk, field, workplace services, suporte a software, suporte a infra, cloud, e áreas relacionadas:

O que isso significa para a TI

Olhando para esta lista acima citada de tendências de RH, aqui estão algumas idéias para o pessoal de serviço e suporte de TI considerar:

Essas tendências de RH geralmente se resumem a um foco extremo na experiência do funcionário, permitindo que a empresa ou organização atraia e retenha grandes talentos. A TI também precisa adotar uma mentalidade de experiência do funcionário (employee experience) ou experiência do cliente (customer experience) e pode aprender como fazer isso com os exemplos de RH. A TI pode se beneficiar da oportunidade de trabalho compartilhada, aprendendo como o foco do RH na experiência do funcionário pode beneficiar a TI. Esse alinhamento entre os dois departamentos pode até ajudar a justificar o financiamento necessário para tornar possíveis essas inovações propostas.

Quer debater mais esse tema? Falaremos do alinhamento da TI com RH em nosso evento HDI 3D Experience 2021, nos dias 23 e 24 de setembro. Conheça mais e participe: www.hdibrasil.com.br/2021.


Phyllis Drucker tem mais de 20 anos de experiência nas disciplinas e estruturas de gestão de serviços, como praticante e consultora. Instrutora HDI desde 1997, membro do itSMF USA desde 2004 em uma variedade de funções, incluindo palestrante, redatora, líder de grupo local, membro do conselho, diretor de operações e recentemente concluiu seu mandato como presidente do itSMF International. Desde 1997, Phyllis tem ajudado a promover a profissão de líderes e praticantes de ITSM em todo o mundo, fornecendo sua experiência e visão sobre uma ampla variedade de tópicos de ITSM por meio de apresentações, white papers e artigos e livros.

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