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Análise SWOT para alinhar TI e negócio

Análise SWOT para alinhar TI e negócio

Retiramos esse artigo sobre como realizar a Análise SWOT de sua operação, de um trecho do material oficial de certificação internacional HDI SCM - Support Center Manager, nossa formação oficial para Gerentes de Serviços de TI, Suporte, Workplace, Service Desk e áreas relacionadas.  

Falamos aqui sobre o verdadeiro alinhamento de TI com o negócio, e como a ferramenta SWOT poderá lhe auxiliar nesse desafio. 


Alinhamento da Central de Serviços de TI com o negócio

Alinhamento acontece quando um grupo ou grupos, lutam pelos mesmos objetivos, mesmo estando em funções distintas. Para criar alinhamento, as promessas feitas em suas declarações de visão e missão devem ser mensuráveis pelo seu acordo de nível de serviço (SLA) e acordos de nível de experiência (XLA).

Em seguida, defina as instruções passo a passo nos procedimentos operacionais padrão sobre como a equipe de suporte executará os padrões definidos no contrato de nível de serviço. Da mesma forma, você deve ser capaz de vincular objetivos departamentais às metas de negócios e expectativas da alta gestão.

Os gerentes de suporte devem reconhecer os objetivos de negócios da empresa e avaliar como o centro de suporte contribui para seu sucesso geral. Uma maneira de criar alinhamento estratégico é estabelecer relacionamentos colaborativos com outras partes da organização de serviços de TI.

A seguir, algumas técnicas para estabelecer relacionamentos com outros grupos:

Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (SWOT)

A análise de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (SWOT) é uma abordagem sistemática para identificar pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças de uma organização ou departamento, e vinculá-los à sua estratégia. A ferramenta pode ser usada para desenvolver uma estratégia eficaz que maximize os pontos fortes e as oportunidades e minimize os pontos fracos e as ameaças. Ou seja, é uma grande aliada do alinhamento de TI com os negócios.

A sigla SWOT significa:

Usando a análise SWOT

A ferramenta de análise SWOT para o departamento de suporte ou TI, é projetada para moldar as estratégias da sua área para o futuro, identificando áreas em que melhorias ou modificações precisam ser feitas, bem como manter itens que estejam funcionando bem. Avalie cada área de um ponto de vista interno (dentro do seu departamento) e externo (como seu departamento se relaciona com as demais).

Considere as seguintes perguntas ao criar uma análise SWOT:

Forças


Fraquezas


Oportunidades


Ameaças

Depois de conduzir uma análise SWOT, use as informações para se concentrar em seus pontos fortes e capitalizar as oportunidades. Desenvolva planos para mitigar o impacto das ameaças e melhorar suas fraquezas.

Etapas em uma Análise SWOT

1. Documentar ofertas de produtos/serviços.

2. Realizar mesas redondas com clientes, fornecedores e outros parceiros de serviços.

3. Identificar os custos dos serviços prestados.

4. Revisar a estrutura organizacional para quaisquer deficiências.

5. Identificar serviços de alto valor que os clientes reconhecem.

6. Identificar e recomendar alterações para sobreposições de serviços de TI.

7. Identificar áreas para melhorias de serviços de TI.

8. Revisar as medições de satisfação do cliente.

9. Revisar as medições de satisfação do colaborador.

10. Revisar sucessos e falhas históricas da organização de suporte.

 

* Trecho retirado do material oficial para certificação HDI SCM - Support Center Manager, a mais importante certificação mundial para Gerentes de Serviços de TI, Suporte, CSCs, Centrais de Atendimento, Infra, Sistemas, Service Desk, Níveis Especialistas, Workplace Services e áreas relacionadas. 

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