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Service News: Edição 49

Conferência & Expo Internacional HDI Brasil 2011
 
ServiceNews
   


Como transformar a TI de vilã a heroína..., por Aaron Levie

Você está comprometido com você?, por Christian Barbosa


Como a infraestrutura dita o serviço de sua TI, por Malcolm Fry


Qual a fórmula da motivação?, por Eduardo Ferraz

Qualitor é mais uma das atrações da conferência do HDI



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Como transformar a TI de vilã a heroína...

(*) Por Aaron Levie

Com a popularização da cloud computing e das redes sociais, é tempo para o departamento de TI mudar a maneira de trabalhar

Diariamente, um seleto grupo de indivíduos toma decisões de tecnologia em nome de toda a organização. Eles implementam serviços para resolver problemas reais de negócios, às vezes sob a orientação do departamento de TI, mas na maioria das vezes por conta própria. Pela primeira vez, o poder da tomada de decisão em tecnologia está nas mãos daqueles que irão utilizar as soluções implantadas. Estes são os gestores, líderes de projetos e os trabalhadores responsáveis pela execução do trabalho, e não apenas pelos administradores de TI, que gerenciam as implementações ou dos executivos que preenchem os cheques. Esta é uma revolução na empresa, jamais vista antes.

Essa mudança representa um grande desafio para as empresas de hoje: como podemos deixar que a tecnologia se alastre através de nossas organizações - a tecnologia que é fundamentalmente a melhoria dos resultados empresariais - mantendo uma forma coerente na estratégia de TI? Essa mudança também cria uma barreira enorme para os fornecedores de softwares, que tradicionalmente só se preocupavam com um cliente - a pessoa que compra e executa os seus serviços - com pouca preocupação em relação ao usuário final.

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Você está comprometido com você?

(*) Por Christian Barbosa

O ano está começando e, pelo andar da carruagem, será intenso. Raríssimas vezes tive a agenda tão abarrotada nos primeiros meses do ano como em 2011. Tenho recebido e-mails de muitas pessoas falando que 2011 será o ano de colocar os projetos para andar, as metas para acontecer e que será o ano da mudança. A pergunta que faço é: será mesmo que esse vai ser o Seu Ano?

Eu tenho pesquisado muitas coisas interessantes nesses últimos meses, até porque estou escrevendo um novo livro e isso me coloca em estado “nerd” (leio e pesquiso muito). Uma das pesquisas em que estou trabalhando é sobre execução de metas e projetos, e uma palavra constante nesse meio é “commitment” ou “comprometimento”, em português.

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Como a infraestrutura dita o serviço de sua TI

(*) Por Malcolm Fry

O que aconteceu com o gerenciamento de infraestrutura de TI? Onde ele está? Será que tenho saudades? Parece haver um insidioso esquema em andamento para eliminar o gerenciamento de infraestrutura dos manuais de TI. Ninguém mais parece considerá-lo importante, mas não muito tempo atrás, em seus dias gloriosos, ele era a frase preferida na boca de todos, como o componente-chave na ITIL. E o que significa ITIL? Biblioteca de INFRAESTRUTURA de Tecnologia da Informação.

Então, por onde anda o gerenciamento de infraestrutura?  Ele foi usurpado pelo jovem arrivista Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM)?1 Ou eles são realmente a mesma coisa? Nó temos que decidir isso logo, porque, até onde eu sei, você pode prosperar tendo um alto nível de gerenciamento da infraestrutura e um nível básico de gerenciamento de serviços, mas não pode sobreviver com o cenário inverso.

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Qual a fórmula da motivação?

(*) Eduardo Ferraz

É comum observarmos, no ambiente corporativo, fórmulas prontas de como "motivar a sua equipe e aumentar os lucros". É fácil encontrar treinamentos, consultorias e as mais diversas ferramentas que prometem melhores resultados sem muito esforço. Porém, em minha opinião, o processo não se resume a um simples formato padrão que possa ser aplicado para todos os tipos de pessoas e empresas. A questão é: por que regras prontas funcionariam para todos se cada indivíduo pensa, age e se motiva de maneiras diferentes?

Essas análises podem ser observadas desde quando Abraham Maslow, importante psicólogo americano (que nunca desenhou nenhum tipo de pirâmide), formulou a base de sua teoria, na qual ressalta que as motivações são explicadas pelas necessidades psicológicas das pessoas. A explicação é que a produtividade está diretamente ligada aos motivadores de cada um. Identificar a "equação motivadora" de cada funcionário é fundamental para garantir um ambiente coorporativo mais produtivo.

As empresas tem 4 moedas de troca ou fatores que motivam as pessoas, sendo elas:

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Qualitor é mais uma das atrações da conferência do HDI


O Diretor de Negócios da Constat, Donald Reis falou com exclusividade para a equipe do HDI, sobre suas pretensões em relação à presença da empresa como expositora na Conferência & Expo Internacional HDI Brasil 2011, que acontecerá nos dias 26 e 27 de maio de 2011, no Centro Fecomércio de Eventos em São Paulo. 

A Constat terá como atração em seu estande o software Qualitor, que segundo o próprio executivo define, “é uma ferramenta para gestão de atendimento e demandas em help desk, SAC e Centro de Serviços Compartilhados”. 

Com operações em São Paulo, Porto Alegre e Caxias do Sul, a Constat conquistou clientes expressivos, como Braskem, Springer Carrier e AGCO, e espera utilizar o evento do HDI para alavancar novos negócios e observar o comportamento da concorrência. 

Abaixo segue a entrevista na íntegra de Donald Reis:

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